quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bettencourt contestado também por accionistas

Presidente do Sporting admite
que é "nabo e incompetente",
mas garante que não é vigarista.

O dia começou com uma revelação - as calças de ganga estão proibidas aos funcionários do Sporting, para "cultivar a imagem profissional, questão com impacto importante na representação e imagem do clube". Mais tarde, na AG da SAD, viram-se umas quantas calças de ganga, ou jeans, entre pessoas do staff lisboeta. E sobretudo nos mais de 100 contestatários que, de forma cívica, se foram juntando perto do edifício-sede para protestar contra a actual direcção e o momento leonino. "Sporting, acorda" foi uma das frases mais ouvidas entre o movimento que critica a gestão de José Eduardo Bettencourt, sem esquecer os presidentes desde 1995. Mas as farpas não ficaram por aí e, no auditório de Alvalade, onde se realizou a AG, alguns accionistas de calças vincadas (grande parte estavam assim vestidos) também não pouparam os dirigentes - e o ambiente aqueceu...
Logo de início, e numa altura em que, pela primeira vez, se ouviram na sala os protestos que já vinham da rua (sempre bem "protegidos" por muitos polícias, a ponto de o contingente destacado ser semelhante ao de um jogo de alto risco, com corpo de intervenção e tudo...), ouviram-se as primeiras manifestações contra a actual administração da SAD. Mas, como era de esperar, tudo o que foi apresentado passou com maioria - por exemplo o ordenado do presidente, José Eduardo Bettencourt (Nobre Guedes, Sousa Louro e Lino de Castro serão administradores remunerados, mas o líder, questionado sobre o montante, negou-se a dar mais explicações), passará a ser 300 mil euros brutos por ano. Com uma nuance - JEB decidiu abdicar dos "variáveis", que devem passar por prémios pelos desempenhos desportivos e económico-financeiros.
Ainda assim, os accionistas presentes ficaram surpreendidos com a abstenção de Pedro Baltazar, o antigo administrador não-executivo, que detém 11,67% de acções da SAD (por via Nova Expressão) e que em breve deverá negociar todos esses "papéis" com o próprio Sporting. No final, cerca de 85% votaram a favor.
A apresentação do relatório e contas, que também passou sem a mínima dificuldade, acabou por suscitar maiores críticas, não só pelo resultado em si - mais de 26 milhões de euros de prejuízo no exercício - mas, e principalmente, pela política de contratações, pelos resultados e pelos gastos. "É uma vergonha justificar-se com o azar, senhor presidente", exclamou mesmo um dos accionistas mais críticos dentro da sala e que tocou num caso específico: Pongolle.
José Eduardo Bettencourt, numa primeira instância, chegou a dizer que havia muitos outros jogadores que foram contratados e não renderam, mas mais tarde admitiu que o francês acabou por não ter o rendimento esperado. Um pouco mais aceso, disparou: "Posso ser nabo e incompetente a nível desportivo mas sou tão ou mais sportinguista que o senhor." "Vigarista é que não sou", completou. Sobre o fundo irlandês que detém metade dos passes de Torsiglieri, Dier e Tobias, as explicações ficaram guardadas para o próximo relatório. "Os investidores pediram-nos discrição e respeitamos isso", foi explicado.

FONTE: Bruno Roseiro, jornal i, 30-09-2010
Obs. - Títulos da responsabilidade do LEÃO DA ESTRELA

13 comentários:

Anónimo disse...

Não é que fosse necessario explicar, até porque já toda a gente tinha percebido, mas assim sempre fica registado.

Filipe Fernandes disse...

Os gatos pingados que andaram ontem aos gritos em Alvalade nem se dignaram utilizar a indumentária exigida pelos regulamentos em vigor clube!!!
E depois querem ser respeitados!
E ainda engoliram em seco a novidade de que Bettencourt prescindiu de remunerações variáveis!

PVD disse...

Os 'nabos' não podem ser tão bem remunerados!

Jota disse...

Bettencourt abdicou dos prémios pelos desempenhos desportivos e financeiros! Ou seja, abdicou de dinheiro que nunca iria ganhar. O homem admite ser nabo, mas está convencido de que os outros ainda são mais nabos do que ele. E se calhar com razão.

Anónimo disse...

Certos amigos na comunicação social lá se prestaram a fazer o favor de minimizar os protestos de ontem, habilmente, descrevem a manifestação como tendo decorrido "tranquilamente". Perante tamanha tranquilidade é de estranhar o aparato policial, pelos vistos também não quiseram fazer referencia à contestação que houve na própria AG.

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=224076

Pudera, já sabes que se for a andar também levas guia de marcha

Luis Magalhães Pereira disse...

Mais declarações do "Pior Presidente da história do SCP" na AG da SAD ontem:

- Questionado sobre a transferência do Pongolle por nada mais nada menos do que 6,5 milhões de euros, disse Bettencourt:

«Foi um barrete. O Pongolle foi um barrete, acontece...
Tinhamos as melhores informações sobre o jogador... do senhorio dele, que era o Cristiano Ronaldo, do Beto e do Carlos Martins que o conheciam do Recreativo de Huelva.»

- Em referência ao desaparecimento do Sporting nas instâncias onde se decide o futebol, disse o presidente:

«Não temos influência nenhuma, zero. Não temos nenhuma visibilidade nem qualquer poder. Nem lá estamos.
O poder no futebol está dividido entre o porto e o benfica. Nós nem lá estamos.
Mas também não andamos a roubar e a matar...»

- Mais uma bela declaração de Bettencourt:

«Sou perseguido apesar de andar a fazer um favor ao Sporting.»

- E como cereja no topo do bolo:

«Posso ser nabo e incompetente a nível desportivo mas sou tão ou mais sportinguista que o senhor.»


Sem comentários...

Alcides Pinto disse...

O que pensarão os 90% acerca de terem votado num (citando o próprio) "Nabo incompetente"?

Luis Magalhães Pereira disse...

Alcides,

Boa pergunta! Mas a resposta é fácil, frontal e trágica:

Os 90% não pensam, nem reflectem, nem ponderam! Simplesmente seguem alegremente qualquer "flautista de Hamelin" que seja "credível, seja da Continuidade, tenha peso na Banca etc, etc, etc, etc"

Por isso é que chegamos até aqui!

A este Beco sem saída...

Bin Laden disse...

15 meses de fracasso desportivo, pontuado pelos piores records negativos da nossa história centenária...

15 meses de péssima gestão do plantel sénior de futebol...

15 meses de caos financeiro agora tornados públicos pelos prejuízos assustadores do último ano...

15 meses de gafes, perseguições aos sócios e de vassalagem a todos os pintinhos, mendes, orelhas e companhia do futebol português...

Moral da história? O primeiro presidente remunerado na história centenária do Sporting Clube de Portugal resolveu aumentar-se a si próprio (da canalha que o acompanha nem sabemos pormenores) e passa a sacar mais de 20.000€ mensais ao clube...

Se os sportinguistas são verdadeiros leões e não gatinhos amestrados há que fazer de cada jogo em Alvalade uma pateada aos dirigentes do croquette!

Expulsão dos bêbados que estão em postos-chave!
Fogo sobre os oportunistas!
Morte à ecumalha tecnocrática!

Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

Anónimo disse...

os COMPETENTES - nomeadamente os 34 sportinguistas, mais sportinguistas e competentes do que os outros todos, que se manifestaram para a foto - é que vão resolver os problemas do Sporting. Podem começar por assobiar a equipa que não conseguiu ganhar aos Búlgaros por 6-0.



40PostasPescada

Socrates (o da Bayer) disse...

Pelos vistos a vossa massa associativa está dividida.

Estavam 100 (abrigo) cá fora, 114 (bem abrigados) lá dentro.

Calculo que dos 100 (abrigo), 35 deixarão de pagar quotas o que me leva a pensar que qualquer dia não há quórum para uma manifestação.

O Rogério Alves também recebe ou é só
arranjinhos?

Fim Anunciado disse...

Damos 5-0 ao Desp. de Chaves da europa e fica tudo contente. Desaparece o passivo monstruoso, desaparece o prejuízo de 26 milhões em apenas um ano, desaparecem os 10 pontos de atrasao... É uma alegria!

Dia 13 há mais, só que desta vez estou lá dentro. Sou sócio!
Ahahahahahahahahah!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...