quarta-feira, 13 de outubro de 2010

De 30 milhões a 400 milhões em apenas 15 anos

Chumbar as contas é o meio
de censurar a gestão errática
que tomou conta do Sporting.

Em 1995, o gestor amador José de Sousa Cintra deixou a presidência do Sporting Clube de Portugal com um passivo de 30 milhões de euros, mas com património imobiliário e uma grande equipa de futebol.
Depois de Cintra, veio José Roquette e a sua equipa de gestores profissionais e altos quadros da banca. Os chamados gestores de topo, que a imprensa adora, por alegada credibilidade, talvez impulsionada pelo colarinho branco, pela gravata e pela calça vincada...
Passaram 15 anos apenas. A questão é que, em 2010, o Sporting Clube de Portugal, gerido por essa gente do topo, está praticamente falido, apresentando um passivo que deverá rondar os 400 milhões de euros, como já admite José Eduardo Bettencourt, um dos mais antigos dirigentes leoninos. Não se sabe ao certo o montante do passivo, porque ninguém tem coragem para fazer uma auditoria independente às contas.
A verdade é que hoje, o Sporting tem um estádio novo onde a relva natural não pega, não tem liquidez financeira, não tem património, precisa de receitas extraordinárias todos os dias e tem uma equipa de futebol que anda pelo meio da tabela. Pior: a SAD que gere o futebol já vendeu os passes de jogadores que ainda não comprou, já vendeu ou está a vender direitos televisivos de vários anos (perdendo dinheiro em função das mudanças tecnológicas...) e até está a vender os lugares de época no estádio dos anos seguintes, que os sócios só irão comprar se ainda houver clube.
É algo como nunca se viu. É algo que seria importante discutir na assembleia geral desta quarta-feira, onde estarão em análise o relatório de actividades e as contas do clube relativos à temporada 2009-2010. Veremos se ainda há sportinguistas com os tomates no sítio, a começar por aqueles que têm falado nos meios de comunicação...
Porém, mais do que falar é preciso agir, de modo a ser travado desvario que tomou conta do Sporting Clube de Portugal nos últimos meses. E, na assembleia geral desta noite, a acção dos sócios do Sporting que pretendem inverter o caminho da decadência só pode ser uma: chumbar as contas, censurando, deste modo, a gestão errática de José Eduardo Bettencourt.

19 comentários:

Mauro Silva disse...

Leitura recomendada:entrevista de JEB ao Jornal Sporting...

Nem tudo são rosas, é certo, mas nem tudo são silvas também!!

Um abraço

Luis Magalhães Pereira disse...

LdE,

Numa A.G. de Setembro de 2005 no Auditório o Dr. Rui Meireles - à época Administrador da SAD ou Vice Financeiro - respondeu a esta minha pergunta:

Pode dizer-nos qual é o passivo total consolidado do Grupo Sporting?

Resposta imediata: 400 M €!!!!

O Dias da Cunha que estava ao lado dele ía tendo um AVC!

Portanto e porque nestes 5 anos só em juros do serviço da divida o Sporting deve ter pago (ou acumulado) um valor bem superior ao valor de venda do Património Imobiliário...neste momento O VALOR DO PASSIVO DEVERÁ SER BEM SUPERIOR A €400 M!

Se tudo correr bem amanhã saber-se-á...

Fim Anunciado disse...

Assertivo.

Quanto à entrevista do JEBardola, um fulano que diz, perante este desastre à vista de todos, que "o Sporting está no bom caminho", não deve merecer qualquer credibilidade. Porventura sofrerá de doença do foro psiquiátrico.

SL

Anónimo disse...

Desculpem lá mas essa foto está espectacular.

antunes disse...

http://www.sportingapoio.com/adeptos/entrevista-a-alexandre-paiva/

Algo mais a adicionar ao escândalo. O SCP é gerido por um incompetente-mor.

antunes disse...

http://www.sportingapoio.com/adeptos/entrevista-a-alexandre-paiva/

Algo mais a adicionar ao escândalo. O SCP é gerido por um incompetente-mor.

Filipe Fernandes disse...

Sousa Cintra deixou um passivo de 30 Milhoes, Não construiu uma academia do melhor que ha no mundo Nao construiu um estádio novo, e recorda-me sff o que é que ganhou Sousa Cintra ou os seus antecessores.Resumindo esses 30M é que eram graves.
1000 vezes esses gestores de colarinho branco que algum dia alguém da tua falange lá entrar aí sim sería o fim do Sporting.

Dezperado disse...

Bem 30 milhoes há 15 anos atrás valeriam quanto aos dias de hoje?

70 - 100 milhões?? num clube em que o estadio já deveria estar mais que pago, não havia Academia, eram tantos milhões em quê? nas excelentes compras que faziamos que normalmente vendiamos sempre pelo dobro?? Ou já andamos com a corda no pescoço há largos anos??

Se querem criticar esta gestão, critiquem, mas por favor, não vão buscar o Sousa Cintra como exemplo.

SL

Anónimo disse...

Explique lá Filipe Fernandes, qual é essa sua embirrancia com o Sousa Cintra?

antunes disse...

Epah deixem lá o Filipe Fernandes em paz, que ele deve lá ter algum tacho...

Alcides Pinto disse...

Equiparar 30 milhões de há 15 anos a 400 milhões hoje é obra, mas já nem espanta muito, é a argumentação tipicamente seguidista de algumas personagens ai pela blogosfera. Gostam preferencialmente de criticar o Sousa Cintra, - deve ter seguramente a ver com questões pessoais - já só falta dizerem que é o responsável pelas trafulhices de que o clube foi alvo nos últimos 15 anos. Por acaso ou não esquecem-se de certos pormaiores importantes, tais como o facto de aquando a saída do Sousa Cintra, o clube ter um património vasto, não ser subserviente a ninguém, e TER UM PASSIVO DE 30 MILHÕES, QUE NÃO É O MESMO QUE 400.

O Sousa Cintra nem a sonhar conseguiria arquitectar as trafulhices que esta pandilha inventou para justificar um passivo astronómico e em paralelo espoliarem o clube. Não deixa de ser irónico que para quem estabeleceu como imperativo o saneamento das contas do clube e com isso convenceu os sócios, venha agora com a maior lata do mundo anunciar que o passivo são 400 milhões como se fosse a coisa mais natural do mundo.

ANTONIO PEREIRA disse...

Toda agente fala toda agente critica , mas porque nao mostrar essa revolta hoje na a.g ?????????? custa a muita gente perder umas horas ha bem do sporting??????????? caros consocios esta na hora de sermos unidos e logo a noite mostrar que nao estamos satisfeitos com o estado do nosso grande amor o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Ha 15 anos que andam a tentar mandar areia para os olhos dos sportinguista para mim basta.
BASTA DE INCOMPETENCIA, BASTA DE HIPOCRISIA, BASTA DE AMADURISMO E BASTA DE ARRUINAREM O GRANDE E MAGICO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Logo as 20h00 la estarei na assembleia
FOREVER SOMOS NOS
SL

Filipe Fernandes disse...

Não tenho tacho nem quero ter.
Simplesmente não alinho é em campanhas de bota-abaixo, e tenho olhos na cara.O que ganhamos neste 15 anos?
O que ganhamos nos 20 anos anteriores?

Agora aparecem meia dúzia de putos sem profissão filhinhos de papa que escrevem umas tarjas e vão para as assembleias protestar.

MJLM disse...

Há aqui gente demasiado nova para conhecer bem o passado do SCP ou muito mal intencionada a comentar, porque só assim se compreende que venham agora falar (destrutivamente) na gestão de Sousa Cintra. Falam, mas omitem que quando Sousa Cintra surgiu, ele foi a tábua de salvação do clube naquela altura, quando mais ninguém, nem os senhores importantes que do alto da sua "importância" apelidavam na sombra Sousa Cintra de pato bravo, se chegavam à frente para liderar um barco que estava tão à deriva que até já havia recusas de hotéis em aceitar reservas do SCP por falta de pagamento de hospedagens anteriores...Pois, Sousa Cintra não tinha pedigree nem pertencia à fina flor da sociedade e mostrava até evidentes lacunas na sua oratória, mas foi ele nessa altura que restituiu a credibilidade financeira do Sporting junto dos bancos e dos particulares fornecedores de serviços ao clube, coisa que estava pelas ruas da amargura quando ele chegou. E lutando todos os dias contra a 5ª coluna nessa altura instalada à volta do Sporting, essa é que é a verdade...

Anónimo disse...

filipe fernandes

Tens olhos na cara, dizes tu?

Tu tens é um "O" na testa...

És um lambuça, também és réu!

Anónimo disse...

O Filipe Fernandes Revisor vai ser condenado a fuzilamento seguido de incineração sendo as cinzas regadas com mijo!

Filipe Fernandes disse...

Pelo que diz o MJLM,
"um barco que estava tão à deriva que até já havia recusas de hotéis em aceitar reservas do SCP por falta de pagamento"

Então o Sporting estava mal era naquela altura na altura dos grandes dirigentes defendidos pelo LDE.

Agora entendo aqueles que vão para as assembleias protestar, os Wilsons assobiadores e os LDE.

O que vocês querem é um Sporting como nos velhos tempos, Derrotado, sem ligas dos campeoes, sem campeonato e sem trofeus e falidos.

Porque o Sporting que tanto apregoam aqui é esse é um Sporting que nada ganhava e que a ninguém animava.

Se foram capazes digam-me em que Sporting se revêm neste dos últimos 15 anos com dois campeonatos, varias taças e supertaças, varias participações na champions e uma final da taça uefa.

Ou o Sporting dos 20 anos anteriores com uma supertaça e uma taça de Portugal.E um sporting à Carlos Queiroz que apanhava 6-3 em casa, do clube do milhafre.

Se é esse Sporting que defendem eu Não.

Começo a achar que os inconformados na realidade são benfiquistas e querem um Sporting derrotado.

gajo do alicate disse...

Tu defendes o Sporting dos 400 milhões de passivo.

Tu defendes o Sporting dos 7-1 de Munique.

Tu defendes o Sporting das goleadas sucessivas em casa (Bayern, Barcelona, slmerda...).

Tu defendes o Sporting da relva que não pega.

Tu defendes o Sporting sem pavilhão.

Tu defendes o Sporting dos 25 mil sócios pagantes.

Tu defendes o Sporting dos gestores de topo a soldo da Banca.

Filipe Fernandes, o Sporting que tu defendes não é o meu. Desculpa que te diga, mas ÉS UMA GRANDA MERDA!

Anónimo disse...

O que voces querem é sarrabulho... Hoje é o JEB amanhã é outro qualquer. Querem é peixarada da boa, andarem com os peitinhos inchados (feitos umas galinhas) e com ameaças a todos e mais alguns. Tenham vergonha e comecem a respeitar a vontade da maioria, porque isso é algum que não o têm feito. Por muito que isso vos custe, essas são as regras do jogo. E se não concordam com elas só têm um remédio...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...