sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Taveira, o arquitecto de Alvalade

Eis o arquitecto Tomás Taveira. Benfiquista do coração, foi o homem que fez o projecto do Estádio José Alvalade, onde a falta de luz solar e ventilação impede a relva natural de viver... Foi também ele que optou pelas cadeiras em várias cores de modo a simularem a presença de muito público mesmo com o estádio quase vazio. O homem era, de facto, um visionário... Agora, uns dez anos depois, há sportinguistas que acordaram para a realidade e querem pedir responsabilidades ao arquitecto... Mas acordaram tarde, evidentemente.

15 comentários:

h1n1 disse...

Ainda hoje pergunto como é possível o Sporting ter encomendado uma obra ao Taveira, que passado uns anos e depois de ter feito o estádio foi inibido de exercer arquitectura por várias atrocidades. Resta-me consolar com o novo pavilhão do Sporting que vai ser sem duvida uma obra-prima da arquitectura feita pelos ARX, que são para mim um dos melhores ateliers de arquitectura em Portugal. Estejam atentos! E também se fala que talvez os ARX façam uma remodelação ao estádio, embora para já tenha ficado em águas de bacalhau.
Saudações

Camoesas disse...

DEIXO-VOS AQUI UM GRANDISSIMO ESTIMULO PARA AQUILO QUE TODOS TEMOS DE SER!!

www.youtube.com/watch?v=cJdtSY3rlwY&feature=grec_index

VAMOOOOS!!

FAZER DE ALVALADE O INFERNO QUE ERA PARA OS ADVERSÁRIOS, CHEGA DE SUSPEIÇÃO, DE PRESSÃO, VAMOS FAZER DE ALVALADE UMA FESTA!

OS JOGOS EM CASA SÃO TODOS PARA GANHAR, CONTRA OUTRO GRANDE OU CONTRA UM MIJA-NA-ESCADA, VAMOOOS!!

CHEGA DE MENINOS DE BEM, MENINOS DE SOFÁ, NO ESTÁDIO É PARA APOIAR!!

SPORTING SEMPRE!!!

Jota disse...

O actual estádio do Sporting tem vários defeitos, alguns deles bem óbvios. Terá também algumas qualidades, ou não teria sido palco do Euro 2004 e de uma final da Taça UEFA. Agora, custa-me muito a acreditar que o estádio esteja vazio por causa do próprio estádio. Obviamente que o estádio vai esvaziando à medida que a qualidade da equipa de futebol que nele evolui também vai piorando. Algo que acontece de ano para ano.

Anónimo disse...

Sete(7) anos depois é que lhe imputam responsabilidades... não estará já fora de prazo...?

Anónimo disse...

pedir contas ao taveira?? ou a quem lhe contratou o serviço, em vez de contratarem a quem é especialista em estádios? solução adoptada pelos nossos rivais... manias deles

Porting disse...

TODO LÁ DENTRO!

David Duarte disse...

Na altura em que o estàdio foi inaugurado penso que apenas os sportinguistas, e nem todos, gostaram dele. Incrivel como o estàdio é feio!

Sou benfiquista, mas penso que não estou a ser faccioso ao dizê-lo. O Sporting merecia bem melhor. Fazer um estàadio de futebol sem ter em consideração um factor essencial, o relvado, é não saber o que é futebol (San Siro està no mesmo caso).

Fazer um estàdio de futebol de um grande a pensar que o estàdio não estarà cheio e por esta razão fazer um jogo de cores arrepilante com as cadeiras em vez de valorizar as cores do clube (por que não jogar com padrões verdes, mas bem verdes, e brancos? Porque não reproduzir a camisola do Sporting nas bancadas com o emblema nas centrais?) é não saber o que se està a fazer.

Mas o verdadeiro problema dos sportinguistas é que estas questões agora vêm demasiado tarde e por isso vão ter de viver com este estàadio pelo menos durante os proximos 40 anos.

Saudações gloriosas!

Anónimo disse...

A responsabilidade não é só do Taveira. É também dos dirigentes da altura (Roquete incluído)que lhe confiaram o projecto do estádio. Como é possível entregar o projecto daquele que foi pensado para ser O ESTÁDIO DO SÉC. XXI a um gajo que só tem mamarrachos espalhados por toda a cidade de Lisboa??!!!

Anónimo disse...

h1n1

Quando não se sabe do que se fala o melhor a fazer é fechar a boca, sempre se evita a entrada da mosca!

O projecto de CONSTRUÇÃO do AlvaLidl, NÃO É de Tomás Taveira - que é só autor do projecto de ARQUITECTURA - e sim dum gabinete de engenharia de um sócio lagarto.


Tanta parvoíce junta!

O arq. Tomás Taveira além de manter o gabinete, é professor na faculdade de Belas Artes...!

Campo Grande disse...

Ao anónimo anterior: talvez fosse interessante que nos explicasse a diferença entre projecto de arquitectura e projcto de construção, sendo que isso não interessa para o caso em apreço.

Anónimo disse...

Campo Grande

"Para o projecto de construção do novo Estádio contou-se com a colaboração dos construtores que tinham acompanhado o Arena - de relembrar que na altura o Estádio de Amesterdão era a fórmula mais recente e apelativa de construção daquele género."

Bàsicamente e de um modo simples o 'projecto de arquitectura' trata da beleza (ou falta dela!)exterior e interior, final da obra.
Os chamados acabamentos finais e as comodidades.
(as cadeiras, as estruturas metálicas que pretendem simbolizar os mastros de uma caravela, todos os azulejos, a 'imitação' de uma onda na cobertura, a escolha de loiças dos sanitários, tipos de lâmpadas, etc)

O 'projecto de construção' engloba toda a parte de construção civil, estruturas em betão e metálicas, águas, gás, electricidade, esgotos, AVAC e espaços verdes...
onde suponho ter sido incluído o RELVADO

Anónimo disse...

Eu gosto muito do nosso estádio. Bem bonito. Talvez o individuo lá atrás gosta mais dos tubos da etar.

Baboon disse...

Não tinham nada que entregar o estádio a um lampião, ainda por cima famoso pelas suas "belas" obras em Lisboa.

Mais uma marca da corja Roquette, que dificilmente será apagada.

Anónimo disse...

negócios entre amigos é o que dá

h1n1 disse...

Caríssimo anónimo,
1- Um projecto de arquitectura é o que define a obra final sem descurar os projectos de especialidades e todos os intervenientes da execução da obra, que cumprem o estipulado no projecto geral. Logo a construção é feita a partir deles. O não cumprimento desses mesmos projectos que são aprovados previamente por entidades reguladoras (ex.CM de Lisboa e outras…) levam ao embargue da obra e consequente demolição.
2- A Faculdade de Arquitectura nas Belas Artes já foi extinta há vários anos! Já nem foi do meu tempo, veja lá!
3- Taveira foi expulso de leccionar na Faculdade Técnica de Lisboa em 2003 por razões várias.
4- Este senhor tb foi expulso pela ordem dos arquitectos de exercer actividade durante 10 anos. O gabinete de que refere é agora do filho!
5- O estádio foi projecto do Taveira e o interior do Alvalaxia foi projecto do Manuel Graça Dias.
6- O senhor Taveira de que tanto defende e estima, foi sem dúvida, a pior arquitectura que Portugal presenciou (para mal dos meus pecados). Aquele pós-modernismo que tanto usou e abusou nas suas obras é agoniante.
Se calhar por eu ser arquitecto até sei algumas coisas da área e, especialmente em relação ao meu clube!
Mas o meu sportinguismo leva-me a perdoar os insultos da ignorância alheia!
Saudações leoninas…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...