sexta-feira, 14 de maio de 2010

O dia em que a nação sportinguista saiu à rua



Faz hoje 10 anos que o Sporting Clube de Portugal, sob a presidência de José Roquette, venceu o Salgueiros por 4-0, no Estádio Vidal Pinheiro, sagrando-se campeão nacional de futebol ao fim de um jejum de 18 anos. Eu estive lá!...
Na noite de 14 de Maio de 2000, o País saiu à rua como nunca se vira em Portugal para festejar o título de uma equipa de futebol. Havia sportinguistas por todo o lado a festejar em todas as cidades de Portugal!... Enquanto a equipa se deslocava para Lisboa, o velho Estádio de Alvalade encheu para uma grande festa que durou até de madrugada!...
Foi uma vitória que encheu de esperança a nação sportinguista, então de mãos dadas com o Projecto Roquette. Também essa foi uma temporada atribulada, com uma mudança de treinador: ainda no primeiro terço do campeonato, saiu o italiano Giuseppe Materazzi, que preparara a equipa para uma grande temporada, e entrou para o seu lugar Augusto Inácio, um ex-leão na altura associado aos sucessos do FC Porto, onde fora treinador-adjunto e também principal, substituindo Bobby Robson em algumas ocasiões, por motivos de saúde do têcnico inglês. Luís Duque, hoje crítico da gestão de José Eduardo Bettencourt, era o presidente da Sporting SAD.
É preciso dizer que o plantel sportinguista dispunha de jogadores operários, como Vidigal, mas também atletas de grande categoria internacional, como Peter Schmeichel, André Cruz ou Acosta. Numa destas imagens, eis uma das equipas leoninas: Peter Schmeichel, André Cruz, Beto, Vidigal e Pedro Barbosa (de pé); Di Francheski, Mbo Mpenza, Acosta, Rui Jorge, César Prates e Delfim.
Na pasagem do 10 aniversário daquele que, para mim, foi o título mais saboroso da história do Sporting, o LEÃO DA ESTRELA dá os parabéns aos grandes campeões sportinguistas!!! Clique nos vídeos para ver imagens da festa do título

21 comentários:

Anónimo disse...

Velhos tempos, lembro-me bem como se fosse hoje, aquele domingo...será que alguma vez vamos voltar a sentir o mesmo? Penso que sim, daqui a alguns anos mas penso que sim.

SL e viva o Sporting de antigamente.

yumenokuni disse...

Acho que é a primeira vez que comento neste blog, mas consulto com frequência. E este post lembra-me que eu ainda tinha só 16 anos e estava a estudar para um teste de matemática que ia fazer no dia seguinte. Como não tinha possibilidades de ir a Lisboa e claro que os cotas não me deixariam ir, lembro-me de estar a ouvir o relato, pois estava a estudar e pouco me concentrava... Mas soube bem, porque tinha sido o primeiro campeonato da minha vida, da equipa que escolhi apoiar, mesmo longe. É de momentos como este que quero voltar a repetir. É de momentos como este que identifico como o Sporting como uma paixão!
Saudações leoninas

Jota disse...

O grande segredo desta equipa é que não tinha um único ponto fraco (depois das contratações de Inverno, claro). Naquela altura também se contratavam fiascos, mas quando se percebia que eles eram fiascos eram postos a andar. Nesta época lembro-me de Hanuch e Robaina, por exemplo. Hoje em dia é diferente. Contratamos ainda mais fiascos e, mesmo depois de toda a gente perceber que são fiascos, continuamos a apostar neles com firmeza.

Anónimo disse...

Andei uma semana bêbado. Parecia um porco lampião. lol

Joshua disse...

Isto era uma equipa de futebol, agora temos uma caricatura.

Anónimo disse...

Também faz 10 anos que a selecção de Sub16(agora Sub17)se sagrou Campeã da Europa em Israel.
Nessa selecção tínhamos 5 jogadores formados no clube de seus nomes:Carlos Marques (defesa central);Hugo Valdir (defesa esquerdo);Hugo Viana (médio);Ricardo Quaresma e João Paiva (avançados).
Todos eles receberam o Prémio Stromp e tirando Viana e Quaresma os outros levaram um chuto,todos com muito mais valor do que alguns actuais jogadores do clube.

Anónimo disse...

Quanto falta para fazermos 18 anos sem sermos campeões novamente?

O último foi em 2000/01, né?...

Já faltou mais, sendo assim!...

Anónimo disse...

"Andei uma semana bêbado. Parecia um porco lampião. lol"

Agora não precisas de beber para perceber que continuas a ser o mesmo JAVARDO ...!

Hugo disse...

Um grande momento! Nessa semana e na anterior (de preparação para o jogo contra o Benfica) quase nem conseguia dormir. Depois, foi uma enorme alegria. Tínhamos uma grande equipa a começar na baliza e a acabar no ataque. Belos tempos a repetir no futuro!

Luis Magalhães Pereira disse...

Anónimo,

Que raio de Sportinguista é você para não saber de cor que o ultimo titulo foi em 2001/02 com Jardel, João Pinto e Cª Lda...?

Na época anterior venceu pela unica vez o Boavista com o Major a puxar os cordelinhos e o filho, o cantor dos BAN, a segurá-los!

luis andrade disse...

saudades

Anónimo disse...

Desta vez vamos bater o record só nosso de 18 anos a seco.
não acredito que o F.C.Porto ou o Benfica tenham capacidade para bater tal record.
Este tipo de records ninguém nos consegue tirar.
Sempre Imbatíveis.

António Duarte disse...

A este também já lhe disseram que o zbortem iria ser campeão. LOL

http://www.youtube.com/watch?v=0kOP-g00ImQ

Hugo disse...

Há aqui cada sportinguista... Um nem sequer sabe quando o Sporting foi campeão. Outro nem sabe que o Sporting esteve 18 anos sem vencer o campeonato, mas o Porto já conseguiu fazer "melhor"... 19 anos a seco. E depois ainda vêm para aqui mandar bitaites... Haja paciência.

Anónimo disse...

Não tenho esperança de sermos campeões tão cedo,pelo andar da carruagem levará muitos anos a chegar lá.
Deveriam fazer uma limpeza á casa em primeiro lugar,temos lá jogadores que não devem estar muito preocupados com os resultados,a ganharem muitos milhões e a soarem pouco a camisola,devia haver um grande redução no ordenado,aí já se iam empenhar mais,continuando assim são leões sem garra.
Assinado por Freitas.

Piedoso disse...

Sem querer perturbar a vossa viagem a um passado longinquo, gostava que dissertasses sobre a história da entrega (ou não)da camisola ao Papa.

Pelos vistos este rapaz jeb é um verdadeiro artista na entrega de camisolas aos P(p)apas.

Da outra vez foi a do Rui Jorge ao papa campónio, desta, voltou a espalhar-se, pois parece ter perdido
a que era suposto entregar ao Papa.

Não vale o argumento de que seria extemporanea uma camisola com Bento XVI, quando ainda vão no Bento II.

chiko experto disse...

Ó Hugo, tu também não sabes. Estivemos 17 anos a seco, e não 18.

Anónimo disse...

Meus caros amigos teho 60 anos e não me lembro de ver o nosso SCP tão mal
Afinal quem tem culpas por o SCP ter xegado a esta mizerável Situação?
Desculpem mas axo que anda muinta gente sem escrupolos a ganhar rios de dinheiro á conta dos Sportinguistas
É obrigatório uma Limpeza radical porque senão corremos o risco de sermos um candidato á miséria a que xegou o Boavista,nós tambem temos os (Loureiros mas com outros nomes).VIVA O SCP

Anónimo disse...

Esta foto do SCP quando foi campeão é de lhe tirar o chapéu,mas vejamos nós que nessa equipa que foi Campeã, hoje já não faz parte nenhum dos 11 jogadores que consta na foto,alguns por já não jogarem futebol e outros por vendas ou empréstimos,quando o SCP volta a ter uma equipa destas???talvez dia de S.Nunca,é pena.
Assinado por Freitas.

Hugo disse...

Corrijo. Sportinguistas que não sabem a história do clube e que além disso não sabem fazer contas: o campeonato antes do jejum foi ganho em 1982. O fim do jejum ocorreu em 2000. 2000 - 1982 na minha terra são 18. Aparentemente também nao sabem ler: "Faz hoje 10 anos que o Sporting Clube de Portugal, sob a presidência de José Roquette, venceu o Salgueiros por 4-0, no Estádio Vidal Pinheiro, sagrando-se campeão nacional de futebol ao fim de um jejum de 18 (dezoito) anos."

Juvenal disse...

Só dezoito anos???????????
E vá lá que o Croquete antes de levar a massa com ele ainda investiu nos arbitros. São esses os grandes sportinguistas desse ano que deveriam estar nas fotos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...