sábado, 30 de outubro de 2010

O relvado sintético de Alvalade

O que pensam da ideia de aplicar um relvado sintético no Estádio José Alvalade? Será que vai ficar por muito tempo? Ou será que vai ser substituído por um relvado natural uns tempos depois? E por que é que o raio da relva natural não pega em Alvalade, como pegou no Dragão ou na Luz? Ninguém está interessado em saber isso? É só no Sporting que tudo acontece, desde as dívidas aos bancos - que impedem uma folga financeira para investir numa equipa de futebol ao nível dos adversários Benfica e FC Porto - ao relvado que tem de ser convertido num piso sintético. Porquê?...

37 comentários:

Anónimo disse...

acho a PIOR IDEIA POSSIVEL, UMA PALHAÇADA...ALVALADE NÃO DEVE SER O UNICO ESTADIO DO MUNDO COM DIFICULDADES DE SOL OU AR OU LÁ O QUE É...SÓ O FACTO DE PENSAREM NISSO DÁ-ME VONTADE DE CORRER COM ESTA IMCOMPETENTE DIRECÇÃO...E EU NÃO SOU ANTI BETTENCOURT, MAS ASSIM É DIFICIL NÃO SER...

Anónimo disse...

É o relvado dos pobres...dos falidos...tenham paciência, o ''visconde'' está de tanga, até o brazão já vendeu para pagar a prestação do carro.

Cœur de Lion disse...

Se for verdade, a ideia do relvado sintético, para mim é um péssima ideia a curta prazo.

Fim Anunciado disse...

Relvado sintético? É normal em clubes pequenos. A relva custa dinheiro a tratar.

Mas agora parece que também é normal em clubes geridos por incompetentes. Entregaram a construção do estádio a um arquitecto lampião. Deus castiga.

Mas o túnel de vento do Dragão também teve problemas com a relva e conseguiu resolvê-los. Porque será que "estes" não conseguem?...

De facto, estamos cada vez mais próximos de ser um 2º belém. Os clubes europeus que costumamos ver nas competições europeias, grandes e pequenos, todos têm relva natural, mesmo aqueles de países em que tudo congela no Inverno.

Alguém se lembra da última vez que jogámos na Europa num sintético e contra quem?

Pois é... Parece que o "clube dos doutores" quer continuar a ser "diferente"... mas para pior!

SL

Anónimo disse...

Penso que a relva em Alvalade não pega, porque o Estádio é muito fechado e por isso a relva apanha pouco sol respira pouco.

Gomez disse...

Caro Amigo Sportinguista

Pergunta e pergunta bem,o que pensamos de instalar um relvado sintético no Alvalade? Por um lado acho que é uma má ideia, porque segundo dizem, provoca mais lesões aos jogadores, mas como temos a enfermaria cheia e não temos um sintético?!! Por outro lado e no mesmo sentido, vamos perder jogos internacionais da Selecção(e a consequente mais valia financeira) pois parece-me que a UEFA e FIFA nãp gostam muito de relvado com relva sintética. Ainda por outro lado, e em sentido inverso, é bom porque não teremos de mudar constantemente (quase todos os anos) de relvado; um relvado sintético dura cerca de 1o/15 anos bem à vontade.
O que dizem os meus amigos??!!

Rodrigo Luz disse...

O estádio de San Siro tinha (teve) exactamente o mesmo problema durante alguns anos e conseguiram-no resolver, mantendo a relva natural. Porque não se vão informar? Colocar relvado artificial no Alvalade XXI será a estocada final da "morte" do Sporting (no que ao futebol diz respeito) como clube grande.

Xavier Silva disse...

a relva natural não pega simplesmente porque o estádio foi mal projectado.
As bancadas são inclanadas com o objectivo de fazer com que o som saia com mais dificuldades, tentando criar um ambiente insuportável para os adversários quando os ad...eptos cantam. Mas este facto faz com que a relva não consiga ter a oxigenação suficiente para crescer de forma normal, e quando há tempestades sofre imenso, não conseguindo depois crescer de forma normal.
O sintético é uma hipótese que já deixou de ser aquele tapete vulgar agora já há sintéticos tão bons ou melhores que a relva natural, até porque exigem uma manutenção muito menor, logo menos custos.
Se a direcção entendê que é uma boa opção, força.

Jorge Brázia disse...

sintético é para clubes de 2ª linha.

Jorge Oliveira disse...

até o estádio do arsenal também teve o mesmo problema e resolveram

MaximinoMartins disse...

Não percebo nada de relvas, aliás como me parece ser a posição de todos os que comentaram antes de mim..
A opinão que possa dar, baseia-se unicamente no que vou lendo nos jornais...
Parece que o nosso Estádio foi concebido por um arquitecto de renome, mas que infelizmente não devia saber muito, ou nada mesmo...das condições para poder ter um relvado minimamente razoável...

O Estádio é demasiado fechado e tem por isso falta de ventilação, assim sendo não é dificil adivinhar que as altas temperaturas especialmente no topo norte, provocam o aparecimento de fungos que impedem o normal crescimento e desenvolvimento do relvado...

Já vimos as consequencias e constatámos que não conseguimos ter alguma vez, um relvado natural em condições...
Assim sendo...e perante os factos, parece mesmo que só um relvado sintéctico poderá resolver em parte o problema que é grave...

É verdade que dizem os entendidos, que os relvados sintécticos provocam mais problemas físicos aos jogadores (há que ter em consideração que a maioria das Escolas de jogadores existentes ao longo do País, fazem o seu trabalho em relvados sintécticos e poderão por isso no futuro, esses possíveis profissionais acabar por ter graves problemas com lesões...)...

Diz-se agora que as técnicas evoluiram e os relvados sintécticos, já se podem fazer aproximando-se muito dos naturais...sendo assim, porque não enveredar então por essa possibilidade, uma vez que tecnicamente parece não haver possibilidade de termos bons relvados naturais em Alvalade...?

Por último e peço desculpa ao responsável do Blog, que pode sempre argumentar que venho aqui comentar porque quero...
Parece-me que continua a prestar um mau serviço ao Sporting...
Esquece-se que os Presidentes passaram, passam e passarão... e o Sporting concerteza vai continuar mais cem anos e outros tantos, espero...
Por isso, em vez de tentar dividir os sportinguistas, faça antes um esforço para os unir...
É certo (vê-se...) que o seu candidato não foi o escolhido, não sei se seria melhor ou pior...mas vai ter de aguardar, se quiser, ter outra possibilidade no futuro...
Até lá, já que não é capaz de apoiar a actual Direcção...deixe-os ao menos trabalhar sem tentar fazer aquilo que normalmente fazem, os inimigos do Sporting... esses sim, que não gostam de nós...!

Saudações Leoninas...

LEÃO DA ESTRELA disse...

Caro Maximino Martins: O LEÃO DA ESTRELA não é um blogue de facção, Não é o blogue de nenhum ex-candidato nem de nenhum futuro candidato. É um blogue de um sportinguista que sente o Sporting Clube de Portugal com o coração. Não é um blogue de nenhum carneiro que vai para onde lhe dizem que deve ir. Nesse sentido, o LEÃO DA ESTRELA procura ser um espaço de informação e debate sobre o clube. A questão da relva tem de ser debatida. É um assunto crucial num clube de futebol. Ponto final. Isso de termos de apoiar "os que lá estão" só porque eles estão lá é a melhor maneira de prejudicar alegremente o Sporting Clube de Portugal... A ausência de antagonismos significa a morte das instituições e das culturas. Logo, também a morte de um clube de futebol.

Anónimo disse...

O problema de vossas excelências é não perceberem nada de relva. O estádio foi construído de uma forma que impossibilita o crescimento normal da relva.

Por isso, quanto ao sintético, claro que sim. Desde que não se queira poupar uns trocos - o investimento deve ser feito no melhor sintéctico possível!

Daqui a uns anos, quando todos os estádios da europa tiveram relvado sintéctico, vamos nos orgulhar de termos sido os primeiros. É preciso ter visão.

LEÃO DA ESTRELA disse...

Visão? Pois sim... Também ouvi dizer isso quando projectaram este estádio. José Roquette era o visionário da gestão desportiva em Portugal... Foi o que se viu. A única visão que conheço em Alvalade sai à quinta-feira para os quiosques...

Anónimo disse...

Está bem amigo leão da estrela, é preciso ter visão e que essa visão esteja correcta. Por amor de deus, só estou a dizer que acho que um bom sintéctico é sinceramente melhor do que esta relva média.

Luis Magalhães Pereira disse...

LdE,

Só alguns pequenos, mas importantes, esclarecimentos:

- O SCP não é "um clube de futebol". É um clube ecléctico, e é aliás por essa diferença que o Sporting (ainda)é um grande clube europeu e mundial.

- O actual Estádio José Alvalade não é um Estádio, é um recinto desportivo onde só se pratica uma modalidade(Futebol), ao contrário do antigo Estádio José Alvalade. Eu tenho a consciência tranquila porque à época votei CONTRA este Estádio, por achar que era um projecto megalómano, com um project-finance arrasador, e o tempo veio dar-me razão!

- O Projecto inicial do Estádio era duma empresa holandesa e aquele que foi realizado é um aproveitamento desse projecto inicial feito pelo Arq. Taveira, e que é unanimemente lamentável a nível de decoração interna e externa. Em todo caso a arquitectura do recinto é muito apelativa. Diz quem sabe que a circulação de pessoas e veículos no Estádio é um perfeito desastre!

- A questão do relvado é crónica e reincidente! Não sendo um conhecedor, não acredito que não tenha solução. Espero que se possa manter o relvado natural.

Anónimo disse...

Assino por baixo a opinião deste comentador.
Isto é o Sporting

Anónimo disse...

Para os jardineiros que se "dizem" profissionais, aconselho uma visita ao Complexo Desportivo do Estádio Nacional, no Jamor, onde poderão observar um relvado sintético de 3ª geração. Se não ficarem convencidos como olheiros, aluguem-no e experimentem-no! Depois sim, apresentem as vossas conclusões!

Anónimo disse...

As altas instâncias do futebol mundial, prevêm relvados sintéticos em todas as ligas a muito breve prazo.
Não foi recentemente disputada uma final da liga dos campeões num relvado sintético?

Nós seremos pioneiros nesta área!
Causa urticária a quem?

SL

Miguel disse...

porque o problema do Sporting é terem todos a mania que mandam lá dentro, Até mesmo chegamos ao ponto de o responsável pelo relvado, um cromo de primeira , sem qualquer tipo de habilitações para aquela responsabilidade. Mas sabemos de quem ele é afilhado... Agora é normal ter um relvado miserável, com um engeheiro responsavel miseravel

Anónimo disse...

Eu só registo: é só no Sporting que tudo acontece, inclusivé em termos de adeptos bota-abaixistas...(digo eu) Olhe que não. olhe que não, abra-me essa pestana.... ULISSES

LEÃO DA ESTRELA disse...

E os jogadores, o que é que acham? Já se lembraram de falar com os jogadores?

Anónimo disse...

gosto deste tema do relvado, pois como sou 'TARADO' pelo Sporting é coisa que me preocupa saber qual a cama em que vou Fo*/er os meus adversários:

Vou-me armar em EngºCivil/Arquitecto/EngºAgrónomo/jardinerio/tratador de platas...

1 - O relvado actual está num estado lamentável.

2 - Já tivemos vários relvados, 5 ou 6 se não me engano.

3 - Se o problema é aragem, derrubem um pouco dos topos norte e sul para fazer efeito tunel de vento e melhora o rekvado.

4 - se a espessura de terra necessária para alimentar a relva é insuficiente (no dragão tem 1,5 metros e segundo ouvi dizer, em alvalade tem menos de 1 m), aumente-se a espessura.

5 - Problema de concepção de projecto, o Alvalade XX1 tem um fosso (não sei para quê?), pelo que compromete a introdução de mais espessura de terra, pois seria necessário reforçar toda a estrutura envolvente para aguentar com uma pressão muito mais elevada.

6 - Acabe-se então com o fosso, pois não percebo qual a sua utilizadade (aliás, o meu grande candidato derrotado, PPC sugeriu isso mesmo).

7 - Contrate-se a melhor empresa para a análise/ correcção do relvado.

8 - Na época 2007/08 salvo erro, tínhamos relvado novo em Março e este consolidou muito bem e ficou um tapete de meter inveja a muitos, só que depois... depois veio um concerto... se não me engano, foram os metallica, que mandou esse relvado impecável à vida.

9 - Na época posterior, bettencourt disse: nem mais um concerto para Alavalade.

10 - Só prova que com tempo, know how poderemos ter um relvado natural em óptimas condições como foi nessa época.

11 - Se os outros que tinham relvados maus (porto, Arsenal, etc,) resolveram os seus problemas, porque é que nós não podemos????

Aguardo a resposta de:
engºs, arquitectos, biólogos, tratadores de relva e enendidos na matéria como eu...

Pró-Sporting

Anónimo disse...

O treinador aprova, os jogadores gostava de saber.

SL

Mário Rui Oliveira disse...

só para que conste ... o Estádio do Arsenal e do Real de Madrid têm pelo menos 50% de fibras artificiais juntas à relva natural.

Quanto às lesões, o próprio Domingos Gomes dizia que os sintéticos de última geração são pelo menos tão seguros como os naturais se não mais até, porque não têm buracos.

Os relvados sintéticos são usados nos EUA de forma quase absoluta nomeadamente no futebol americano, por jogadores que fazem muito mais torçoes de joelho e tornozelos por via da sua movimentação e não consta que tenham mais lesões por isso.

Os actuais relvados sintéticos têm enchimento orgânico, pelo que mesmo em termos de reacção da bola é quse igual

se ainda subsistirem dúvidas, vão ao site da Global Stadium e vejam opiniões acerca destes relvados de jogadores e treinadores ... há jogadores a dizer que de olhos fechados não sentiriam qualquer diferença e treinadores a dizerem que aquele é o futuro ( tal como muita gente da FIFA ... ) ...

Eu sou totalmente a favor da introdução de um sintético de última geração

Achar que um sintético é de atrasados é um erro enorme. É uma evolução natural de um desporto profissional à semelhança do que acontece , por exemplo nos EUA

Anónimo disse...

Mário Rui Oliveira agradeço-lhe o esclarecimento. Que os velhos do Restelo que se julgam muito "avançados", mas que mais não são que maldizentes e ignorantes, tenham aprendido consigo. Acho muito bem que a direcção RESOLVA este problema em definitivo. SL - Ulisses.

Leão de Telheiras disse...

Mário Rui Oliveira: vai para os EUA que não fazes cá falta nenhuma!
Sportinguista sou eu.... dassseeee

Anónimo disse...

Ó Leão de Telheiras,essa do Sportinguista sou eu, paga direitos de autor aqui ao Algarvio de Faro.
Sportinguista sou eu,homem,o resto é quase tudo más linguas.

Anónimo disse...

«É sempre uma boa notícia. Todos sabemos que [o relvado] não está nas melhores condições e dificulta-nos e muito a nossa tarefa e facilita as equipas que vêm a Alvalade para defenderem e assim obterem alguma coisa», disse hoje Pedro Mendes, acerca do possível sintético.

Anónimo disse...

Preferem um relvado de porcaria, cheio de buracos onde ninguem consegue jogar ou um relvado artificial de ultima geração, que a unica diferença é a bola saltar um bocado mais quando bate no chão?! Sinceramente tou farto destes relvados miseráveis se não conseguem resolver o problema que venha o sintético e já agora muitos clubes da Rússia jogam em sintético e clubes da Champions. Não sei se na Alemanha tambem não há clubes que joguem em sintético.

Anónimo disse...

Sou benfiquista e a mediocridade do Sporting agrada-me, mas chega a ser anedótico este discurso! Porque este ano estão longe de se puder queixar de arbitragens, só faltou mesmo dizer que vão perder o campeonato por causa da relva! Para o ano é por causa da iluminação, para o outro pela direcção do vento em alvalade...típico dos Sportinguistas! Mas porque não mudaram logo a relva no início da época - pelo que sei esta queixa já é antiga-?

Renman disse...

Respondendo ao Fim Anunciado, recordo-me eu...

O ultimo sintético que jogamos foi para a Liga dos Campeões, em Moscovo contra o Spartak,onde empatámos 1-1 com um golo de Nani. Na época a seguir, coincidências das coincidências, nesse mesmo estádio Nani e Ronaldo sagram-se campeões da Europa.

Realmente há com cada ideia, ora agora, um sintético em Alvalade, sintéticos só em finais da Champions e eu n quero ver o estádio do meu clube envolvido nessas coisas,lololol

xico fininho disse...

Olha...!

Afinal é da relva.

Isto quando não se sabe dançar até os sapatos 'apertam'!

joaquim agostinho disse...

Oh seu anormal! Qual é o clube que se queixa das arbitragens este ano?

joaquim agostinho disse...

Oh seu anormal! Qual é o clube que se queixa das arbitragens este ano?

Tiago disse...

Tudo é desculpa para criticar...
Informem-se antes de abrirem o frasco do veneno.
http://pt.uefa.com/memberassociations/news/newsid=257093.html

Futebol em disse...

http://abancadanascente.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...