terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Acabou. O Sporting é mesmo dos bancos

BES e BCP compraram
VMOC's na semana passada


O BES e o BCP podem ficar com a maioria do capital da SAD dentro de cinco anos, mas o clube não perderá o controlo estratégico da sociedade uma vez que possui 8,79 por cento de ações especiais.
No âmbito do processo de reestruturação financeira do Sporting, os dois bancos adquiriram na semana passada 99,7 por cento dos 55 milhões de euros em VMOC (valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis em ações), porque a procura pelos particulares se ficou pelos 0,3 por cento.
Um especialista em gestão financeira conhecedor do processo, que pediu o anonimato, disse à agência Lusa que “58 por cento do capital da SAD ficará nas mãos dos bancos” dentro de cinco anos se o Sporting entretanto não exercer a “call option” (opção de compra) sobre aqueles valores.
O facto de a banca eventualmente ficar com a maioria do capital não quer, no entanto, dizer que o clube perca o controlo sobre a SAD, porque, como recordou o mesmo especialista, “o Sporting ainda detém 8,79 de ações com direito de veto”, as quais “asseguram o controlo estratégico” da sociedade.
O clube tinha 16,333 por cento de ações especiais, mas a percentagem foi reduzida para 8,79 na sequência da "operação harmónio", que consistiu numa primeira redução do capital social da SAD de 42 para 21 milhões de euros, seguida de um aumento de capital de 18 milhões - apenas com ações do tipo B, sem direitos especiais -, para um total de 39 milhões de euros.
A alternativa ao exercício da “call option” é o Sporting acompanhar um eventual aumento de capital através da cedência em espécie dos direitos de superfície do Estádio José de Alvalade, que, de acordo com a mesma fonte, “estará avaliado entre os 15 e os 18 milhões de euros”.
Contudo, o prospeto da operação faz referência à possibilidade de, “por opção do titular” dos VMOC (os bancos), haver um vencimento antecipado, com a conversão dos valores em ações da Sporting SAD, “a partir do final do segundo ano”, hipótese em que não haveria lugar ao pagamento de juros vincendos.

FONTE: Agência Lusa, 18-01-2011

10 comentários:

Campo Grande disse...

Está visto. O gajo fez o servicinho e foi dar uma volta ao bilhar grande. Ele bem disse que um dia iria dar a volta ao bilhar grande...

Anónimo disse...

Nunca me enganou este cotonete.Que tudo de mal lhe corra na vida pelo mal que fez ao nosso Sporting.
Vendido ao capital,oportunista e mal formado ao enganar mesmo aqueles sportinguistas que votaram nele.
Nunca mais deve meter os pés em Alvalade para não lhe partirem as lonas.

LeãoCarioca disse...

Ele aproveitou uma derrota do Sporting para se pôr a andar.

Um mau jogo, uma horrível arbitragem e o pessoal ficou cego. Ele aproveitou isso e foi embora.

Mas a razão da sua saída nada tem a ver com esse jogo. Ele fez o trabalhinho dele, e agora byebye.

Fizeram os sportinguistas de PALHAÇOS mas felizmente eu posso dormir descansado pois não votei neste idiota e nunca o apoiei. Tenho pena é que tanta gente tenha caido no conto do vigário!

Leão da Estrela, tu mereces a nossa admiração pois nunca deixaste de lutar contra estes bandalhos que venderam a alma aos corruptos e durante mais de uma década fizeram o que quiseram do ENORME Sporting Clube de Portugal.

Bando de filhos da puta mereciam ir presos depois do que fizeram ao Sporting.

STROMP76 disse...

MENTIRAM AOS SÓCIOS!

Disseram em Assembleia Geral que o Sporting ficaria SEMPRE com 50% + 1 do capital da SAD.

Não podem escapar impunes! Têm que pagar!

ASSASSINOS!

Natálio Santos disse...

o que se podia esperar de um presidente que após ter ganho as eleições faz uma conferencia de imprensa aos saltos e a cantar insultos a um clube adversário...???

Jack Kerouac disse...

Natálio, mas esses saltos e esses insultos ao Benfica, são o que os adeptos Leoninos gostam, esse tem sido o mal e o grande engano, é que a exigência é curta. Se o Benfica tivesse em 4º lugar, ninguém estaria a assobiar a equipa por estar em 3º a 16 pontos do 1º...duvidas ?

Dezperado disse...

Leiam bem a noticia antes de começarem a opinar.

Anónimo disse...

passaram de verde e brancos para verdes dos bancos!

balakov disse...

claro que o facto de o scp manter o direito de veto - e q por isso lhe confere controlo absoluto do clube - n tem importancia certo lde?

Anónimo disse...

Há solução para tudo.
.
Os outros estão pior e ninguém muge.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...