segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O BES e a estratégia do ziguezague leonino

Há um ano, tinha José Eduardo Bettencourt seis meses de presidência do Sporting Clube de Portugal, o clube de Alvalade, absolutamente em contramão face aos tempos difíceis da economia portuguesa e mundial, interrompeu anos e anos de poupança. No espaço de uma semana, Bettencourt anunciou as contratações do português João Pereira – que até foi apresentado pela Juventude Leonina… – e Sinama-Pongolle (um avançado francês cujo primeiro golo em Portugal foi na própria baliza leonina…), num investimento de 9,5 milhões de euros. Quase metade daquilo que o clube paga por todo o futebol numa temporada.
Não havia memória de, em Alvalade, se abrir desta forma os cordões à bolsa. E dizia-se, na altura, que a fúria de investimento na equipa de futebol não ficaria por ali, o que significaria uma mudança radical de modelo de negócio do futebol português em muito tempo. E a verdade é que, no ano seguinte, houve dinheiro para oferecer ao veterano Maniche um dos contratos mais altos do plantel...
Os maus resultados desportivos da primeira metade da época 2009-2010 foram, com toda a certeza, a razão desta fúria consumista que, de repente, se viveu em Alvalade. Porém, o tempo confirmou que estávamos perante medidas irracionais ou de uma fuga para a frente que ainda está a ser paga, quando todos os indicadores económicos aconselhavam a moderação.
Há um ano, Paulo Bento já tinha sido substituído por Carlos Carvalhal e Ricardo Sá Pinto ainda mandava no futebol, pois este ainda não tinha andado à bofetada com Liedson. Mas Jorge Mendes já mandava em Alvalade. De tal modo que chegou, na altura, a oferecer Costinha ao meio-campo leonino, tendo a proposta sido vetada por Carvalhal. Na altura, a história foi contada e ninguém a desmentiu. José Eduardo Bettencourt seguiu de férias para o Brasil e, no regresso, prometeu um “Sporting muito forte”. Até que a época ficou comprometida de vez.
Este ano, o filme desportivo está a repetir-se. Antes de se demitir, José Eduardo Bettencourt resolveu a magna questão da reestruturação financeira – o que interessa aos bancos e não ao clube – e, no plano dirigente, deixou ficar Costinha próximo do balneário e contratou o antigo treinador do FC Porto José Couceiro, que tem sido portador de uma estratégia diferente no que concerne à gestão desportiva. Diz Couceiro, e muito acertadamente, que o Sporting tem de se virar para os talentos da sua formação. E de repente, todos os jogadores que mexem, que estão ou que estiveram na formação do Sporting, interessam para reforçar a equipa de futebol. O que é lamentável é que o Sporting esteja entregue a esta gente que não sabe o que quer, sendo, por isso, um clube tão mal dirigido. E estamos a falar de gestores previamente caucionados pelo Banco Espírito Santo do sportinguista Ricardo Salgado (cujo sportinguismo, que se saiba, nunca deu nada ao clube). A gestão de Bettencourt, é preciso lembrar, foi inventada pelo BES. Com os resultados que se viram. Porque não há estratégia, a não ser pôr a trabalhar a máquina registadora das dívidas à banca.
Em apenas um ano e meio, o Sporting já passou pela fase “Paulo Bento forever”, pela fase “Jorge Mendes sempre; Formação nunca mais”, para voltar agora à fase “A Formação é tudo”. É a estratégia do ziguezague. Assim, não admira que o clube esteja falido. Como não admira que esteja a perder terreno para FC Porto e Benfica.

22 comentários:

lawrence disse...

A confirmar-se o que é dito neste post, dos 18 milhões recebidos há poucos dias nada deverá ir para contratações/remodelação do plantel mas sim ficou tudo logo agarrado no banco.
O sistema "sifidis" já chegou ao chutebol.
Pede-se empréstimo para pagar empréstimo!
E depois do trabalhinho feito para os patrões, ala que se faz tarde!!
uuuuui!

LeãoCarioca disse...

O rapaz da foto ainda vai ser o dono do Sporting. Eles não querem saber dos sócios.

Renato disse...

O descalabro do Sporting começou quando o Vilarinho não aceitou a construção de um estádio para os dois clubes da 2ª Circular.

Anónimo disse...

Pra completar aos dois ultimos comentários , somos os unicos a combater os corruptos pois até a voces eles conseguiram dar a volta .Só peço para pesarem um pouco ... e se o MOUTINHO fosse para o Benfica o que não seria ????

Anónimo disse...

estmos como o pais , só com o FMI é que lá vamos !! FALIDOSFALIDOSFALIDOS!!AHAHAHAHHAH!

Anónimo disse...

APELO LEONINO:

VAMOS TODOS AO ESTÁDIO na 5ª FEIRA dia 20 de Janeiro! Vamos obrigar o clube a abrir a bancada B!
Vamos mostrar ao próximo presidente que ainda existem 52mil adeptos capazes de ajudar o clube!

Com o bilhete a 5 euros não temos desculpa para não encher o estádio!! Queremos 52mil adeptos a Gritar SPORTING durante 90min para que os jogadores percebam quem representam em campo!!..

Leão da Estrela : Convoque os seus leitores a marcar presença.
Divulguem pelos restantes blogs e amigos.

Todos ao estádio no dia 20 de JANEIRO !!!

Vergueiro.

joaquim agostinho disse...

Ricardo Salgado é lampião, mas o Riciardi é Sportinguista e dá no mesmo

na volta cá vos espero disse...

Só um reparo aos adeptos falaciosos,dizer muitas vezes uma mentira não a torna verdade. Não só endrominaram a data de constituição do clube como insistem em dizer q têm mais sócios que o acp... preocupem-se com o vosso passivo e metam-se na vossa vida.

Daniel Sociedade Sporting disse...

Gostaria de saber a razão pela qual é permitido que lampiões nojentos como aqueles que aqui escrevem o possam fazer sem qualquer problema?

"Mais títulos nas modalidades"? Só se o vosso critério é similar à vossa data de fundação: falso. Benfica TV? Risada, preocupem-se em garantir a segurança dos que lá vão cagar nojices benfiquistas. Centro de Estágio? A sério, preciso de continuar? Zona envolvente do estádio, blá, blá, blá, refere-se ao quê, mesmo? Ao Centro Comercial? Ao Hospital? À 2ª Circular? É vosso? Não sabia, a sério.

E Ricardo Salgado é benfiquista.

Sporting Clube de Portugal, orgulhosamente o clube desportivo mais vencedor e representativo deste país. Não é um motto, é uma verdade, uma constatação, uma realidade com a qual vivo e com a qual nutro profundo orgulho.

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL SEMPRE.

Daniel, 22 anos, sócio. SPORTING CP, SEMPRE!

Anónimo disse...

O blogue do jose maria martins tem uma ofensa ao sporting que merece resposta

Anónimo disse...

Se este país fosse um a sério,as galinhas aquando das falcatruas do vale e azevedo e dos favores da irmã do outro e do governo da época,tinham acabado todos presos.
Mas não .

glorioso disse...

O nome Benfica surge à frente de Cristiano Ronaldo ou até da mega estrela espanhola de basquetebol que actua na NBA, Paul Gasol.



Sem dúvida que o nosso glorioso clube é uma referência planetária como atesta esta noticia tornada pública pela Marca e baseada em dados da empresa Google.

Aqui fica o top 10:

1. Liga Fantástica:...............................21.289 buscas

2. MARCATOONS..................................9.751 buscas

3. Quiniela...........................................7.852 buscas

4. LFM.................................................7.743 buscas

5. Liga Fantástica MARCA......................7.553 buscas

6. Benfica............................................4.152 buscas

7. Cristiano Ronaldo.............................3.323 buscas

8. Liga MARCA.....................................3.035 buscas

9. Enke...............................................2.245 buscas

10. Pau Gasol......................................1.926 buscas

MaximinoMartins disse...

Sendo este espaço Sportinguista, que ainda por cima pode limitar o acesso...não compreendo como continuam por aqui a aparecer pessoas ligadas ao benfica a deixar opiniões na maior parte das vezes a denegrir-nos...

Anónimo disse...

é este o endereço do lampião cretino:
http://jose-maria-martins.blogspot.com/

Ricardo Almeida, Vila Real disse...

Ó Leão, porque é que publicas falsidades dos MATARRUANOS? Chiça...já chegam as calinadas do Oliveira e Costa, ainda temos de aturar as galinhas?

Anónimo disse...

Mas isto foi comprado pelo merchandising do s.l.bostas?

BMFS disse...

Realmente, oh Leão da Estrela, isto é um blog onde se discute, se aplaude, se critica ou se glorifica o Sporting entre sportinguistas e pessoas correctas, inteligentes e sérias ou se permite o enxovalho do Sporting e dos sportinguistas por parte de carroceiros vermelhuscos?...Francamente, não permita o abandalhamento deste espaço verde, não permita o insulto e a afronta dessa escumalha que aqui aparece a vomitar, incapaz de se comportar com o civismo das pessoas que beberam chá em pequenas.

LEÃO DA ESTRELA disse...

Maximino Martins: Já eliminei as galinhas malcriadas. Obrigado pelo reparo.

MaximinoMartins disse...

Assim até respiramos melhor...!!!

Ficamos em Família, certamente com ideias diferentes, mas acredito... todos com um desejo comum...:

O melhor para o Sporting...!!!

Abraço com saudações leoninas e...

Sporting Sempre...!!!

Anónimo disse...

Tens muito que limpar oh Leão, isto está infestado desses caganeirosos cegos que não vêem o que se passa lá em casa.

vaso disse...

Anda aqui muito lampião com a mania. Agora até o Google vão buscar. É só vitórias morais, tal como nós, infelizmente.

Fica por esclarecer como é que um clube com tantos milhares a dar ao dedo no rato em tudo o que é votação, deixou escapar o prémio de melhor jogador da Liga para o Pedro Silva (aka Pedro das Medalhas)...

Vermelhusco disse...

Nao me revejo na atitude idiota de outros benfiquistas por aqui.

Boa sorte, e espero que o Sporting melhore agora que o incompetente do bettencourt se demitiu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...