terça-feira, 3 de agosto de 2010

Os negócios leoninos

Basta um ponto de comparação para concluirmos que o Sporting continua a fazer maus negócios no futebol profissional, desperdiçando recursos de forma incompreensível. O FC Porto acaba de vender Bruno Alves ao Zenit, da Rússia, por 22 milhões de euros. Alves é um defesa-central e, portanto, mais difícil de vender por números altos, mais a mais num cenário de crise internacional.
A verdade é que o FC Porto lucrou mais com a venda de um defesa-central do que o Sporting com as vendas do médio criativo e "capitão" João Moutinho (por 11 milhões em dinheiro e um defesa-central suplente) e do médio defensivo Miguel Veloso (em troca de 7 milhões em dinheiro e um médio espanhol que é uma promessa). Isto para além do facto de Moutinho ter sido comprado precisamente pelo FC Porto...

20 comentários:

degas disse...

Caro Leão da Estrela,

A sua conversa é k é da treta.

Kerer comparar negócios feitos por uma equipa que tem uma exposição no mercado à mais de 10 anos chamada "Champion league" a outra k, a última vez que lá esteve, deu a barraca k se conhece é comparar alhos com bugalhos.

Kerer comparar um negócio de um jogador maduro, mas ainda jovem (28 anos?), titular da defesa da selecção nacional que consentiu 1 golo (em fora de jogo) durante o mundial com 1 que esteve lá mas mal jogou e outro k nem lá pôs os pés, é um bocado desonesto, não haja?

Keria ficar com o Moutinho na equipa? não acredito.
11 milhões por um contrariado? pra mim foi um excelente negócio.
7 milhões pelo Veloso e ficamos com o Zapater da mesma idade? vamos ver depois se valeu a pena.

Mas o k é k estes jogadores ganharam para o Sporting nos últimos anos?
Ao menos agora o Sporting ficou a ganhar alguma coisa com eles.

SL

Anónimo disse...

Comparar a dimensão internacional do Bruto com Montinho ou Veloso...É NO MINIMO DESONESTIDADE INTELECTUAL..Titular da selecção...Veloso nem titular indiscutivel do Sporting era para todos e Montinho não passou de um belo jogador regular. Bruto marca mais golos que Moutinho, sendo defesa, e tantos como Veloso.

O negócio de Vloso foi mau, concordo, agora comparação é de uma pobreza franciscana..

abraço

Zé d' Alfama disse...

Mas ainda não conseguiram 'descortinar' a razão de o Noddy não ter ido à África do Sul...?!

Unknown disse...

LdE:
Tem, sem dúvida, razão no que diz respeito aos valores. No entanto ha dois factores importantes:
1. Os jogadores estavam "mortinhos" por sair e isso sabia-se, o que contribuiu para baixar o valor (ressalve-se aqui a atitude muito mais nobre do MVeloso nos ultimos meses)
2. O Sporting teve uma época desastrosa, e portanto os jogadores não deram tanto nas vistas, logo haveria poucos interessados (o caso Moutinho é disso sintomático)

Resumindo, não acho que tenham sido maus negócios. Foram os negocios possiveis... Verdadeiramente maus negocios foram as compras de Grimi e Pongolle pelos valores anunciados...Espero MUITO que o Pongolle me prove que estou enganado, quanto ao Grimi, já não engana...

lagarto disse...

LDA, eh pá no general até concordo, mas penso que (e vale o que vale) o Zenit é um clube que tem mais propensao a largar a nota, acima do real valor do jogador, caso o clube queira mesmo o jogador X. Porque convenhamos, tambem largaram 30 ou 40 milhoes de euros pelo Danny, e ele nao vale os 30 ou 40 pois nao? Pois penso que o Bruto Alves tambem saiu com valor inflacionado, mas como os russos teem a guita, está tudo ok. Serão duas realidades diferentes, parece-me.. sei lá, granda bitaite que mandei.. ;)

Dragão Eterno disse...

Mas onde é que está a admiração? Ou acham que o patrão Pinto da Costa não ilucidou o Costinha do tipo de negócios que ele devia e podia fazer? Como bom office boy está a cumprir à regra o que lhe foi ordenado. E mais nada! já agora a propósito o Pongolle não pode ir para a academia para aprender a jogar futebol?

Cândida Carvalho disse...

O que eu acho é que um jogador com a raça o querer e a sagacide, e que já deu mais ao sporting do que todos os adeptos juntos como é o caso do yannic Djalló devia ser aumentado no minimo para o triplo do que agora aufere. Era apenas fazer justiça aquele que provavelmente é e será o melhor e maior jogador de todos os tempos do Sporting.

mitaka disse...

não gostei desta venda.o Veloso seria o titular no meio campo ao lado de Mendes,Maniche não vai ter esta rotação muito tempo,acho eu....do Zapater nada sei,mas se for realmente uma alternativa valida ate porque Mendes também não e novo..não gostei volto a dizer mas ate a entendo,pelo que o jogador vale actualmente,mas não admito que este dinheiro não seja gasto em reforços,já que quando venderam o merdinho prometeram reforços e só veio o Valdes,tou pa ver agora

http://vivesporting.blogspot.com/

Anónimo disse...

É para verem que são um clube mediano que só faz negócios de merda.

Enquanto Benfica e Porto vendem jogadores por mais de 20 milhões, vocês andam anos a oferecer por 10-15 e vendem por 7-9.

Anónimo disse...

Pode não ter sido um óptimo negócio (e até talvez tenha sido, atendendo aos antecedentes dos jogadores...), mas como já disseram...foi o negócio possível...!!!

Vamos mas é dar as mãos e apoiar a equipa que já demonstrou ter bases para nos dar mais alegrias...!!!

É preciso confiar na Direcção, mesmo que não tenhamos votado nela e mesmo tendo em atenção as "asneiras" que também têm feito...

A conjectura económica pode "obrigar" também a certos negócios, a verdade é que neste momento a "banca está fechada" mas as obrigações mantém-se...!!!

De qualquer modo, como sportinguista...prefiro os apertos de tesouraria...com honestidade...
Aos dinheiros sujos que outros parecem vir a receber...

O melhor capital que o Sporting pode juntar...é a união dos seus sócios e adeptos...!!!

Juntos...poderemos conseguir tudo...!!!

Separados...estamos feitos...!!!

Leão do Oeste

Anónimo disse...

Ó Lde,só seria mau negócio se houvesse alguém a oferecer os milhoes que se diz valerem os dois.
Eu também tenho muita coisa para vender ,o problema é que não aparece nimguém a querer comprar e pagar o que eu quero.
Já foram tarde, e a seguir que vá a floribela e o burricio.

Seis Milhoes menos Um disse...

Creio que os dois primeiros comentários dizem bem da cegueira que o LdE há muito vem demonstrando na ânsia de criticar o dia-a-dia do Sporting.

Realmente, isto por aqui continua na mesma. E não é com críticas deste tipo que o Sporting irá melhorar.

Quanto à pergunta relativa à não ida de Moutinho à África do Sul, a resposta está contida na própria pergunta. É porque o JM, não deixando de ser um jogador com alguma categoria, é um verdadeiro Noddy.

TAT disse...

Realmente parece que não tens qualquer noção do que é a realidade do mercado e do mundo nos dias de hoje.

Estamos a falar de dois jogadores diferentes: no caso do Moutinho um jogador estagnado, um médio criativo (foi assim que o chamaste) que não marca golos, não faz assistencias, é um terrivel marcador de bolas paradas, que nunca foi campeão, que não foi convocado para o mundial... Acho que € 11 M por ele é excelente negócio.

Quanto ao Veloso, bem à priori €7 M por ele parece pouco. Mas essa espectativa dos 15 milhões, dos 10 milhões e dps dos 9 milhões foi criada pelos jornais. Só dps de vermos o Zapater a jogar é que vamos poder avaliar esta contratação.

Espero que, como é teu apanágio (lembro-me de dizeres que o Valdes e o Maniche vieram por serem os amigões do Costinha nao acrescentando nada ao plantel), tenhas falado cedo demais.

JC disse...

Este blogue continua na mesma.
E é pena, porque tem muita visibilidade junto da comunidade sportinguista e podia servir também de factor de união entre todos.
Até porque o seu responsável já demonstrou escrever muito bem, condição primeira para quem quer comunicar, e saber de futebol.

Mas não.
Só críticas destrutivas e "bota abaixismo".
Está no seu direito, porque o blogue é dele e vivemos num país livre.

É claro que não se pode comparar, neste momento, a capacidade do FCP para vender jogadores com a do SCP, pelas razões acima ditas por outros comentaristas.
Mas mesmo assim o LdE minimiza os negócios que o SCP fez para os reduzir ainda mais por comparação com a venda do Bruno Alves.
Por exemplo, aos 7 milhões do Veloso há que acrescer o valor do Zapater, que, para mim, é muito melhor jogador do que o Miguel, logo mais valioso.
O futuro irá dar-me razão.
Para não falar nas mais valias de uma futura venda e do 0,5 ME que o SCP auferirá se o Génova for às competições europeias.

É só um exemplo da forma como LdE minimiza estes negócios.

E não queira comparar o profissionalismo do capitão do FCP com o do Moutinho e do Veloso no SCP.
Estes dois jogadores do SCP protagonizaram sucessivos episódios de indisciplina e de falta de profissionalismo ao longo dos últimos dois anos que, no FCP, seriam motivo para encostar sem mais os jogadores.

Por isso, e por mim, foram bem vendidos e idêntico destino há-de ter o Yanick.

Anónimo disse...

Acho muito interessante como os media estão a bordar este negócio.
Dizem (basta ver os títulos de quase todos os jornais) que o SCP só ganhou 7M mais o Zapater.
Ao invés, dizem que o SLB fez um grande negócio ao vender o Ramires por 20M.
Ora, isto para além de ser desinformação, é uma anedota.
Vejamos.
O SLB comprou o ramires por 7,5M o que foi comunicado à CMVM.
Depois, vendeu a uma empresa 50% do passe por 6M.
Agora, vendendo por 20M, o SLB recebe 10M, ou seja, o SLB recebeu um total de 16M gastando na aquisição do jogador 7,5M.
Tal como todos estão a ver dá um resultado positivo de 8,5M.
Ok. já se podem rir...
Já estão a ver que o Veloso por 7M mais o Zapater, que na pior das hipoteses vale 2M, dá um total de 9M.
Em conclusão, no pior cenário o negócio do Veloso é sempre bem melhor do que o do Ramires, o tal da selecção brasileira.
É por isto, meus amigos que, quando vos falo que o campeonato também se joga nos jornais, sei o que estou a dizer.

Dezperado disse...

Muito bom post este...para quem não tem mais nada que criticar.

"O FC Porto acaba de vender Bruno Alves ao Zenit, da Rússia, por 22 milhões de euros. Alves é um defesa-central e, portanto, mais difícil de vender por números altos, mais a mais num cenário de crise internacional."

tem sido muito dificil, vendeu este por 22, o pepe por 30, r. carvalho por 25...que dificuldade.

mas acaba com a frase, num cenário de crise internacional...será que o Génova escapou a essa crise???

Comparar o negocio do BA que é titular da selecção e anda sempre na liga dos campeões, alem de ser muitas vezes campeao nacional com o MV é para quem quer criticar apenas.

SL

Pedro O. disse...

Parece-me que o autor do post perde toda e qualquer razão quando usa a comparação para criticar os negócios Veloso e Moutinho.

É respeitável a crítica a ambos os negócios, é uma opinião, respeito, agora comparara com um negócio do FCP para servir de muleta à crítica é que me parece despropositado.

Toda a gente sabe que o valor de mercado depende do sucesso desportivo de cada clube, assim, terá o Sporting de vencer muito e muito para que os grandes negócios apareçam.

Resumindo:

Causa --> Equipa Competente (obviamente que acarreta custos)

Consequencia --> Sucesso --> Bons negócios

Por favor não invertam esta ideia:

primeiro o investimento para dotar a equipa de competencias, só depois é que os "Velosos" é que poderão valer 2 ou 3 vezes mais do que aquilo que se tem visto.

Anónimo disse...

MAUS NEGÓCIOS, ver-se-á se foram ou não. Depende do rendimento dos envolvidos. DESPERDIÇAR RECURSOS-quando são eles mesmos que se vão desperdiçando(Moutinho)depois de passar a ser com Liedson o mais bem pago...VIVA O SPORTING. Só faz falta quem se entrega de alma e coração à nossa bandeira.ALLEZ.
LEÃO ORGULHOSO

Anónimo disse...

O Lde não só está coberto de razão como se esqueceu de acrescentar um pormenor que costuma fazer toda a diferença na hora do preço: a idade! O Bruto Alves 28 anos enquanto o Noddy tem 23!
O único presidente que soube valorizar e vender bem um jogador (Nani) foi Soares Franco. Com o Betencas é um forrobodó autêntico.

Anónimo disse...

As galinhas do meu vizinho são melhores que as minhas: não as tratem todas bem as que têm e as que hão-de vir, e morrem à fome.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...