quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Carta Aberta a José Eduardo Bettencourt

Exmo. Senhor Presidente do SCP,
Dr. José Eduardo Bettencourt,

No exercício das suas funções como presidente do Sporting Clube de Portugal e da SAD, o Dr. José Eduardo Bettencourt tem muito por onde ser criticado. O blogue LEÃO DA ESTRELA tem sido, aliás, crítico frontal da sua gestão como presidente do clube e da SAD, por razões factuais expostas em sucessivos escritos.
A avaliação de um dirigente desportivo é fácil de fazer: basta olhar para o que foi prometido – “um Sporting muito forte”… –, para o que foi cumprido e tirar as conclusões. No caso do Sporting, um cruzamento interminável de factores negativos têm concorrido para que tudo corra mal. Não há resultados desportivos, não há resultados financeiros e sobram notícias da mais diversa natureza, grande parte delas sem motivos de orgulho para o Sporting e os sportinguistas. Tudo isso, o senhor Presidente justificou invocando a Lei de Murphy, segundo a qual, “se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará".
O motivo desta carta aberta, senhor Presidente, é para lhe dizer que a coisa está a correr tão mal que até alguns dos seus consócios do Conselho Leonino andam de cabeça perdida por causa de uma fotografia, que mostra o Dr. José Eduardo Bettencourt, no seu direito inquestionável a uma vida privada, bem disposto, numa festa entre amigos. Uma fotografia que não tem nada de extraordinário, nem de errado, mas que sócios com responsabilidades acrescidas – pelo cargo que ocupam no clube – resolveram espalhar, indignados com a figura do presidente do clube.
Quero dizer-lhe, senhor Presidente, que o blogue LEÃO DA ESTRELA recebeu várias cópias dessa fotografia, há uns meses, pouco tempo depois das suas famosas férias no Brasil. Obviamente, a fotografia não foi publicada no LEÃO DA ESTRELA, nem foi feita qualquer referência a ela. Porque, simplesmente, não havia nenhum motivo para o fazer. Na verdade, ninguém tem nada a ver com aquilo que o Presidente do Sporting faz ou deixa de fazer nos seus tempos livres. Provavelmente, o problema dos alegados autores deste acto criminoso – basta consultar o Código Civil (artigo 79, sobre o direito à imagem) ou o Código Penal (artigo 192º, sobre a devassa da vida privada) – é que talvez já não tenham amigos com quem confraternizar. O Dr. José Eduardo Bettencourt saberá de quem se trata…
Senhor Presidente, o que é extraordinário, e que diz muito da grave doença que está a enfermar o Sporting Clube de Portugal, é que um caso destes seja objecto de preocupação e ocupação de membros do Conselho Leonino. Ora, imagino que não tenha sido para isso que foi criado este órgão de consulta do Conselho Directivo e da Assembleia Geral. Donde, seria capaz de valer a pena equacionar a sua extinção, numa próxima revisão estatutária. Um Conselho Directivo, um Conselho Fiscal e uma Assembleia Geral são órgãos suficientes. Ah! E um voto por cada sócio em cada eleição interna. Haveria mais democracia e mais espaço para respirar… Seria bom para o futuro do Sporting Clube de Portugal!...
Saudações Leoninas,

Luís Paulo Rodrigues, editor do LEÃO DA ESTRELA

18 comentários:

Filipe Fernandes disse...

"Obviamente, a fotografia não foi publicada no LEÃO DA ESTRELA, nem foi feita qualquer referência a ela. Porque, simplesmente, não havia nenhum motivo para o fazer".
Então para isso escreves uma carta aberta onde referes a dita fotografia.

Pela primeira vez estamos de acordo em alguma coisa:

"Ora, imagino que não tenha sido para isso que foi criado este órgão de consulta do Conselho Directivo e da Assembleia Geral. Donde, seria capaz de valer a pena equacionar a sua extinção, numa próxima revisão estatutária."
Extinção do conselho leonino.

Agora vou-te elucidar de algo.
"um voto por cada sócio em cada eleição interna."
É falta de democracia, e explico-te,
sabes o que ía acontecer, é que no período anterior ás eleições era ver as listas candidatas a inscreverem e a financiarem inscrições de sócio.
Agora diz-me de tua opinião achas que vale tanto um voto de um sócio que vive o clube há 50 anos ou de um qualquer badameco inscrito como sócio no dia anterior para votar numa lista de um polícia qualquer?

Este post é vergonhoso e um ataque sublime e encapotada à imagem do presidente de uma instituição secular.
Numa fase em que a equipa começa a dar mostras de uma recuperação em termos desportivos.
Não precisamos de Sportinguistas que por motivações eleitoralistas, ataquem e tentem deitar abaixo o Sporting.

Caro Luís Paulo Rodrigues, obviamente demitia-o.

LEÃO DA ESTRELA disse...

Caro Filipe Fernandes: deixe lá as eleições que tanto o atormentam. Essa não é a minha agenda, embora lhe convenha dizer que é. Quanto à questão "um sócio, um voto", é evidente que implicaria mecanismos que evitassem as situações extremas que referiu. E esses mecanismos existem. É só ter vontade de estudar as soluções. Não só limitando as candidaturas a "x" anos de associado (por exemplo, só poderia ser candidato a dirigente quem tivesse um mínimo de 8 anos como associado) e limitando os votantes também a determinado tempo prévio como associado. Por exemplo: só poderia ter capacidade eleitoral quem fosse associado durante pelo menos 4 anos. Seria, obviamente, muito mais democrático do que o que acontece agora, em que um associado, só porque nasceu num lar rico consegue chegar aos 18 anos e ser já um sócio antigo.

Anónimo disse...

grande leao da estrela. isto sim é ter tomates. grande carta, com todos os pontos nos is. parabéns Luís.

Anónimo disse...

Epá, desapareçe da blogosfera, tu e o teu mau feitio, Não és um verdadeiro Sportinguista, és um derrotado. Sai

Berde e Branco disse...

Caro LdE,

Acompanho regularmente este blog, embora confesse que muitas vezes fico confuso com o que escreves, como foi o caso, uma vez mais.

Mas tocas num ponto essencial, no qual te dou inteira razão. A falta de democracia do sistema de votação actual do nosso clube.

Sou frontalmente contra a existência de mais do que um voto por pessoa. Isso é manter o clube distanciado das novas gerações.

É claro que também não podemos facilitar em demasia pois existiriam fenómenos de caciquismo que em nada beneficiariam o clube.

Mas será assim tão difícil estabelecer regras tão simples como:

1 voto por pessoa, maior de 18 anos, com quotas em dia, e filiação ininterrupta de 3 anos.

Os candidatos aos órgãos sociais têm de ter mais de 25 anos, as quotas em dia, e filiação ininterrupta de 10 anos.

Não melhoraria isto a democracia do nosso clube, permitindo um diálogo inter-geracional muito mais profícuo?

Não tenho dúvidas. Nisto estou absolutamente contigo.

SL

Nuno Caetano disse...

Caro Luís Paulo,

Aqui está a prova de que se no post anterior tivesse evitado que o seu "pé" resvalasse para o "chinelo", teria agora poupado muito latim...

Mas mais uma vez o meu caro não conta tudo. Evita dizer que se alguns dos "opositores" do actual presidente não andassem tão preocupados em arranjar todo e qualquer motivo para "bater" nele (como se faz igualmente neste blogue) alguns membros do CL não andavam "preocupados e ocupados" com este (não) assunto...

Daqui até inferir que o Conselho Leonino não tem razão de existir, é mais um passo (muito utilizado também por esta "corrente oposicionista", tal como a velha questão 1 homem/1 voto...) para a descredibilização de um órgão que, tem toda a razão de existir e que apenas não é devidamente utilizado pelos seus associados em altura de eleições, nem pelos órgãos dirigentes eleitos (mais preocupados em evitar as manobras de bastidores "palacianas" do que em ouvir quem tenta ajudar, mesmo que não seja das suas "fileiras").

O Sporting merece uma "oposição" mais inteligente do que isto. Merece quem se dê ao trabalho de se preocupar mais com o clube e menos com as pessoas que, em determinado momento, o dirigem. Merece quem se dê ao trabalho de analisar bem os estatutos e regulamentos do clube em vez de andar constantemente a brandir questões (supostamente) democráticas como a de 1 homem/1 voto.

Porque o meu filho não nasceu num lar rico e (se assim o quiser) com 18 anos de idade terá outros tantos de sócio. Tal como eu também não nasci num lar rico e, com essa idade, tinha já 13 anos de associado e posso, pelo menos, orgulhar-me de, nos últimos 15 anos, não ter votado em nenhum dos presidentes eleitos...

Anónimo disse...

Agora não tenho duvidas és mesmo lampião.

vitor disse...

Gostava de clarificar que se trata do meu 1º comentário no leão da estrela que para além de não frequentar questiono que soberba a audácia de questionar a eficiência da direcção do sporting num sitio constituido segundo o autor por paixão leonina onde um script nem navegar com o i.e. de uma forma eficaz permite, que é só o browser instalado em mais de 90% dos computadores em Portugal. Sobre capacidade estamos conversados, não sei que aulas recomenda a Bettencourt, ao leão da estrela não faria mal consultar o spyare. Falar de privacidade num sitio dissimulado por ressabiamento é no minimo outro exercico bizarro. Constatada que está a falta de coerência, razão inclusive de existir do sitio ainda consegue faltar ao respeito a quem assegura o clube desde sempre, inclusive que tenha chegado até nós intacto?! Maravilhosa a forma como esta gente insiste em existir. Não valendo de nada, o normal é os adeptos apoiarem o seu clube, quando propôem o novo conceito de democracia em relação a um clube desportivo que até oposição permite?! era bom que soubessem do que falam, sobretudo o que dizem e como dizem, mesmo que não faça sentido nenhum. Já agora o sporting joga logo á noite, ainda há quem se preocupe com a real actividade do clube. Não precisa de se preocupar comigo, normalmente só frequento sitios que funcionam, a questão do boicote que se propôe já é secundária a partir do momento em que nem isso consegue reparar e eu já não vinha cá há meses, cheguei cá através de outro ressabiado do movimento que permitiram comentar no fonte segura. S.L.

aNNóNNimo disse...

LdE

Deixe lá o JEBulani, bem como os seus (dele)'amigos' galegos, na pouco santa, mas idolatrada mafia 'papal'!

Se você continua a tocar-lhes nas feridas, ainda o hei-de ver acusado de ser ...'lampião'!

Anónimo disse...

Eu tenho fotos do homem,a roer as unhas, a tossir, a espirrar,a rir ,a chorar, a cantar,a abotoar botões,a atar os atacadores, a fechar a berguilha,a apagar velas, a acender luzes, a apagar luzes, a subir e a descer escadas, e ainda a ligar o carro,a atender o telefone,etc etc.
Enfim um album enorme.
Cansei.
A saga da má lingua continua.
Sportinguista sou eu, o original.

Anónimo disse...

Ah ganda leão... òbviamente não a publico, não sou paparazzi, mas sublinarmente dou eco à mesma...está muito bem.. e parte daí para o ataque a um órgão de que, curiosamente fazem parte pessoas da sua facção que foram eles a puxar da dita cuja. Melhor ainda! Altamente credível, ao melhor nível e estilo "estreleniano" e dum maqiualelismo notável. Parabéns - Ulisses.

Filipe Fernandes disse...

Tu e os teus estais cada vez mais sozinho.

40PostasPescada disse...

com amigos e bloguers destes, quem precisa de inimigos?

mas o que é extraordinário, e que diz muito da grave doença que está a enfermar a oposição ao Sporting Clube de Portugal, é que um caso destes seja objecto de preocupação e ocupação por parte de gente que ainda não se conformou com os resultados eleitorais e, mais do que isso, sofre com as VITÓRIAS do clube.

MaximinoMartins disse...

Não tenho nada contra a possibilidade de um sócio um voto, se salvaguardadas algumas situações, como seja por exemplo o sócio sê-lo há pelo menos 2 ou 3 anos...
Agora essa de escrever uma carta aberta fazendo referencia à existencia de uma foto "comprometedora", argumentando ainda por cima que o Presidente do Sporting também tem direito a vida privada...é no mínimo surrealista...!!!
Caro consócio, não tenho que lhe dar conselhos, mas parece-me que faria um melhor serviço ao Sporting, se enveredasse por outra postura...
Não é obrigado a apoiar o trabalho, nem sempre certo reconheço, do actual presidente, mas há-de concordar que ao denegrir continuamente a sua imagem, não está de maneira nenhuma a elevar o nome do Sporting...

Reconhecendo que o homem tem direito a momentos de alegria com os amigos, ainda por cima em tempo de férias...talvez seja perfeitamente despropositada...essa dita carta aberta, fazendo referencia a esse facto que afinal, ao contrário do que escreveu..."desejou" trazer para a praça publica...

Não me atrevo a chamar-lhe lampião como outros o fizeram, mas acredito que não tenha feito apelo à sua total racionalidade e sportinguismo, quando se lembrou de publicar essa sua carta aberta...

Vamos lá tentar colocar os pés no chão e fazermos todos, se possível...uma força conjunta para elevarmos o Sportiong ao patamar que todos certamente desejamos...
Não enveredemos pelo insulto, nem contra os dirigentes, nem entre nós sócios e adeptos...

Força Sporting...!!!

Pois o Sporting...é o nosso grande amor...!!!

Saudações leoninas...

Francisco Leitão disse...

Um conselho para o LdE: pick your battles.

O registo que vem utilizando descredibiliza-o e descredibiliza de um modo geral todos aqueles que, por muitos e muito válidos motivos, não se revêem no estado de coisas vigente no Sporting. E quem lho diz é alguém que dificilmente podia estar mais nos antípodas desta pandilha que dirige o Clube.

Há que criticar o que não presta - e há tanto -, louvar o que é bem feito, dar contributos positivos para as muitas escolhas que o Clube tem pela frente, e saber dar às pessoas e aos factos a importância que têm. É possível abordar várias matérias sombrias da vida do Sporting, a precisarem urgentemente de ver a luz do dia, sem cair neste tipo de opção editorial.

Do meu ponto de vista, essa conversa da fotografia - que toda a gente sabe qual é - teria como único ponto relevante o saber-se quem são os conselheiros que acham que um fait divers desses é motivo para um presidente se demitir, se é que isso é verdade. Ainda por cima com tantos outros motivos demissão à vista, para não dizer perda de mandato... E se o LdE não diz quem são os ditos conselheiros, então mais valia não dizer nada.

Desculpe o tom paternalista mas sinceramente acho que o seu blog está a baixar o nível e a perder um bocado as estribeiras, o que é uma pena pois tem sido um espaço importante da net sportinguista.

Pedro Guerreiro disse...

Não percebo porque é que querem 1 voto por cada sócio se nas últimas eleições, para além de JEB ter tido 90% dos votos, teve também cerca de 90% de votantes. Por isso ia dar ao mesmo.

Se querem que JEB não ganhe é fácil mudem os estatutos de maneira a que pessoas com cabelo muito branco não se possa candidatar :)

Força Sporting!
Sócio 6190

50 postas de maruca disse...

Se em vez de serem capachos do Sistema se preocupassem com os destinos do clube faziam melhor.

Este JEBO tem que ser corrido o quanto antes para isto voltar a ser um clube desportivo e não um parque de diversões.

Camilo disse...

EM FRENTE, LEÃO DA ESTRELA,
SEM MEDO!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...