quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A entrevista

Diz o povo que pela boca morre o peixe. Até agora, o candidato-surpresa José Braz da Silva dava boas primeiras páginas em todos os jornais, alimentadas pela imaginação e pelas frases da agência de comunicação mais influente do País. Agora começaram as entrevistas em directo, na rádio, na televisão, onde os silêncios, o timbre de voz, o olhar, os gestos e a postura também falam. E onde as palavras não ficam sujeitas ao trabalho de edição, saindo como são ditas.
Pois bem, a primeira aparição televisiva do "líder" da Finertec que, afinal, não integra os órgãos sociais da empresa, foi um pequeno desastre. Pequeno porque só durou alguns minutos, no meio do "Jornal Nacional" da TVI, mas poderia ter sido maior. Inicialmente, estava previsto que Braz da Silva fosse entrevistado por Judite de Sousa, no programa "Grande Entrevista", na RTP 1. Estranhamente, um homem que nem tinha sido apresentado oficialmente como candidato à presidência do Sporting iria ter direito a uma entrevista em horário nobre, no principal canal do Estado. Não se tratava da televisão angolana, mas parecia.
Alguém com bom senso travou a aventura e Braz da Silva sofreu o primeiro revés mediático ao ter sido substituído por Artur Agostinho. De qualquer modo, numa "Grande Entrevista", talvez as insuficiências e a verdura do candidato ainda fossem mais evidentes. Talvez por nervosismo próprio de uma estreia televisiva, a explicação sobre a criação do fundo destinado a reforçar a equipa de futebol revelou-se uma trapalhada. Segundo entendi, cada sócio leonino pode investir até um milhão de euros no tal fundo. Mas se não houver investidores suficientes, lá aparecerá alguém, certamente com dinheiro do petróleo angolano, para investir o que falta.
Tudo ainda muito confuso, sobretudo quando havia a ideia que a lição de Braz da Silva estaria melhor estudada. A procissão eleitoral do Sporting ainda está no adro...

15 comentários:

António Sousa disse...

Considero que a tua crítica é demasiado forte. Foi uma primeira entrevista na televisão de uma pessoa que não está habituado a estes meios.

Já na raio considero que até correu bem.

É um candidato sem relações com aquilo a que chamas de continuidade por isso esperava alguma tolerância da tua parte. Ao que parece nem com estes és capaz de ser ponderado.

Tenho todo o respeito pelas tuas opiniões, por isso as leio, mas admito que neste ponto esperava mais. Mais esperança.

Por este andar e entre Godinho, Alves e Braz já não estou curiouso com aquele que vai conseguir a tua preferência mas sim com aquele em que vais "bater" menos.

Abraço

LEÃO DA ESTRELA disse...

Caro António Sousa:
Acho que o Sporting está numa situação tão grave que não podemos ter medo das palavras. Não há palavras tão duras quanto a situação económico-financeira do clube. Talvez assim o dr. Braz da Silva se prepare melhor para uma próxima entrevista. Isso é que interessa para o Sporting.

LEÃO PENSADOR disse...

Mas existe alguém que ache exequível para o lugar?

Já sabemos de quem não gosta mas de quem gosta...

AS VERDADES QUE BRÁZ DA SILVA NÃO DISSE

http://conselholeonino.blogspot.com/

António Sousa disse...

Caro LdE,

Entendo o que afirma e peço desculpa se fui precipitado na minha análise ao seu post.

Acho é que a televisão é sempre dificil para quem não tem experiência. Na rádio, braz da silva, esteve bem

MaximinoMartins disse...

Pois eu até não desgostei do que ouvi. Pareceu-me ponderado e não o achei populista...
Que esperava que viesse dizer... que se fosse eleito já tinha contrato com o Mourinho e traria o Ronaldo e mais 3 ou 4 estrelas do futebol mundial...???
Vamos deixar que outros se apresentem e tentem convencer os sócios dos méritos que carregam...
Não me preocupou muito essa situação de não estar à vontade, talvez isso "jogue" a seu favor...
Seria melhor se ele tivesse uns ares de vendedor de banha de cobra...?
E quero lá saber se o dinheiro vem de sócios do Sporting naturais ou residentes em Angola, pode dizer que esse dinheiro pode ser menos honesto...mas é melhor não nos iludirmos, pois estou certo de que muito do dinheiro que os investidores residentes aqui em Portugal possam hipoteticamente investir nesse fundo, não deve ter saído no euromilhões...
Vá lá LE, dê as suas opiniões, mas pelo facto de já ter possivelmente um candidato, não deixe de olhar este e outros (que não o seu...), com algum desportivismo...
Eu por enquanto, espero que outros se prefilem para poder opinar com razoabilidade...

Anónimo disse...

Tresanda a aldrabice, tive a mesma sensação que tive ao ouvir vale e Azevedo pela primeira vez. Cheira tudo a esquema, com total insegurança de quem não parece acreditar no que ele próprio promete. No entanto no estado em que estamos este discurso engana os mais simples de espirito. A mim, a não ser que puxe de garantias credíveis, não engana.

Moral da história: Cristóvão devia ter prometido 50 milhões que não existiam. Hoje talvez estivéssemos melhor pois ao contrário deste tinha ideia, programa e um discurso credível.

Carlos Alves

MarcosF disse...

Sim, sou da opinião que pode ter sido algum nervosismo de estar na televisão, e a confirmar a candidatura ao clube do nosso coração e do coração dele...

Não vi a entrevista, mas li no Record, e fiquei a perceber a ideia dele. Se assim for, acho uma boa medida. Não interessa de onde vem o dinheiro, interessa é ganhar.

Ando um bocado farto de ser de uma equipa que não luta para o 1º lugar.

Luis Magalhães Pereira disse...

Para mim e até prova em contrário este Braz da Silva é uma manobra da Continuidade para conservar o poder em Alvalade e impedir o Sporting de se regenerar e assim sobreviver enquanto Instituição desportiva, cultural e social.

Este projecto de Braz da Silva (tal como os outros que se anunciam) dizem unicamente respeito à SAD, porque é esta "filha bastarda do SCP" que realmente interessa para estes "gestores".

Frases como: "O Sporting como é publico tem a sua situação financeira mais ou menos estruturada" (?????) " Foi um trabalho fantástico das ultimas direcções a chamada consolidação financeira do Sporting( ?????)

Como? Importa-se de repetir?

Trabalho fantástico? Ah sim, eu diria mesmo que foi um trabalho de ficção-cientifica conseguir transformar em 15 anos um passivo de aproximadamente 40 M € em cerca de 450 M €!!!!!!!!!

Depois tb diz ainda barbaridades como: "centenas de milhares de sócios do Sporting" e fala da possibilidade de gente que ainda pertence aos orgãos sociais demissionários o acompanharem na sua lista...

Pra amostra e após uma série de entrevistas e declarações à CS Braz da Silva não tem minimamente, o perfil de líder que eu gostava de ver no Sporting!

Fala do clube como se falasse duma empresa qualquer, com total desconhecimento da realidade do clube, debita ideias vagas e absurdas relativamente à situação desastrosa do Sporting. Não refere qualquer vontade de fazer uma Auditoria às contas do clube - o que para mim é FUNDAMENTAL e é um aval de seriedade para qualquer candidato.


Não se demarca do Roquettismo e parece ziguezaguear com bastante frequência. Pra já parece ser mais um "gestor de topo" não muito diferente daqueles que arrasaram o clube!

Falta ver o seu programa e quem o acompanha mas o seu discurso a mim não me convence!

MaximinoMartins disse...

Eu compreendo o sentir e pensar de alguns comentadores, que me parece terem sido apoiantes do Paulo Cristovão (com pleno direito...), mas eu ouvi concerteza o mesmo que vocês e o que ouvi não me levou a supor, nem que fosse uma 2ª edição do vale tudo (aponto apenas uma diferença...: os contratos são para cumprir...). Depois não creio que tenha dito qualquer mentira em relação à situação financeira da SAD, de facto a dívida está consolidada o que quer dizer que há menos pressão para o pagamento, não querendo dizer que estamos bem e já não devemos nada ou devemos pouco, não, de verdade devemos mesmo muito e é necessário arranjar uma engenharia qualquer credível que dê possibilidades de reforcar a equipa para em torno das suas vitórias se poder desenhar um novo futuro para o nosso Sporting...
Depois os 50 milhões só serão credíveis se antes das eleições for dito preto no branco que já estão assegurados e isso não é o mesmo que afirmar, por afirmar...que há (onde?) dinheiro para reforçar a equipa ou que já está assegurado este treinador e aqueles jogadores se for eleito...
Vamos olhsr o momento com serenidade e dando pelo menos o benefício da dúvida... a quem se apresentar com ideias possíveis de serem passadas à prática...

Sporting Sempre

Anónimo disse...

A procissão já vai no adro. Nada mal.
Se fosse para o bordel seria pior.
O que o sr. disse foi que porá o fundo no total de 50.000.000 à subscrião de SÓCIOS e se não forem subscritos na totalidade ele assegura que há outros SÓCIOS que o farão.

Campo Grande disse...

Este Braz da Silva vem encomendado pelo BES, ainda não perceberam?! Daí haver tanto angolano de volta disto!

O principal impulsionador da candidatura dele é o Ricciardi que é o Presidente do BES Investimento e vice do actual c...onselho fiscal do Sporting cujo Presidente é o senhor Abade há 18 anos. Esse Ricciardi é também primo direito do Ricardo Salgado, Presidente do BES.

O que interessa a esta gente é preservar os direitos do banco e não o do clube!

Do mesmo modo que mandaram para lá o Soares Franco depois de ele dizer que não se candidatava, ou o Bettencourt que foi para lá a mando do BES!

http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1770383Ver mais

Perguntador disse...

E quem é o candidato do Leão da Estrela, que é tão lesto na crítica fácil e inexistente na sugestão de soluções?

Anónimo disse...

Isto anda bonito... Ainda não nasceram e já têm a cabeça a prémio.... se falha qualquer coisinha... estão feitos...!!!

E não... não vai aparecer ninguém suficientemente credível e capaz... jamais em tempo algum...!!! Sérios e competentes é só nos outros clubes

É por isso que nunca chegaremos a lado nenhum... Somos incapazes de remar todos para o mesmo lado...!!! Mas porque será...

...E não me venham com o "lero" da pluralidade e da liberdade de opinião... se calhar o mal é esse... não existir ninguém "com eles no sitio" e que dê um murro na mesa e que toque a rebate... carneirinhos dirão alguns... pois que sejamos - mas a união faz a força... - e quando a cancela estiver fechada o rebanho deita-a abaixo... É assim que os outros fazem... e bem ou mal... eles é que ganham...

Permitam-me que vos conte uma pequena história... que me deixou pensativo... Há umas semanas tive a rara e honrosa felicidade de presenciar in loco um jogo do Real Madrid, mais precisamente com o Mallorca... (Real que considero basicamente um ninho de víboras dentro de um colosso que serve para projectar muita gente para a ribalta) Bem sei que é o Real... mas também por isso mesmo...

Deixem-me dizer-vos que já vi muito melhor este ano em alvalade... mas muito melhor mesmo (parece impossível não é...!!! pois, mas é verdade...) e curioso não ouvi um único assobio no Bernabeu... durante o jogo... um único...!!! E aquilo pendeu sempre mais para o lado dos outros... (bem sei que acabaram por ganhar... e isso faz toda a diferença, claro... mas isso só aconteceu qdo o árbitro apitou...) Impressionante... penso eu de que!!! E garanto-vos que ninguém estava a gostar do que estava a ver...

Se calhar há coisas mais importantes que o nosso umbigo... ou as nossas frustrações...!!!

Just a thought... É preciso dar margem de manobra... e depois estarmos lá todos... de alma e coração

Zé Luís

Anónimo disse...

Mas alguém acredita neste Vale e Azevedo?

LEÃO DA ESTRELA disse...

Ao PERGUNTADOR: Esteja descansado. Quando todos os candidatos estiverem apresentados, este blogue emitirá a sua opinião. Já em 2009 foi assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...