quarta-feira, 28 de abril de 2010

João Morais: a morte de um símbolo leonino

O antigo futebolista João Morais, autor do golo que deu a Taça das Taças ao Sporting em 1964, na marcação directa de um pontapé de canto, morreu nesta terça feira, no Porto, revelou à Lusa uma fonte familiar. Figura mítica da nação sportinguista, João Morais, de 75 anos, estava internado no Instituto Português de Oncologia do Porto há mais de uma semana. No princípio de Abril, o LEÃO DA ESTRELA revelara que Morais estava gravemente doente.
O antigo internacional português, que actuava na defesa ou no meio-campo, deu ao Sporting o seu único título continental, ao apontar de canto direto o golo da vitória sobre o MTK de Budapeste, na finalíssima da Taça das Taças de 1963/64, a 15 de Maio, em Antuérpia. Dois dias antes daquele que ficaria para a história como o "cantinho do Morais", Sporting e MTK empataram 3-3 na final, em Bruxelas. Pelo caminho, o Sporting deixou o Manchester United e o Lyon. Um momento histórico para o emblema verde e branco, uma vez que se trata do único troféu das competições europeias que o Sporting Clube de Portugal conquistou até hoje. João Morais também fez parte da Seleção portuguesa que garantiu o terceiro lugar no Mundial de 1966.
Natural do município de Cascais, Morais - que popularizou a expressão "Cantinho do Morais" - acabou por se radicar em Vila do Conde, em cuja Câmara Municipal trabalhou até se aposentar. FOTOS: "A Bola" e "Diário de Notícias"

13 comentários:

Ricardo disse...

Os meus sentimentos à família de João Morais e a toda a família leonina. A pouco e pouco, os Homens com H grande que envergaram a mítica verde e branca vão partindo, deixando-nos mais pobres.

Que João Morais descanse em paz e possa agora reencontrar os seus antigos companheiros.

Ricardo Fontoura
Sócio n.º 40687

KID disse...

R.I.P A UM GRANDE LEÃO!!!

obrigado morais!!

Luis Magalhães Pereira disse...

"... um golo de Morais que não (se) esquece mais! Viva o Sporting gritou a multidão em Ovação..."

Morreu um Leão, que descanse em Paz!

VIVA O SPORTING!

Anónimo disse...

Inclino-me à sua memória...

Até sempre Morais...!!!

J

OLHO DE LEÃO disse...

João Morais devia ter uma estátua em Alvalade. Lamentavelmente, ele que era um homem do sul, teve o melhor acolhimento em Vila do Conde por ter jogado em fim de carreira e treinado o Rio Ave. No Sporting os dirigentes pouco ou nada se lembraram do jogador que nos deu o título mais importante do futebol leonino.Que descanse em paz e obrigado pelo que fez pelo Sporting.

Anónimo disse...

Sou de Vila do Conde, sócio do Rio Ave e adepto no nosso grande Sporting... a minha cidade acordou mais triste hoje...
Que descanse em paz e obrigado por tudo que fez pelos meus clubes.

JOÃO SANTOS disse...

PAZ à sua alma.
Os sentidos pêsamos à familia.
Vou-me recordar toda a vida do can-
tinho do MORAIS por dois motivos 1º.
o SPORTING ganhou a taça das taças
2º. porque nesse dia, ia eu no navio
P. Perfeito a caminho de Moçambique,
(guerra colonial)e o relato desse de-
safio, foi feito pelo grande Artur
Agostinho.

João Marques disse...

Que descanse em paz este VERDADEIRO LEÃO!
SPORTING SEMPRE!

Anónimo disse...

Ao comentário do Olho de Leão posso acrescentar que assisti à conversa de um alto dirigente da SAD,por acaso, que se referia a João Morais,muito admirado,porque pensava que ele era brasileiro.Ora claro está,que se confundia com José Morais,jogador brasileiro que pertenceu ao Sporting,quase duas décadas depois.
Mas o problema é desse dirigente que determina os dinheiros da SAD,nem sequer saber que João Morais foi um dos Magriços.
Vergonha.A que o nosso clube está entregue.

Leão da Beira disse...

Os sportinguistas a sério não te esquecerão, João Morais! Fazes parte daquela galeria de leões imortais que tornaram o Sporting o grande clube que ainda é. Por mim, estar-te-ei sempre grato pelos grandes momentos de alegria sportinguista que me proporcionaste. Paz eterna à tua alma.

dino gutierrez disse...

O para sempre "CANTINHO DO MORAIS" trouxe a unica taça das taças para Portugal, grande Sportinguista e Portugues, paz á sua alma e pesames á familia...


Saudaçoes Benfiquistas.

Piedoso disse...

Morreu um ex-benfiquista que deu ao Sporting o seu título mais significativo.

Morais, à semelhança de muitos outros, foi mais uma velha glória a quem o Sporting pouco ou nada ligou.

Para rematar o desprezo soberano que vota a quem o serviu, o clube
vai fazer-se representar no seu funeral pelo seu actual director desportivo, sem qualquer passado no clube e por dois jogadores, cuja
expressão não deverá ser relevante.

Esta indiferença é a prova provada
da falta de valores que grassa no clube e a certeza de que quem não é capaz de honrar o passado, não pode ter esperança em construir o futuro.

R.I.P. João Morais.

Natálio Santos disse...

Partiu mais um dos heróis do futebol português, os meus sinceros sentimentos á sua família e aos sportinguistas em geral!!! Saudações benfiquistas !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...