domingo, 16 de janeiro de 2011

Bettencourt: um desastre anunciado

José Eduardo Bettencourt é apenas mais um entre os vários dirigentes da chamada “linha de Roquette” que nos últimos anos não conseguiram evitar que o Sporting fosse atirado para a pré-falência, ao terem partido de um défice de 30 milhões de euros, em 1995, que já disparou até 360 milhões (na versão conhecedora de Bettencourt).
Neste tempo, o “Projecto Roquette” construiu um estádio, mas hoje o Sporting deve quase três. Fez a Alvaláxia – prometida como um centro comercial moderno que seria a grande alavanca potenciadora de uma gestão de sucesso do estádio – mas acabou por vendê-la ao desbarato por não ter sabido geri-la. Prometeu um pavilhão e não o fez. Vendeu património imobiliário. Teve uma fábrica de talentos que produziu e vendeu, umas vezes bem, outras vezes mal, atletas como Simão Sabrosa, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Nani… Para além de ter negociado saídas de jogadores como Naybet, Amunike, Sá Pinto, Delfim, Aldo Duscher, Custódio, Joseph Enakarhire, Deivid…
Nestes 14 anos, o Sporting não soube rendibilizar devidamente jogadores como Nuno Valente, Caneira, Peixe, Dani, Beto, Porfírio, José Dominguez, Paíto, Toñito, Rodrigo Tello, Danny, Lourenço, Silvestre Varela, Tinga, Beto (guarda-redes), entre outros. Isto sem falar das caríssimas estrelas sul-americanas que enganaram tudo e todos nos loucos tempos de Norton de Matos. Foi por essa altura que Dias Ferreira – agora candidato a presidir à assembleia geral – patrocinou uma acção judicial contra o Sporting, em representação de Carlos Queirós, que rendeu uma verba considerável ao actual seleccionador nacional. E sem falar na frustrada aposta na prospecção internacional de jovens talentos, mais actual, que só resultou em fracassos: Yannick Pupo, Alison Almeida, Luiz Paez e Ronny, que não se afirma na equipa principal…
É a má gestão dos recursos humanos de que fala Jorge Sampaio, sendo motivo de profunda reflexão o facto de o Sporting não saber explorar ao máximo as suas potencialidades próprias, não obstante ter sido servido por tanta gente ilustre e conhecida da banca e da gestão. Tudo isto, deu resultados desportivos abaixo das expectativas. Dois campeonatos (um em cada sete anos), 3 Taças de Portugal e 5 Supertaças.
Agora, Bettencourt, que até já berra frases como “Até os comemos!”, fala em implantar em Alvalade “o modelo do FC Porto”, sem calcular como isso representa uma crítica forte ao que tem sido feito até agora no futebol do Sporting, pondo em causa o próprio Paulo Bento como treinador da equipa, não se percebendo, portanto, porque escolhe o mesmo treinador para um ciclo que apresenta como totalmente novo em relação ao passado recente. Por outro lado, está a dizer aos sportinguistas que, com Bettencourt na presidência, a subserviência face ao poder do Norte vai continuar. E a prová-lo até já disse que Pinto da Costa daria um bom presidente da Liga de Clubes.
Lá entre as duas margens do rio Douro, de onde em tempos passava a ponte rumo ao Sul e já estava a perder (enquanto hoje passa a ponte para trabalhar para os títulos em Vila Nova de Gaia), Pinto da Costa deve dar gargalhadas de contentamento, só em pensar na hipótese de o Sporting continuar a ser dirigido pelos bons rapazes do costume que, incapazes de derrotá-lo por qualquer dos meios disponíveis, querem agora imitá-lo, como quem se junta aos bons para ser como eles. Só que isso significa vender o esforço, a dedicação, a devoção e glória do Sporting a um preço muito abaixo do seu valor no mercado. Como tem acontecido nos últimos anos. A troco de umas taças e do crónico segundo lugar.
Um Sporting como está é o que interessa ao FC Porto, como esclareceu o portista Rui Moreira no programa "Trio de Ataque" (RTP) e é também o que interessa ao Benfica, como demonstra a azia do benfiquista José Manuel Delgado, de "A Bola", ao dissertar sobre um alegado "não" de Eriksson ao candidato Paulo Cristóvão. Como se Eriksson pudesse andar por aí a dizer que vai para o Sporting sem saber quem vai ganhar as eleições...

[Texto publicado pelo LEÃO DA ESTRELA @ 03.06.2009]

20 comentários:

Petinga disse...

Um texto premonitorio, caro LdE.

Arrisco dizer que nem o LdE poderia ter pressagiado o descalabro que nos assolou nestes ultimos 19 meses.

A quem escreve que nunca votara PPC ou Abrantes Mendes, eu respondo: NUNCA votarei em nenhum gestor engravatado, se tiver uma alternativa credivel.

Este modelo faliu e falhou. Quase matou o nosso Amor. Basta desta dinastia Roquette. A hora da revolucao chegou!!

Anónimo disse...

Cuidado que ainda vem um novo Dias da Cunha a criticar o Xistema e o FCP e depois lá voltamos de novo ao assunto...

RFM disse...

PORRA.
Até que enfim

Anónimo disse...

Esta croja de malfeitores deveria ser julgada, presa e obrigada a repor o que roubaram ao SPORTING.
FSF o maior gatuno.

Anónimo disse...

Não sou Sportinguista, mas há disso na minha família assim como na minha mulher, como tal não vos desejo mal (somente contra o Benfica), é exactamente nesse sentido que opino que a melhor estratégia que vocês têm agora é simplesmente descartar toda a "linha de roquete" que referes no post e fazer um Sporting para os verdadeiros Sportinguistas. Não se deixem levar outra vez por discursos de anti-Benfica, esse não é o vosso inimigo dos últimos anos, pelo contrário, e sinceramente, acho que nem preciso de referir qual é que vocês sabem. Agora conto com uns adeptos do Sporting por um futebol justo e sério, sem amizades com quem vos maltrata e goza.
Saudações desportivas e parabéns pela boa notícia (apesar da derrota).

Anónimo disse...

por favor, Dias Ferreira..

the show must go on

MaximinoMartins disse...

Só espero que ninguém se esqueça que as revoluções normalmente quando o poder cai na rua...dão desastre...!!!

Desejo que apareça alguém que saiba dirigir o Sporting equilibradamente...e isso quer dizer que não se pode "deixar levar" pelos impulsos nem sempre "pensados com a cabeça"...
A paixão no que se refere a gestão...não é boa conselheira...cuidado pois com os dons sebastiões que possam aparecer a prometer de repente...uma equipa e um treinador galáticos...

Não se esqueçam que para além de uma boa equipa e um bom treinador...é necessário também que as cúpulas do futebol luso...deixem de ter árbitros que "fazem" resultados à medida de alguns...
Não seria a primeira vez que teríamos a melhor equipa nacional...e não ganhávamos nada...!!!

Por isso...vamos mudar...mas com os pés assentes no chão...

Que ninguém se esqueça de que...: o Sporting está primeiro...!!!

SPORTING SEMPRE...!!!

Anónimo disse...

Utopiamaior escreve!

Caros amigos,

Alguns exultam outros nem tanto.
A familia sportinguista está em desespero, pergunto é essa a melhor forma de resolver o que quer que seja?
É o desespero ou a desesperança um bom ambiente de trabalho?
Vejam bem o que estão a construir com os insultos e as faltas de unidade permanentes!

Eu sou sócio benfiquista, mas tenho muitas AMIGOS que são do Sporting!
Eu quero o bem do Sporting!
Portugal e o desporto português precisam de um Sporting Forte!
Façam o favor de se acalmar... façam escolhas sensatas...
Cuidado!

Boa sorte!

Vermelhusco disse...

Façam escolhas sensatas para o vosso futuro e deixam de escolher dirigentes subservientes ao Pinto da Costa. Enquanto continuarem a escolher dirigentes nessa linha estão condenados á belenensização.

Anónimo disse...

Espero que seja o inicio da Limpeza
Deviam seguir os paços deste Sr. alguns jogadores(Mamões) e outros: bentinho e Maniches,Costinhas,Dias Ferradas etc
O Grande SCP tem de se Livrar das Sanguesugas
VIVA O S C P

Anónimo disse...

O SCP deve ser um clube único no mundo até no mau.

Desde que me conheço, este já deve ser o 4º (ou 5º) presidente que se demite por causa de uma derrota da equipa, o que é algo que não me entra na cabeça de forma alguma!

Uma derrota da equipa nunca deveria levar à demissão do presidente. Este deveria demitir-se (ou ser demitido) noutro quadro e nunca pela pressão dum resultado negativo. Mas isso sou eu a falar que nem adepto do Sporting sou...

Como muitos já aqui referiram, muito cuidado com a escolha daqui em diante. Não se deixem levar em populismos (como o SLB com o Vale e Azevedo) e acho que devem quebrar de uma vez por todas com este tipo de malta que se vai sucedendo dinasticamente.

Só mais um pormenor. No meu tempo de vida (mais de 40 anos) só me recordo de ter havido verdadeiramente umas eleições no SCP (quando venceu Sousa Cintra), o que para mim também não é positivo.

Anónimo disse...

Já por diversas vezes o tinha dito. Enquanto jeb por lá continuar nós nada iríamos ganhar. Era uma questão de tempo, que durou 1 ano a ser resolvido. Tarde demais?! Espero que não.

Espero que este seja o momento de se fechar um ciclo terrível que durou 15 anos de dinastia roquetista em Alvalade e que a partir da próxima temporada possamos ter na direcção alguém que saiba respeitar os valores desta instituição e que contra tudo e contra todos lute sempre contra aqueles que nos quiserem o mal. A começar pelo bimbo da bosta que a norte nos tem controlado ao longo destes últimos anos.

João Rocha JR?! Parece-me bem, vou estar atento. Só espero que todos os sócios estejam atentos nas próximas eleições pois cair na mesma asneira duas vezes era estupidez a mais…e roquetismo nunca mais!

P.s. Independentemente daquele que for o nosso próximo presidente, acho fundamental que o mesmo faça uma auditoria externa ao clube. Pois com o suposto fim da geração roquetista cheira-me que ainda haverão alguns que irão passar uns dias á prisão.

P.s.1 JEB é um grande sportinguista mas como dirigente foi o pior que por lá passou. Só espero que a sua gestão ruinosa não seja irreversível para o nosso bem.
SAUDAÇÕES LEONINAS!!!

Anónimo disse...

cuidado que há outros lá dentro ainda pior que este esse barbas que têm vivido a custa do clube não vai sair de mão beijada sem tentar sacar mais ao clube eles estão agarrados ao poder e precizam do clube para e manter cuidado com eles

Anónimo disse...

cuidado que há outros lá dentro ainda pior que este esse barbas que têm vivido a custa do clube não vai sair de mão beijada sem tentar sacar mais ao clube eles estão agarrados ao poder e precizam do clube para e manter cuidado com eles

Sporting até morrer disse...

mais acima alguém disse:

"Só espero que ninguém se esqueça que as revoluções normalmente quando o poder cai na rua...dão desastre...!!!"


Msaior desastre que estes últimos 19 meses??????

SL
José

Anónimo disse...

sou benfiquista do norte mais concretamente de espinho e acho que um sporting forte faz falta ao futebol portugues.mas tudo isto e consequencia das aliancas que o sporting fez com os corruptos. sportinguistas o benfica nao e vosso inimigo,mas apenas rival. espero que o vosso proximo presidente tenha esta visao uma vez que este era incompetente todos os dias.

aNNóNNimo disse...

Ontem,durante o epitáfio,não pude deixar de recordar o 'lã branca' aos saltos e da leveza e graça de mastodonte, na 'prendada' dança de Dias Ferreiro, enquanto ambos berravam :

"e quem não salta é lampião"...
"e quem não salta é lampião"...
"e quem não salta é lampião ...!

Na altura ri à gargalhada das histriónicas figurinhas.
E não saltei!

Ontem sorri...apenas, de pena.
S continuo a não saltar!

Fernando Vale disse...

Caro Leão da Estrela
Pode orgulhar-se desta demissão ter também o seu dedo. Parabéns!
Aguardo serenamente o seu contributo para ajudar a construir uma alternativa.
--
Saudações Leoninas do interior,
Fernando Vale
Vila Real

MaximinoMartins disse...

Ao "Sporting até morrer"...:

Fui eu que disse como facilmente se pode comprovar...
Não me considero mais esperto que ninguém...
Mas já cá cantam muitos invernos meu amigo, ao todo e para já 67...

67 anos de Sportinguista com conhecimento de muitas situações que ao longo dos anos se foram abatendo sobre o nosso Sporting e nem todas boas infelizmente...

Quando apelei a que "não deixem o poder cair na rua"... é uma força de expressão que infelizmente é verdadeira na maior parte dos casos...

O que se deseja agora é que tudo decorra com decencia, com calma e ...com grande amor clubista...!!!

Não se deixem enganar e levar por paixões que apenas poderão levar-nos a uma situação muito pior...

Não sou contra o fazerem-se auditorias, mas... "coisas sérias e não caça às bruxas"...
Façam-se e se houver gestão danosa exijam-se responsabilidades, mas não se deixem embalar pelo "canto das sereias"...

Agora é que eu quero ver, onde estão esses sportinguistas que andavam tão preocupados (e em parte com razão não o nego...), mas quero ver agora se estão mesmo preocupados com o Sporting...ou apenas preocupados em aparecer nos jornais sempre que se fala em problemas no Sporting...

E não me estou claro, a referir aos milhares de adeptos anónimos, mas a uns tantos notáveis que todos nós conhecemos...de ouvir falar...!!!

Vamos lembrar-nos a todo o momento (que neste caso...), que o Sporting é que importa e o resto...são cantigas...!!!

Sporting Sempre...!!!

Anónimo disse...

Alguém que não compactue com a podridão do n/futebol eixo Luz/Antas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...