domingo, 16 de janeiro de 2011

Acabou o património. Vamos ao futebol!...

Desde que me conheço como sportinguista, estava João Rocha na presidência do Sporting Clube de Portugal, nas décadas de 1970 e 1980, sempre se falou muito do património imobiliário do clube. É estranho, mas do Benfica e do FC Porto só ouço falar de jogadores, de treinadores, de golos e de títulos. Nunca ouvi falar do património do Benfica ou do património do FC Porto. Sei que eles têm estádio, têm pavilhão e têm academia. Não sei se têm património. Já o património do Sporting é sempre tema de conversa quando se fala da crise do clube. Josão Rocha sonhou com uma cidade desportiva e José Roquette, 20 anos mais tarde, planeou um novo estádio e a academia. Não fez o pavilhão, ao contrário de Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa. Mas sobrou terreno, o do antigo estádio (criminosamente demolido com o acordo dos sócios), e, claro, mais investimentos imobiliários na zona envolvente ao novo estádio para gerarem receitas que fortalecessem a equipa de futebol. O que nunca aconteceu. O dinheiro nunca apareceu para fazer do Sporting uma equipa de futebol com dimensão europeia. O clube, aliás, está há anos a apertar o cinto.
Agora, em 18 meses, José Eduardo Bettencourt, enunciando o propósito de tornar o clube governável, desbaratou o que restava do património. O Sporting Clube de Portugal não é dono da academia, nem do estádio. Não tem pavilhão. E tem uma SAD falida.
Donde, sem património, sem o tal património imobiliário que tem gerado tantos apetites leoninos, talvez agora o Sporting esteja em condições de começar a pensar no futebol, ou melhor, numa grande equipa de futebol, de dimensão europeia, como sonhou José de Alvalade, há mais de 100 anos.
Na verdade, o mal do Sporting têm sido interesses, vaidades e vinganças pessoais e negociatas que nada têm a ver com a missão desportiva da instituição. Oxalá esta crise acabe por limpar de Alvalade os patos-bravos que acabaram com o património. O grande património, afinal, não é de betão: são os adeptos, de Norte a Sul do País, e espalhados pelo estrangeiro. O grande património são os atletas, as vitórias e os títulos. O grande património é a marca Sporting, conhecida em todo o País e no estrangeiro. Por isso, agora que o património acabou, vamos ao futebol!...

16 comentários:

Anónimo disse...

Uma coisa o Sporting já ganhou.Poupança com o dinheiro que Bettencourt ganhava.

Rui Rodrigues disse...

Bom dia a todos os sportinguistas, tenho lido algumas opiniões sobre a demissão e parece-me que muitos dos meus consócios se apresentam satisfeitos. As razões vão desde o seu ordenado, á venda de patrimonio á SAD e como é obvio á gestão desportiva.
Por mim penso que o desgaste era evidente, carregado de declarações infelizes e um negocio desastroso com o Porto, aliás incidente que revelou a fraqueza da estrutura finaceira/desportiva do actual scp.
Mas também observava um caminho, sportinguistas com experiÊncia a dedicarem-se ao clube, uma estrutura desportiva blindada, uma equipa a crescer, um agente de futebol ( o melhor do mundo) como parceiro.
Pode ser politicamente incorrecto neste momento a minha opinião , mas acredito que esta situação, que a meu ver alguém a tornou inevitavel, é péssima para o Sporting, porque acreditem ou não o que falta a esta equipa é dinheiro para reforços de qualidade e quem vier a seguir ou tem dinheiro, ou arruína o clube ou segue o mesmo caminho que o Bettencourt.

PS:Neste momento qual o jogador/treinador de qualidade internacional que quer vir jogar para o SCP? ou qual a esperança internacional que deseja se destacar no SCP? Sportinguistas deveremos ter a humildade para entender porque é que o Vilas Boas não quis o Sporting, o Moutinho "fugiu", e o Paulo Bento ficou farto deste grandioso Clube.

Saudações leoninas

Viriato de Viseu disse...

Não tenho pena e antes me dá gozo o momento do vosso Ceportém (como lhe chama o Sousa Cintra)

Vocês venderam a alma ao Mafioso Corrupto e pedófilo lá de cima!!!

Vocês vivem para odiar o ENORME Benfica e para aplaudir todos os peidos mafiosos do CORRUPTO Lá de cima que emporcalhou o futebol desde há 30 anos.

Vocês não acreditam nas escutas, mesmo naquela em que o Araujo está a perguntar quem são os fiscais de linha que vos iam xistralhar em Barcelos...empataram lá 1x1 e ficaram mais longe do titulo.

VOCES SAO UNS TRISTES que só se alegram quando o Benfica perde!!!!

LeãoCarioca disse...

Vocês sabem a razão para o Bettancas se demitir?
Não foi a derrota, o mau momento da equipa, a falta de apoio dos adeptos... não é nada disso.
Ele fez o que se tinha proposto fazer... avançar com o projecto TERRÍVEL das VMOCs e agora mandou o sporting às Urtigas.
Dentro de 5 anos o Sporting já não será mais dos sócios!

Porting disse...

Eu não percebo nada de patrimónios nem de terrenos... só não percebo porque é que o sporting (que diz ser o 2º clube com mais títulos no mundo) construiu um estádio novo e não construiu um pavilhão para os seus atletas.

Arquivo Vivo disse...

Seria fácil, embora de mau gosto, vir neste momento gozar com o que vos está acontecer.

Não o vou fazer, vou apenas lembrar-vos que o que vos está a acontecer é o fruto daquilo que semearam desde que terminou o consulado de João Rocha.

Alguns de vocês estarão porventura convencidos que apenas perderam desportiva e patrimonialmente.

Não é inteiramente verdade, perderam muito mais do que isso: perderam identidade.

Deixaram de ser o SPORTING e passaram a ser o esbording, coutada de oportunistas que até a alma vos esbulharam e que vos venderam, de forma vil, a especuladores gananciosos e a corruptos criminosos.

Alguns inocentinhos ainda pensam que, com eleições, as coisa se poderão compor.

Não haverá eleições, porque não existe ninguém verdadeiramente sportinguista, com capacidade para dar "vida a um morto", além disso a pandilha que resta optará pela cooptação, que é um eufemismo para o rapar do tacho até que este desapareça.

Não vou ser hipócrita e dizer que tenho pena, porque não tenho.

Foram vocês que escolheram os vossos amigos, os vossos inimigos e
o vosso destino.

Serão vocês que terão de responder perante a História e a Memória daqueles que fundaram e engrandeceram o vosso clube.

Natálio Santos disse...

o que se podia esperar de um presidente que após ter ganho as eleições faz uma conferencia de imprensa aos saltos e a cantar insultos a um clube adversário...???

lawrence disse...

Estou a ver o Cotonete daqui a uns anos sentado no sofá com um netinho ao colo, a verem fotografias.
às tantas o avô diz:
"Esta aqui é de quando o avô foi presidente de um clube que estava na 1ª divisão"
Deixem de invejar a "galinha do vizinho" e tratem da vossa.
Já lhe comeram os ovos todos e agora é a galinha que está em risco de ir para o tacho (leia-se cofre dos bancos).

Anónimo disse...

o Fóculporto tem uma quê?! Uma Acadequê?! A CM.de GAia (nós portanto) tem um centro de estágios que arrenda a essa agremiação de mafiosos por meia dúzia de tostões sff! E tem um pavilhão à meia dúzia de meses.

Há que ser preciso!

Mike Portugal disse...

Esqueceste-te de uma coisa: a CML empatou-nos durante anos por causa dos terrenos, custando-nos bastante dinheiro. Só agora com esta direção a situação foi desbloqueada.

Arquivo Morto pelo Viriato disse...

o pessoal do galinheiro - que foi salvo de descer aos distritais pelo poder político, devido a dívidas fiscais e que já ultrapassou o passivo de 300 Milhões de euros - anda feliz com os problemas dos outros. O golo de ontem em Coimbra alegre qualquer corrupto.

Anónimo disse...

Relativamente à demissão do cotonete parece-me uma vez mais impulsiva, como todo o seu mandato.

1 mês depois de ter contratado um novo director desportivo, que supostamente seria o responsável pelas desgraças do futebol profissional, e logo no 1.º jogo, o presidente demite-se, deixando no clube as amélias que contratou( Couceiro, Costinha e Paulo Bento Sérgio).
É que nem na saída este tipo acerta!! Completamente fora do que deve ser um presidente.
Lembro-me de publicarem aqui uma fotografia do cotonete numa party meio "grog", que para mim o identificou: Um puto.
Com paixão, mas sem razão nenhuma.
E era tão fácil resolver o problema: em vez de contratar Sá Pintos, Costinhas e Couceiros, devia ter ido buscar o Carlos Freitas. Esse sim já mostrou que sabe ser um director desportivo: ganhou um título pelo SCP, o ano passado levou o braga quase ao título e agora abraçou o projecto Panathinaikos.
O bettencour é a prova, que nem toda a gente serve para estes cargos, há quem tenha jeito e há quem não tenha. Nem todos são líderes, ou sabem sê-lo. E não é coisa que se aprenda nos livros. Quer dizer, pode-se aprender alguma coisa, mas o instinto tem de nascer connosco.
Por último peço à Juve Leo que faça alguma coisa para além de chamar nomes ao presidente, que vá aos treinos pressionar jogadores, treinador e directores desportivos.
(já que falam tanto no modelo FCP!)
Sigam-no, mas sem violência, mas com alguma coacção, para que os mesmos rescindam sem o SCP lhes ter de pagar uma choruda indemnização! (ajudaria o futuro presidente)
Já agora também o maniche, o Hélder Postiga e o Polga.

Vergueiro

Anónimo disse...

Só duas correcções:

O Benfica tem centro de estágio e dois pavilhões e não apenas um.

O FCP não tem centro de estágio, treina no centro de estágios de Gaia a troco de 500 euros por mês.

Anónimo disse...

Qual a moral dos lamps quando foi o Sporting que denunciou o sistema e quando eles próprios estão nas escutas?!

Enfim, quanto à presidência eu sou dos que vai votar no mais populista (sim que faça aquelas promessas doidas, até pode dizer que vai trazer o Messi e o Ronaldo), pois já votei na continuidade e como se viu que em termos monetários pouco ou nada melhorou e em termos desportivos conseguiram piorar já estou por tudo.

Anónimo disse...

Não faz sentido nenhum que elementos não Sportinguistas utilizem este blog para nos denegrirem. Sr.Leão da Estrela, qual é o objectivo ???

Anónimo disse...

Só uma pergunta: já pagaram o fecho do 3º anel do estádio antigo? Há bem pouco tempo ainda não, seus vigaristas. E o prédio que edificaram da COFINA onde não o podiam fazer? Seus aldrabões.
E a droga dentro do Estádio com uma porrada de NN na choldra. São o clube com mais atletas dopados do
mundo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...