sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Um Sporting de calças vincadas na Europa

Até agora, nestes primeiros meses da temporada, o Sporting tinha sido pouco convincente, apesar de algumas flores nas competições europeias. Principalmente, revelou incapacidade em marcar golos ou em segurar vantagens mínimas. Nesta quinta-feira, em Alvalade, frente ao Levski Sófia, foi o contrário de tudo isto, ou melhor, foi fiel à sua identidade europeia e arrancou a sua melhor exibição da época, triunfando por 5-0, a maior goleada da temporada, e reforçando a liderança do Grupo C da Liga Europa, depois do triunfo na primeira jornada frente ao Lille.
Coisa muito rara no Sporting dos últimos anos: Liedson começou no banco, depois de ter sido substituído ao intervalo no jogo com o Nacional. As mentes mais conspirativas dirão que algo se passa, Paulo Sérgio dirá sempre que é opção técnica. A verdade é que o avançado luso-brasileiro tem andado longe dos golos e nesta quinta-feira foi preterido por Hélder Postiga, que também não conseguia marcar mas que beneficiou de uma política de semi-rotatividade por parte do técnico “leonino” para os jogos europeus.
Não foi uma mudança radical, antes alguns retoques. Regressaram Polga, Maniche, Matias Fernandez e Diogo Salomão para um 4x3x3 em que Postiga era o único ponta-de-lança. E durante meia-hora parecia o mesmo Sporting para consumo interno, domínio territorial, algumas oportunidades, mas tremenda falta de pontaria. A redenção viria mais tarde, mas Postiga foi o grande protagonista do desperdício, não conseguindo dar seguimento à produção ofensiva de um flanco direito em alta rotação composto por João Pereira e Simon Vukcevic.
Postiga teve três boas oportunidades para marcar (9’, 18’ e 30’), mas não o fez, numa altura em que os primeiros assobios dos poucos milhares presentes em Alvalade já se faziam ouvir. Antídoto para os assobios, um golo. Aconteceu num canto de Matias Fernandez aos 30’, em que Daniel Carriço, ao primeiro poste, marcou de cabeça. Justo, pela muito fraca produção do líder do campeonato búlgaro, que apenas criara algum perigo nos primeiros minutos quando Dembélé aproveitou uma perda de bola de Polga para fazer um remate, durante muito tempo o único que o Levski fez à baliza de Rui Patrício.
O segundo golo seria uma questão de tempo e apareceu ainda antes do intervalo. Aos 44’, Vukcevic cruzou na direita e Maniche, de cabeça (coisa muita rara para ele, que costuma marcar em remates de fora da área), fez o 2-0. Aqui já estava mais presente o Sporting versão Europa, aquele que marca golos (o que tem faltado) e que não se deixa supreender (o que não tem acontecido).
Os dois golos da primeira parte tiveram um efeito tranquilizador e galvanizador nos jogadores “leoninos” para o que restava do jogo. É certo que o adversário deixava, mas o Sporting podia ter desligado completamente e não o fez. A ala esquerda, com Evaldo e Salomão, começou a funcionar melhor e o jovem contratado ao Real Massamá começou a assumir protagonismo. Esteve perto do golo aos 47’, após cruzamento de Vukcevic, mas iria estrear-se a marcar com a camisola do Sporting aos 53’, cabeceando da melhor maneira após passe de João Pereira.
O momento da noite seria de alguém que nada tinha feito para o avolumar do resultado. Aos 61’, Hélder Postiga, o ponta-de-lança que não marca golos, arrancou um potente remate de fora da área que não deu hipótese ao guardião Petkov. Terá sido o golo mais celebrado, pelo menos dentro de campo, que também serviu para moralizar o jogador. Postiga ainda mandou mais uma bola ao poste e depois foi substituído por Saleiro, sentando-se no banco de onde não saíram nem Liedson nem Yannick.
O único golo não português da noite foi de Matias Fernandez ao 79’, após uma grande jogada de Abel. Era o culminar do melhor jogo da época e da maior goleada leonina. Aconteceram os golos que têm faltado em outras ocasiões e o Sporting mostrou que também sabe jogar futebol e cometer poucos erros. Resta saber se esta foi a excepção, ou se irá ser a regra. É a grande interrogação.

FONTE:
Marco Vaza, "Público Online", 30-09-2010
Obs. - Título da responsabilidade do LEÃO DA ESTRELA
Fotos: Associated Press e Reuters

20 comentários:

Rui MCB disse...

O Postiga fez bem mais do que o golo, até um simples resumo nas TV demonstra isso. Hoje mereceu ovação de pé. Tal como Vukcevic que não marcou golo nenhum, ou Salomão. De todo o plantel só um jogador me mereceria um forte reparo, mas hoje não me apetece. SL

Leão do Berço disse...

Cinco golos. Um balão de oxigénio. Um cara na Liga caseira, outra cara na Liga Europa. Porquê? Não sei. Mas que algo não bate certo, não bate. A exibição? A mesma de sempre. Algumas vezes roça o brilhante, como segundos depois cai na miséria. Uma pequena grande diferença. Na Liga Europa, marcam golos que se fartam...

40PostasPescada disse...

O comentário do Público online está bem amanhado mas era suposto lermos o que pensa LdaE sobre o jogo...ou o chip só está preparado para as derrotas e o botabaixismo?

Anónimo disse...

Esse senhor devia ter vergonha na cara qd fala do Postiga. Deve ter ainda azia de qd ele levou literalmente às costas o FCP à conquista da UEFA. Porto que tanto "chorou" o castigo injusto q o tirou da final...

O Postiga, com o devido enquadramento, é só, o melhor avançado português da actualidade.

Digo-o há muito, não agora, e mantenho, até que apareça um novo Pauleta.

Falhou golos? Sim...

Não fez nada? Eh pa... ainda bem que há quem saiba ver bola e há os jornalistas...

Lembra-se como nasceu o golo "saca rolhas"...leia-se, o 1º? Lembra-se quem "gera" o canto?

Não seja quadrado, sim?

SL

Mauro Silva disse...

O "Gangue" das gangas deve ter ficado fu...lo da vida!!!

http://sportingpornos.blogspot.com/

SL

Anónimo disse...

Por António Barroso

Sócios aprovaram em AG lucro de 2,38 milhões de euros em 2009/10. Passivo desce 90 milhões de euros

Uma brutal redução de 90 milhões de euros no passivo - de 162,2 milhões para 72,5 milhões - e a obtenção de lucro no valor de 2,383 milhões de euros, após dois anos de prejuízos, destacam-se nas contas do Benfica (clube) do exercício de 2009/10 (até 30 de Junho), ontem à noite apresentadas pela Direcção e aprovadas pelos sócios por unanimidade, em Assembleia Geral, na Luz.

A reestruturação empresarial do Grupo Benfica explica algumas das modificações, a par do incremento das receitas, em especial de quotas (mais dois milhões de euros de impacto). Mas o activo também desceu, em 87,4 milhões de euros: situa-se agora em 57,7 milhões de euros.


Leia mais na edição impressa de A BOLA
01:02 - 01-10-2010
PARTILHAR

Anónimo disse...

É este ano que ganham a Taça das Cidades com FÉ, LOL

aNNóNNimo disse...

Não se iludam.

Os búlgaros jogam menos que o Mafra.

São de uma 'bulgaridade' que até mete dó.

Se até o avantajado 'Manichelin' lhes consegue fazer um golo de cabeça ...!

LEÃO DA ESTRELA disse...

40 POSTAS DE PESCADA... É mesmo isso que lanças... postas de pescada... Não escrevi o meu comentário porque não vi o jogo. Ou melhor, não pude ver o jogo. Por isso, socorri-me da análise que me pareceu mais aproximada do que se passou em campo.

Jedi Master Atomic disse...

Este comentario do publico tem uma gaffe de todo o tamanho. Refere que o golo do Salomão é:

"cabeceando da melhor maneira após passe de João Pereira."

Nada a ver. Salomão remata com o pé esquerdo à meia volta após uma assistência de cabeça de Postiga que ocorreu após o centro do João Pereira.

Anónimo disse...

meus amigos ....o comentário do anonimo que fala do passivo do SLB é que nos devia interessar .....pois esta época mais uma vez vamos patinar!!!!Vejam o bom dos outros e não critiquem por criticar pois só revelamos inveja . Copiar o modelo dos corruptos do norte diz tudo ....e o tudo é vermos na situação que estamos!!!! Falidos mas com a mania que somos ricos ...igual ao nosso país !!

DUX XXI disse...

Assim já vale a pena assistir a um jogo! Eu acho que o aconteceu foi mais o chamado "efeito push-up"!
http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2010/10/o-efeito-push-up-na-realidade.html

40PostasPescada disse...

LdE ... eu também não vi o jogo mas pelo menos estou feliz pela vitória do Sporting.

Anónimo disse...

o que aconteceu ontem ...é..somente ....tapar o sol com a peneira !!!! Vamos assobiar para o lado que estamos fodidos !! vejam od corryptos B do norte ...qualquer dia ...se não foi já ...ultrapassam-nos !!!

Anónimo disse...

Destaque claro para Postiga que é um grande jogador e tem tudo para mostrar esta época que é o melhor PL a jogar em Portugal.
De facto, o Polga ainda é muito melhor do que o NAC.
Basta ver que cada derrota ou empate do SCP está ligada a deslizes do NAC.
O NAC poderá vir a ser, a curto prazo, um excelente central mas o Polga está num patamar muito mais alto, como se tem visto e os resultados mostram isso mesmo.
A questão da altura dos centrais é pertinente mas creio o o mister cedeu à opinião da bancada que queria o Polga no banco e isso mostrou falta de personalidade.
Contra equipas altas e fortes nas bolas paradas temos a possibilidade de meter o Torsi (o mais poderoso do ponto de vista físico e é alto) a lateral que já se viu com bons resultados.
Zico

VaideMota disse...

Não há hipótese.. o Sporting é efectivamente o clube mais azarado do mundo.

Numa semana em que a contestação é como nunca, que a direcção se enterra cada vez mais, que saem regulamentos internos que ainda afastam mais adeptos e equipa, que os resultados desportivos estão a milhas dos desejados e a equipa parece um frágil barco sem ninguém ao leme....

..massacra uma equipa modesta da Bulgária e apaga da memória parte das imensas coisas que motivam a contestação.

Sinceramente, o melhor que podia ter acontecido ao Sporting era perder por 3 em casa para ver se o edifício ruía de vez.. a última coisa que o Sporting precisa é dar balões de oxigénio à malta que lá anda...

RIP SCP.

Anónimo disse...

Lde

"não pude ver o jogo. Por isso, socorri-me da análise que me pareceu mais aproximada do que se passou em campo."
Se nao viu o jogo como e que sabe que essa analise e a mais aproximada do que se passou em campo?


Paulo Bento

Anónimo disse...

o SCP goleou uma equipa muito mais forte (1º classificado) do que a que o FCP ganhou.

Anónimo disse...

GOSTEI DA VITÓRIA

MAS ELES ERAM TÃO FRAQUINHOS

Anónimo disse...

De calças vincadas OU DE FATO DE MACACO? Grande atitude! Só vêem defeitos no Postiga, em vez de destacarem O BOM JOGO QUE FEZ! Força Sporting, Força Postiga! -Ulisses-

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...