quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dicionário diz que os sportinguistas são lagartos



O jornalista da SIC António Cancela referiu-se a Paulo Sérgio como "treinador dos largartos". Foi o suficiente para que grande parte da nação sportinguista tivesse motivos para se sentir insultada ou enxovalhada. Porém, o jornalista, que já foi editor de Desporto da SIC, aparentemente, não cometeu nenhum lapso (ao contrário do que a própria SIC admitiu, depois, num pedido de desculpas à comunidade leonina).
O dicionário de Língua Portuguesa da Priberam (www.priberam.pt), disponível na Internet, dá um significado "informal" de lagarto como sendo "adepto do Sporting Clube de Portugal", que, por sua vez, é igual a "sportinguista". Algo que o departamento de comunicação do Sporting parece desconhecer, como se deduz da leitura da nota oficial divulgada no sítio do clube na Internet. Ler aqui.
O Sporting Clube de Portugal, em defesa da marca leonina, deveria, por isso, queixar-se à equipa científica que elaborou o dicionário e não à estação de televisão SIC. Tanto mais que estamos perante uma significação apenas informal, que não é justificada por qualquer fundamentação de ordem cultural ou histórica e que carrega uma conotação negativa sobre a instituição Sporting Clube de Portugal, o que não é mencionado no referido dicionário. Seria como considerar que "galinha" ou "gaivota" significam "adepto do Sport Lisboa e Benfica". Ou considerar que "porco" significa "adepto do Futebol Clube do Porto". Nestes dois casos também estaríamos perante significações informais...

19 comentários:

Gnitrops disse...

Eu sou sportinguista...

Eu sou leão...

Lagarto? Não obrigado!

JuvenalCarvalho disse...

Tudo serve para "bater". Em vez de nos insurgirmos a sério para com este trato arruaceiro para com o Sporting vamos buscar questões de dicionários, e tal... Tudo meramente informal
Ok, esclarecido então!

Repórter H disse...

É misturar um bocadinho mais de tabaco, que é para "bater" um bocado menos...

40PostasPescada disse...

É como se a SIC tratasse os outros por LAMPIÕES e ANDRADES.
É um insulto? Depende do enquadramento e um noticiário da SIC não é propriamente uma tasca, embora às vezes pareça.

Hugo disse...

Agora, LdE, não tem razão nenhuma e é nestes pormenores que você perde credibilidade, porque coloca o seu ódio de estimação a JEB e Costinha à frente dos interesses do Sporting (viu-se isso no caso Moutinho). Então essa do dicionário cai num ridículo ao nível da palhaçada das maracas. Vamos é a ver se as medidas dos responsáveis do Sporting com respeito à SIC nos próximos dias não são também ridículas, mas tendo em conta a frouxidão dos ditos não me admirava nada.

LEÃO DA ESTRELA disse...

Então é assim: o dicionário está certo e a culpa é do Leão da EStrela! Boa, Hugo!

KID disse...

Vi isto em directo na sic noticias nem quiz acreditar...afinal ouvi mesmo bem...enfim não me importo que seja lagarto por ser do sporting...já que o resto q não seja lagarto para mim é merda!

Hugo disse...

Não se vitimize, LdE, porque ninguém o culpou de nada. O único culpado aqui é o jornalista da SIC que revelou uma falta de respeito para com o Sporting por usar uma expressão pejorativa, como você próprio reconhece. E o Sporting fez muito bem em reagir. Ou acredita que o jornalista teve de ir ao dicionário para saber que lagarto queria dizer sportinguista?

Hugo disse...

Já agora, ainda acredita no que escreveu aqui http://leaodaestrela.blogspot.com/2010/03/onde-esta-o-jornalismo.html ou devemos todos fazer um boicote ao dicionário?

Anónimo disse...

A culpa não é sua LdE, você só é... , mais nada...
Sócio 7149

MaximinoMartins disse...

Amigo Leão da Estrela...às malvas o Dicionário...!!!

Foi certamente feita essa designação por alguém com o curso feito num Domingo à tarde...!!!

É por sermos verdes...??

Vá lá, podiam chamar-nos por exemplo...: mambas verdes...!!!

A culpa não é sua...mas se sente confortável com essa designação é consigo...!!!

Eu sou Leão..eu sou Sportinguista...!!!

Lagarto a.... q os pariu...!!!

Anónimo disse...

por alguma razão o seu blogue é "Leão da Estrela" e não "Lagarto da estrela".

Ass: Leoa Ferrenha do Norte

Tiago disse...

Caro LdE,
Não me espanta nem ofende por aí além que no dicionário se associe lagarto a Sportinguista.
Aliás, no mesmo dicionário a palavra "lampião" está descrita como "Infrm. Adepto do Sport Lisboa e Benfica. = benfiquista"

Jota disse...

Se fosse num programa de humor não levaria a mal, num espaço alegadamente noticioso já me parece algo abusivo. Mas há que pôr as coisas em perspectiva: o que é isto comparado às ofensas que nós, sportinguistas, leões ou lagartos, sofremos todos os dias da parte de dirigentes, treinadores e atletas do nosso próprio clube?

vaso disse...

Se um amigo meu me chama lagarto, eu até nem levo muito a mal...

Agora, vir um borrego qualquer da SIC ou do raio que o parta dizer em directo "o treinador dos lagartos"... Epá, puta que o pariu! Um suposto profissional não deve usar esses termos que toda a gente sabe que são pejorativos.

O símbolo do Sporting é um LEÃO!

HMFS disse...

Se um sportinguista me chama lagarto, não vejo mal nenhum nisso, eu próprio já me designei por lagarto e lagartão e até acho piada, não há agressão verbal mas apenas brincadeira, agora realmente vindo de quem vem e onde foi, também acho ofensivo e completamente inaceitável. Todos sabemos que benfiquistas e portistas quando nos chamam lagartos o fazem pejorativamente. Tal como eu, pelo menos, quando os designo por lampiões, galinholas , tripeiros ou andrades...Tudo o resto são paninhos quentes e areia para os olhos. De resto, da SIC e da TVI não é de estranhar muito...

Ricardo Almeida, Vila Real disse...

Lá estamos nós a fazer de BANANAS! Querem ler o meu protesto aos administradores do site? Aqui vai

Caros senhores

Como adepto do Sporting Clube de Portugal, venho por este meio demonstrar a minha total indignação pela forma como associam LAGARTO a SPORTINGUISTA no vosso dicionário online. Informados decerto da polémica levantada por um jornalista da SIC tão básico como aqueles que colocaram essa informação na vossa página, já deviam ter feito alguma coisa e retirado essa referência maldosa. Actualmente é moda denegrir o Sporting Clube de Portugal, que está enfraquecido por não entrar em esquemas mafiosos que dão taças e campeonatos, vitórias atrás de vitórias conseguidas com FRUTA e CAFÉ COM LEITE. Sim, o Sporting Clube de Portugal não corrompe, e por isso não tem campeonatos. Talvez por isso, dirigidos por essa falta de ética que legitima as vitórias a qualquer preço, os individuos que associaram LAGARTO a SPORTINGUISTA transformaram-se eles próprios em CORRUPTOS, sinónimo também de JORNALISTA. Já agora, brinquem com as vossas mães, sinónimo de PUTAS!

Ricardo Almeida, BI 9892113
(EU NÃO TENHO MEDO QUANDO SE TRATA DE DEFENDER O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!)

luis Lutcha disse...

Não conhecem a própria história e ficam aqui a dar uma de coitadinhos.. cultivem-se e culpem a vocês próprios o termo "lagarto" Ano de 1951..

http://blog.verdebranco.net/lagartos/

luis Lutcha disse...

Não conhecem a própria história e ficam aqui a dar uma de coitadinhos.. cultivem-se e culpem a vocês próprios o termo "lagarto" Ano de 1951..

http://blog.verdebranco.net/lagartos/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...