quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fábio Paim: a história de um talento perdido



(...) Segundo muitos entendidos, [o futebolista Fábio Paim] foi só o maior talento que passou pela formação do Sporting. O talento era tanto que Aurélio Pereira (esse mestre de talentos) chegou a dizer: "O Cristiano Ronaldo? Esqueçam, este é muito melhor... É outra coisa". O próprio Cristiano Ronaldo, quando chegou a Manchester, disse: "Acham que eu sou bom? Esperem pelo Paim!...".
Fábio era um garoto com um potencial imenso. Aos 13 anos tinha uma selecção de outro País a oferecer-lhe clube, casa, contratos de trabalho para os pais, para este poder representar essa selecção já nos sub-15. Aos 14 anos, todos os principais clubes da Europa o tinham como prioridade. Já por essa altura, todos os dias "agentes do futebol" lhe ligavam, a ele e à família, para conseguirem ser seus empresários. Tinha a casa mobilada e recheada à conta do assédio.
Mas nem tudo era um mar de rosas, Paim gostava pouco de trabalhar, de estudar, deitava-se tarde, chegava atrasado aos treinos (por vezes nem aos treinos ia). Na academia, fazia-se o possível para metê-lo na linha, com chamadas de atenção e castigos. Só que o fervor da competição mascarava alguns valores e no final lá entrava o Paim para jogar e resolver o jogo.
Aos 17 anos, Fábio ganhava mais que alguns jogadores do plantel profissional do Sporting, tanto mensalmente como anualmente, onde era depositado na sua conta mais de 100 mil euros. Aso 17, ainda sem carta comprou o primeiro carro (um Mercedes) e a partir daí foi sempre a decair. Em 4 anos comprou mais de 10 carros de luxo e "estoirou" cerca de 300 mil euros em menos de 1 ano.
Empréstimo atrás de empréstimo, Fábio foi adiando o seu futuro brilhante, a noite e as más companhias consumiam-no. Desde Olivais e Moscavide, Trofense, Paços de Ferreira, Chelsea, Real Massamá, por todos esses Paim passou... E desiludiu. Até que chegou a altura em que o Sporting não renovou mais o contrato com Paim. Agora esse rapaz, de 22 anos, treina e joga no Torreense, a ganhar 1000 euros por mês, e com a esperança de um dia ainda vir a ser aquele que todos pensavam que podia ser.
O que faltou a Fábio Paim? O que falhou na Academia do Sporting para se perder um talento desta envergadura? O que se passa na Academia, que ano após ano por lá passam grandes talentos que depois desaparecem do mapa? Será que o modelo de gestão da academia e da Gestão de jovens talentos é o mais adequado?
Na minha opinião, e pelo que vi da reportagem detectei algumas falhas no percurso de formação do Paim.
Ele que ficava até altas horas na Academia a ouvir música e na conversa, quando devia ser "Obrigado" a deitar-se e a dormir a um hora específica. Os castigos aplicados nunca eram completos, porque em prol dos resultados desportivos acabavam por recorrer a ele para jogar, quando ele, devido ao seu comportamento e aproveitamento escolar, não merecia.
Como é que um jovem de 17 anos, pode ter acesso a tanto dinheiro e deixá-lo gastar indiscriminadamente? Têm que ser criados alguns tipos de fundos, onde só um tutor pode mexer no dinheiro e para situações especiais.
O que se passa no tratamento a nível psicológico dos jovens da Academia que está a falhar? Porque não saem preparados para o futebol profissional e para as suas tentações? Já não é o primeiro caso. Já Moutinho tinha o pensamento constante no dinheiro e chegou a uma altura que andou sempre a pedir para sair.
Algo está a falhar na formação de valores na nossa Academia. O jovens aproveitam-se do Sporting e depois quando vêem que não podem ganhar mais nada, fazem tudo para sair. Há que rever o modelo de gestão de valores da Academia e com urgência. (...)

21 comentários:

Anónimo disse...

esse na foto no é o paim é o manciene (nao sei se é assim que se escreve)
em relação ao texto é pena um talento destes ainda nao ter dado em nada, mas também é quase um crime porem tanto dinheiro e promessas numa criança

primeirodejulho disse...

Caro LdE,

A imagem que colocou é uma fotografia do Michael Mancienne, das escolas do Chelsea, e não do Fábio Paim. É um erro comum.

O Paim foi de facto um enorme talento perdido, e apesar de o SCP poder ter responsabilidades no que lhe sucedeu a culpa fundamental estará sempre no próprio jogador e em quem o rodeava e o induziu a cometer erros constantes.

Nunca mais recupera.

fervorsportinguista.blogspot.com

ana disse...

O rapaz tem personalidade fraca. Falharam a Academia e os pais dele?... Por favor... Quantas histórias existem de grandes talentos nas mais diversas áreas que se perdem por terem pouca personalidade. São os mentores/pais que desistem? Até o Paim se lembram de ir buscar para criticar o Sporting... E o resto das pessoas na vida dele? Também não prestam?

Alma Sportinguista disse...

Considero um elogio e fiquei agradado teres usado o que escrevi. Significa que estou no bom caminho :-)
SL

adams disse...

Oh Leão, essa foto não é do Fábio.

Quanto ao Fábio, é pena ver tanto talento desperdiçado. Se o papel do pessoal da Academia foi o melhor, não sei. O que é evidente é a falta que uma família estruturada faz durante o crescimento de uma criança. Também vi a reportagem e esse ponto é focado quando comparam o ambiente familiar do Fábio e do Carriço.

MCL disse...

Tudo ok. Mas na foto está o Mancienne, não o Paím.

TOP LEÃO disse...

Caro Leão,

A academia não pode ser responsabilizada por este caso na sua totalidade. Claro que existiram falhas, mas hoje Paim nem dominar um bola "sabe"...

JOÃO ROCHA EM 2006 DEU UMA ENTREVISTA - VISIONÁRIA - QUE HOJE FAZ MAIS SENTIDO QUE QUANDO FOI DADA.

http://conselholeonino.blogspot.com/

Anónimo disse...

Nada tenho a ver com esse rapáz mas a dar a minha opinião é assim:
Esse rapázpoderia vir a ser um excelente jogador mas dentro dele havia uma coisa que o destruiu completamente,a irresponsabilidade e as más companhias.

Leão de Stª Engrácia disse...

Caro amigo, enganou-se na foto. Este Sr. é um jogador francês do Chelsea.
Corrija senão já sabe que vai levar com os comentários joscosos e/ou ofensivos sobre o seu erro.

Um abraço

(pelomeusporting.blogspot.com)

ana disse...

http://chiclasdementol.blogspot.com/

LEÃO DA ESTRELA disse...

Às várias dezenas de leitores que deixaram na caixa de comentários uma observação informando que a fotografia colocada não era a de Fábio Paim, o meu agradecimento e as minhas desculpas. De facto, não se tratava da imagem de Fábio Paim, eu sabia disso, mas só agora pude trocar a imagem. Obrigado pela preocupação que tiveram em corrigir a situação. Saudações Leoninas!

M. disse...

Força Fábio, nunca é tarde para recomeçar! É uma lição de vida que muitos aprendemos, por vezes da forma mais dolorosa, mas é a verdade, nunca é tarde de mais para fazermos as coisas bem feitas.
Grande Abraço,
Miguel

TOP LEÃO disse...

Caro Leão da estrela,


Provavelmente o caro já teve oportunidade de ler a totalidade da entrevista dada por Paulo Barbosa - EMPRESÁRIO - A DENEGRIR O SPORTING: pessoalmente só hoje tive a possibilidade de aceder à dita, e confesso, fiquei estarrecido!

Como é possível um miserável empresário dar uma entrevista extensa sobre o Sporting, onde abordou mil e um temas da actualidade do clube, uns deles que se pretendem sigilosos e do foro privado,sem qualquer reacção enérgica por parte dos dirigentes leoninos, que foram os maiores visados pelas palavras do empresário.

PARA QUE AINDA NÃO LEU, A INACREDITÁVEL ENTREVISTA EM

http://conselholeonino.blogspot.com/

Mário Rui Oliveira disse...

Primeiro que se possa recuperar o rapaz, depois o profissional de futebol , depois o brilhantismo, um passo de cada vez e quem sabe mais tarde vir para o Sporting dar o que recebeu, mas nunca nos recompensou !

Força Fábio

Anónimo disse...

http://www.lusofans.com/clubpagearticle.asp?id=679&team_id=3

Anónimo disse...

Bettencourt estuda Fundo de Jogadores
O presidente do Conselho Directivo e da Sporting, SAD, José Eduardo Bettencourt, tem em mente, segundo O JOGO apurou, a criação de um fundo de jogadores com um dos parceiros bancários e credor do clube, o Banco Espírito Santo (BES)......Primeiro critica e diz mal do Fundo que o Benfica criou ...depois copía ....isto é só coerência meus senhores ....vejam a quem nós entregamos o nosso clube ??? Hoje os jornais dizem que tivemos prejuizos na ordem dos 25 milhões na epoca passada ???!!!!

KID disse...

Quantas vezes eu vi o fabio no meio da xungaria nas piscinas oceanicas de cascais...alcool,drogas,mulheres,noitadas...claro que ia dar nisto...joguei 2 vezes contra ele era um grande jogador perdeu-se temos pena...

Anónimo disse...

Fala quem não sabe. Muito antes do Benfica, no tempo do Roquette já o Sporting tinha tido um fundo desses...Quanto ao Paim: é lastimável o desperdício de tanto talento. Ulisses

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que ele errou, até o próprio. No entanto não vejo nenhum pedido de desculpas ou mesmo um agradecimento ao Sporting por ter apostado e acreditado nele durante tanto tempo.
Não foi o sporting que foi fraco, essa é a primeira coisa que salta à vista nesta reportagem. Muito boa

Tiago disse...

Neste caso não vejo que a culpa possa ser imputada à Academia, aos seus funcionários e ao seu modelo de gestão.
A Academia pode fazer um tanto na formação do homem, mas se o homem não tem a cabeça no lugar, nunca a terá a não ser que ele próprio a queira ter.
Porque é que Paim ganhava tanto dinheiro tão jovem? Porque o Sporting acreditava no seu talento e lhe pagava bem para tentar afastar a concorrência (os miúdos podem "rescindir" quando quiserem) e porque os empresários lhe davam muito dinheiro para o atrairem para a sua própria rede.
Acho que neste caso, como por exemplo no caso dos 2 miúdos que fugiram para o Chelsea e que agora jogam no Recreativo da Batata ou como no caso do Rabiu, o Sporting pouco mais podia fazer.
Só se torna um grande jogador quem quer, e há muitos com um talento imenso que simplesmente não querem trabalhar (o Dani foi outro caso muito parecido).

Anónimo disse...

O modelo de formação do Sporting é que é o culpado???? Pelo amor de Deus.
Vê a quantidade de jogadores que jogam na primeira e segunda liga e que passaram pelo Sporting; Agora esta situação é culpa do modelo de gestão?
Na Academia trabalham, as pessoas mais competentes na área da formação, com reconhecimento a nivel mundial.
Passam milhares de jovens jogadores pelas escolas do Sporting e um elemento vai denegrir o universo, quantos bons exemplos, de profissionalismo, sairam depois do Paim??? Muitos.
A prova disso é que continua a ser o Sporting a alimentar as seleções deste país. Quem é tri-campeão de juniores?
Outros bons se seguirão e outros sem vontadade também. É impossivel fazer o aproveitamento de jogadores que prometem muito e depois não dão nada se eles não quiserem
Só para te recordar o Dani, era um jogador onde também se depositaram muitas esperanças era brilhante mas se a opção dele era outra...o Sporting não pode fazer nada, não é dono das pessoas cada um tem o direito de dar à sua vida o rumo que entender.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...