terça-feira, 24 de agosto de 2010

O sucesso do Braga e o dinheiro no futebol

O Sporting Clube de Braga, um pequeno clube da província, gasta 12,5 milhões de euros anuais com o futebol, menos de metade do que aquilo que gasta o Sporting Clube de Portugal e 10 vezes menos do que gastam os espanhóis do Sevilha. Mesmo assim, o vice-campeão português está na Liga dos Campeões, sendo o primeiro clube português situado fora de Lisboa e Porto a conseguir o apuramento para a mais importante prova de clubes do planeta. E continua candidato ao título nacional.
O sucesso bracarense prova que, também no futebol, o dinheiro não é tudo. Donde, as palavras de esperança dos gestores da SAD do Sporting, quando dizem que a reestruturação financeira visa libertar mais dinheiro para investir no futebol (levando-nos a pensar que, nessa altura, o futebol leonino será mais competitivo), não aquecem nem arrefecem a nação sportinguista.
Porque uma equipa competitiva é formada com os melhores jogadores e não com os jogadores mais caros. É formada com bons treinadores. Por outras palavras, uma equipa competitiva nem sempre é aquela que proporciona as melhores comissões aos intermediários do negócio de compra e venda de jogadores, onde, em muitos casos, estão incluídos os dirigentes dos clubes.
Só nas compras de Pongolle (um antigo craque francês em decadência) e Torsiglieri (um defesa-central argentino que era suplente do agora portista Otamendi, este com menos de 1,90 metros de altura...) o Sporting gastou 10 milhões de euros (cerca de um terço do orçamento anual). Ou seja, quase 50 por cento de todo o dinheiro que o clube já investiu na compra de jogadores desde Janeiro. Dá que pensar, quando esses jogadores nem sequer convocados são. Mas ninguém pede responsabilidades ao conselho de administração.
Mas o que acontece no Sporting também acontece no Benfica e até em maior escala, porque também investe mais. Basta olhar para o negócio da compra do guarda-redes espanhol Roberto, por 8,5 de euros, o oitavo guarda-redes mais caro da história do futebol. FOTO: Cristina Quicler (AFP Photo)

Obs. – O Sporting de Braga vende jogadores e não perde capacidade competitiva. Só nesta década, já vendeu três laterais-direitos ao Sporting: Luís Filipe (aquele que marcou o primeiro golo leonino no novo estádio, ao Manchester United), Abel e João Pereira (que insulta os árbitros sempre que é derrubado por um adversário). Os três somados não dão um lateral-direito titular indiscutível, daqueles que nos dão toda a confiança dentro do campo. É por isso que o Braga vende jogadores e não perde capacidade competitiva. Entretanto, também vendeu Evaldo ao Sporting. Curiosamente, o Sporting não conseguiu comprar um dos melhores jogadores bracarenses, o defesa-central Rodriguez. Porquê? Terá sido pelo facto de o peruano ter menos de 1,90 metros de altura? Se calhar foi mesmo...

20 comentários:

Quinhentinhos disse...

Não gosto deles, principalmente do Choramingos, mas o Braga neste momento dá uma lição de futebol aos outros dois grandes do futebol português.

Francisco disse...

Todos os que acompanham blogs sabem o que o Braga perdeu (vendeu bem), João Pereira, Evaldo,o guarda-redes conhecem o seu orçamento e acima de tudo a sua politica de escolha de jogadores e treinadores.
Sobre o Sporting o que leio; O Sporting emprestou (conseguiu emprestar) um poste com duas pernas ao Belenenses (custou 2 milhões e recece 700 mil ano ( que concerteza serão pagos na sua grande maioria pelo Sporting.
Isto já vem de longe, ainda vamos sofrer durante muito tempo, não tenho dúvidas
Sporting........ de Braga

Luis Magalhães Pereira disse...

Parabéns Braga!

Grande equipa, grandes jogadores. Excelente Treinador!

Só receio que esta ascensão do Braga a nível nacional e internacional possa corresponder à nossa decadência...

Espero que não, mas parece mesmo...

Anónimo disse...

"O sucesso no futebol e o dinheiro"


Mas o Braga já alguma vez ganhou qualquer coisa no futebol?

Ou será que agora lá por ter ficado em 2º. lugar na Liga do ano passado já é grande coisa?

Haja paciência para esta gentinha triste!!!

L. Teixeira disse...

Muito bom. O texto e o blogue. Vou recomendar aos meus amigos sportinguistas, aqui em Braga!!!

Cafageste disse...

Eu sempre fui dos que pediram tempo para esta direcção, mas sou daqueles que acham que esse tempo já se esgotou, e por isso sinto-me à vontade para falar.
Eu concordo que o dinheiro não é essencial para o sucesso desportivo, mas digam-me qual seria a reacção de muitos adeptos do Sporting, se neste defeso, o Sporting tem ido buscar o Lima? Mais uma vez estou à vontade, porque já desde o primeiro jogo que vi deste gajo (fez um golo no Dragão e deu muito trabalho à defesa), achei que estaria ali um belíssimo jogador. No dia em que se comunicasse a contratação, haveria comentários do género "vamos agora contratar um gajo que desceu de divisão?". E quando fizesse os primeiros dois jogos, se não marcasse um golo, seria rapidamente apelidado de flop.
E com o Salino (outro que se vê à distância que é um jogadorzaço) seria semelhante!

O Sporting tem vários problemas. Um deles é sem dúvida a falta de visão (ou competência...) dos actuais dirigentes.
Mas outro dos problemas são alguns adeptos (os burgueses) que ainda não perceberam que nos outros clubes também se trabalha e também há bons jogadores. Tivesse o Sporting a capacidade de os descobrir e público para os apoiar...

Leão do Norte disse...

O João Pereira em dezembro era um boa contratação...agora já não presta...

O mal do Sporting é o próprio Sporting só estão bem a destruir e a dizer mal...

Jorge TEixeira disse...

Sporting de Braga, a demonstração da incompetência e mediocridade que grassam no Sporting fazendo ruir por completo a argumentação de que o Sporting não poderia ombrear com o Porto e o Benfica por causa do seu orçamento.
Com tal argumentação, a clique de bem falantes e de bons fatos, que tomou de "assalto" o Sporting Clube de Portugal fazendo aprovar em AG a transferência do património do clube para a SAD onde é desbaratado sabe-se lá como.
Nunca pensei um dia dizê-lo: o Sporting está hoje léguas do Braga seja a nível directivo seja desportivo.
A forma como o Braga entra na fase de grupos da Champions após elimimar duas equipas poderosas como o Celtica e o Sevilha, é um feito que não resulta do acaso e só possível a uma grande equipa. Ao invés, o Sporting, tem em causa o acesso à fase grupos da Liga Europa por não ter sido capaz de derrotar uma equipa mediana da cauda da Europa.
Foi uma delícia ver o jogo do Braga. Não correm pelo campo como doidos; futebol apoiado com grande espírito de entreajuda e letal no ataque.
O Lima que estava aqui mesmo ao lado e que toda a gente via que era um bom jogador não foi visto por nenhum olheiro; o Sílvio que esteve nas cogitações do Sporting deixou de interessar; O Moisés que esteve no Sporting e depois despachado por causa duns papéis quaisquer; O Felipe, grande guarda-redes, que foi oferecido ao Sporting por tuta e meia, foi rejeitado para não roubar o lugar ao franguício, são a expressão máxima da incompetência de quem gere o futebol do Sporting.
Parabéns Braga! Que inveja!

pascoal sousa disse...

Excelente «posta», ao nível do que já nos habituou. Leitura coerente e lúcida de uma realidade que deve despertar a atenção não só do Sporting mas de todos os clubes que andam mergulhados em dívidas porque acham que o caro é que rende. Julgo que quando o Luís Filipe foi vendido ao Sporting era extremo-direito. De qualquer forma, a questão nuclear é esta: um jogador que tem um determinado rendimento no Braga ou noutra equipa e já não o tem no Sporting, deve levar os dirigentes a meditar sobre o funcionamento da estrutura interna e a vitalidade do projecto desportivo. Pessoalmente, e tendo em conta os relatos que me vão chegando, penso que em Alvalade o conformismo contagia e a falta de estabilidade emocional acentua a crise de identidade do leão. Um problema que só um líder forte e capaz de mobilizar as tropas pode resolver. E não estou a falar apenas do treinador. Abraço

Anónimo disse...

O João Pereira, por muito que não goste dele como homem, está feito um grande jogador. Neste momento é o único que mostra em campo vontade e capacidade para jogar ao nível do que se exige a quem enverga a camisola do Sporting.
O Rodriguez é um bluff. É relativamente baixo e não tem grande impulsão. Pior do que isso: é lento (desculpem, é muiiiiiito lento) e duro (desculpem novamente, é muiiiiiito duro) de rins.
Quanto ao que o Sporting compra vs Sporting de Braga não há muito a dizer. Está à vista de todos o que se passa nos meandros do futebol (benfica e porto estão infectados pelo mesmo virus). Mas a história cor de rosa do braga não vai acabar bem. Em breve alguns dos pecados mortais irão começar a fazer mossa até à falência da entidade.

Anónimo disse...

O Luis Filipe quando veio para o Sporting não era defesa direito, nem nunca tinha jogado como tal...os primeiros testes curiosamente foram precisamente no Sporting pelo Fernando Santos..
Depois de sair do Sporting é que começou a jogar mais vezes nessa posição e quando ele regressou ao Braga, aí sim começou a ser utilizado a 100% como defesa direito...

Parece um pequeno e insignificante pormenor mas mostra bem como por aqui o que interessa é dizer mal nem que se tenha que deturpar a realidade...

E já agora...a boa gestão desportiva do Braga não era feira por aquele sr que vocês falavam mal quando estava no Sporting?!?! Haja coerência!!

Anónimo disse...

Nem mais, as vezes para se fazer uma grande equipa nao e preciso mt dinheiro, e preciso e ter uma boa rede de prospecçao pelo mundo td descobrir talentos, rentabiliza-los e vende-los... Nos em Portugal temos que ter a filosofia de formar e vender, a politica do benfica vai levalos ah falencia e levam os outros de arrasto...E nos temos uma coisa que outros nao tem k e uma grande escola de jogadores.

Filipe Fernandes disse...

O Carlos Freitas que foi corrido do Sporting e enxuvalhado neste blog foi um dos principais mentores deste Braga.

Só é pena não referires isso...

Anónimo disse...

Agora quero reler os comentários após o "desastre de Munique"...

Competência nos gabinetes (Presidente), no banco (treinador), equipa organizada e formatada com jogadores da Liga Nacional. Lima (Belém), Silvio (Rio Ave), Salino (Nacional), MAtheus (Setubal), Mossoró (Maritimo).

Todos foram falados para o Sporting, todos...as comissões não deviam ser boas como as Sinama.

Continuem apoiar JEB e acólitos

Anónimo disse...

"Não gosto deles, principalmente do Choramingos, mas o Braga neste momento dá uma lição de futebol aos outros dois grandes do futebol português".

Quinhentinhos,desculpe discordar de si, mas o Braga neste momento só dá lições ao Sporting, não ao Porto. Os 2 grandes a que se refere do futebol português, pelo menos da última década. O nº de títulos conquistados falam por eles.

LEÃO DA ESTRELA disse...

FILIPE FERNANDES: Sim, o Carlos Freitas... Não cometeu só eros, é verdade... Mas toma nota só do seu desempenho na última temporada ao serviço do SCP: Gladstone, Celsinho, Marian Had, Purovic, Milan Purovic... Este, a ganhar mais de 50 mil euros por mês, foi emprestado ao Belenenses, precisamente ontem, no dia em que o Braga teve acesso à Liga dos campeões. O Sporting conseguiu emprestar Purovic ao Belenenses da II Divisão!!!

Anónimo disse...

"Lima (Belém), Silvio (Rio Ave), Salino (Nacional), MAtheus (Setubal)"

Duvido que algum seja representado pelo Jorge Mendes...

Anónimo disse...

Boa vitória Braga, boa organização. Parabéns. Que tenham aprendido para também passarmos em Copenhaga.

Anónimo disse...

Tenham vergonha ao falar do João Pereira! Foi dos gajos que mais asco me meteu quando jogou pelos lampiões contra nós, hoje é o único ou um dos únicos que envergam a camisola do Sporting que luta e que dá o litro por essa camisola!!! O que é que me interessa se ele é lampião de berço se no campo parece o mais sportinguista da equipa??? Lampiões no Sporting sempre houve muitos, como sempre houve muitos sportinguistas nos lampiões, o que interessa é o que eles rendem em campo...e este João Pereira como profissional merece o nosso respeito e aplauso, assim o merecessem muitos outros que se dizem sportinguistas e no campo não valem uma m...

Joshua disse...

JORGE TEIXEIRA, EXCELENTE COMENTÁRIO, MAIS PALAVRAS PARA QUÊ? DISSE TUDO.

CUMPRIMENTOS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...