quinta-feira, 31 de março de 2011

Godinho e Baltazar errados. Fundo BES caducou


Confirmadas as suspeitas
de Bruno de Carvalho

O Espírito Santo Activos Financeiros, SA (ESAF) renunciou a autorização da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), dada no dia 13 de Janeiro de 2011, para a constituição do Sporting Portugal Fund. O Sporting e a entidade gestora do fundo tinham um prazo de 90 dias para o activar (até 13 de Abril), mas a suspensão do investimento aconteceu a 8 de Fevereiro de 2011, confirmou ao i a CMVM.

O fundo de jogadores no valor de 15 milhões de euros, criado pela direcção do Sporting então liderada por José Eduardo Bettencourt, não pode ser activado novamente. Ou seja, se a direcção recém-eleita decidir avançar com este investimento, terá de criar um novo processo de autorização junto da CMVM. Durante a campanha eleitoral, os cinco candidatos deram como adquirido que o fundo estava constituído e pronto a ser utilizado, o que não corresponde à realidade. Questionado pelo i, Abrantes Mendes garantiu desconhecer esta situação: "Não sei, é a primeira vez que estou a ouvir isso. Não sabia da suspensão, mas a ser verdade, faça-se outro fundo". A dois dias das eleições, Godinho Lopes afirmou num debate televisivo: "O fundo está em banho-maria".

Tendo em conta que o actual presidente reuniu com a banca - um dos seus apoiantes é José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento - e que a renúncia à autorização do fundo partiu da ESAF, será que Godinho Lopes não sabia que o fundo não podia ser utilizado? Além do mais, no mesmo debate, Bruno de Carvalho disse que o fundo estava caducado, o que lhe valeu ataques cerrados de Pedro Baltazar... e Godinho Lopes. O i tentou obter esclarecimentos junto do presidente leonino, que não respondeu até à hora de fecho desta edição.

Fonte ligada ao Banco Espírito Santo explicou ao i que a renúncia à autorização da CMVM se deveu a razões administrativas, pelo facto de José Eduardo Bettencourt se ter demitido. O ex-presidente comunicou a demissão à CMVM a 16 de Janeiro, três dias depois de o fundo ter sido autorizado. "A ESAF entendeu que não havia condições para o fundo ficar aberto, em período de subscrição, com uma direcção demissionária no Sporting e em pré-campanha com cinco candidatos", revelou a mesma fonte. Certo é que, quase dois meses depois da suspensão do fundo, nem a direcção demissionária nem a actual fizeram qualquer afirmação pública sobre este tema.

"Em termos hipotéticos, se a direcção do Sporting quiser avançar com o fundo, não vai ter de recomeçar do zero. O processo na CMVM pode durar uma semana em vez de três meses, já que o produto tinha sido apresentado e aprovado anteriormente. A CMVM disse que a activação podia ser mais rápida, se não houver alterações. Caso a nova direcção queira fazer ajustamentos nas avaliações, por exemplo, aí será um processo mais demorado", afirmou fonte do BES. Isto é, caso a direcção de Godinho Lopes queira utilizar o fundo nos mesmos moldes em que foi criado por Bettencourt, a autorização poderá ser fácil, mas de acordo com informações apuradas pelo i, tudo deverá manter-se igual, desde os avaliadores aos activos, passando pelos valores atribuídos aos jogadores.

FONTE: Pedro Miguel Neves, jornal i, 31-03-2011

19 comentários:

amadeu sl disse...

Se, porventura, Domingos Paciência renovar contrato com o Braga, está em causa a credibilidade da proposta valor apresentada por Godinho Lopes aos sócios...
Já estou a antecipar o argumentário da sequela de um filme de série B visto e revisto em sessões contínuas nos ecrãs de Alvalade:
" Sporting SAD vem desmentir em comunicado que não assumiu qualquer compromisso escrito ou verbal com o técnico
Domingos"
Não é tão previsível???
Responsabilizem-se os iluminados que, uma vez mais, optaram pelo mais do mesmo nas últimas eleições!

Kit Lambert disse...

" O “godinhismo” pode ser a salvação do Sporting, mas também pode ser o “fogo fátuo” de uma utopia ou mesmo o émulo da visão mais catastrófica " ( RUI SANTOS in Record ).

Hugo disse...

E porque não se soube disto antes? Este acontecimento não deveria ter sido anunciado pela CMVM logo no dia 8 de Fevereiro? E os jornais que andaram a vasculhar a vida do BdC não tiveram tempo para perguntar à CMVM se o fundo existia? Ou não interessava perguntar? É por estas e por outras que novas eleições não são um acto de justiça, mas um acto de necessidade, para bem do Sporting.

Amadeu, mas alguém alguma vez falou em Domingos? O GL sempre se referiu a um treinador português com contrato com outra equipa, ou seja tanto pode ser o Domingos como o treinador do Vizela. A desculpa vai ser essa quando ele apresentar o Rui Vitória aos sócios no meio de elogios à sua honorabilidade e honestidade...

Manaca disse...

O Sr. Godinho Lopes já sabia que o fundo tinha sido cancelado. E mentiu, em directo e a todos os Sportinguistas...

É mais um tiro no pé, mas mais se vão seguir...não percam o próximo episódio, porque nós tb não...

Chris Stamp disse...

O "Godinhismo" caracteriza-se-se por ser uma degenerescência pós-bastarda pertencente à 6ª geração (!!!) duma Dinastia de Pulhas que tenta prosseguir desesperadamente a continuação do Projecto Roquette, sob os seus escombros...

Obviamente que vai correr mal...

sundaes com a testa aka domingos with the forehead disse...

O GFlopes falou que estava dentro do perfil... mas daí a ser verdade.

O medianismo destes srs vai resultar no Rui Vitória ou no Manuel Machado, e com a maior cara de pau "a comunicação social é que falou do Domingos, nunca foi afirmado por nós".

Correio Leonino disse...

É mentira. Não há promiscuidade entre o Sporting e o BES. Caso contrário, o José Maria Ricciardi tinha informado o Godinho Lopes...
Razão tem o novo vice-presidente Carlos Barbosa, quando diz que os sócios do Sporting são "completamente burros". Razão tem também o novo vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão, quando diz que, "quem se meter com o Sporting, leva!"...
Isto é tudo verdade ou não passa de um pesadelo?...

Rogério disse...

Parabéns ao presidente eleito com base na mentira e na calúnia,
Que Nojo de Gente.
Sporting, Nunca mais!
Sporting? só se for o de Braga…..
VERGONHA!!!!

Pedro Góis Nogueira disse...

Calma. Deixá-los pousar. Sempre atentos, mas deixá-los pousar. Perdemos a batalha, mas ganharemos a guerra de irradiar aquela gente de vez do Sporting. Não, não nos esquecemos de nada. Estou agora a pensar nas cadeiras verdes e na Escola de Pontas de Lança de Manuel Fernandes...Eu, é do lado onde durmo melhor, se não estivermos ao nível do Porto perfeito deste ano, ou do upgrade de Benfica de Jesus que aí vem, vou-me ao menos divertir com a capacidade das eminências para todos chegarmos à conclusão que as eminências são muito melhores a mentir e a difamar do que a defender o clube de que se dizem adeptos e de onde mamem, perdão, trabalham...Deixá-los pousar...

Bin Laden disse...

Quando tivermos de fundar o "sporting 1906" sobre os escombros da bancarrota financeira do nosso querido Sporting, podem crer que eu (e seguramente muitos dos visitantes deste blog) estaremos lá, nos campos pelados das divisões distritais, a reerguer a mística das camisolas verde e brancas.

Estaremos lá nós, mas já não a corja chupista que tem enterrado o clube.

Há-de acabar/falir a SAD e hão-de vender a academia ao desbarato e até mandar abaixo aquele mamarracho caríssimo,feio, sem pista de tartan ou pavilhão deportivo para pagar as dívidas acumuladas.

Quero lá saber... Já estou por tudo! não foi este Sporting que eu aprendi a amar, o Sporting dos avançados felinos ou dos corredores de meio-fundo...

Só desejo retomar a nossa história gloriosa e cada vez me conveço mais que teremos de recomeçar de novo... "SPORTING 1906". E eu estarei lá. A torcer pela nossa equipa e a explicar às minhas filhas a saga do nosso clube: de como já foi grande, de como o mataram e de como estaremos a renascer das cinzas!

O Sporting, o nosso sporting, não morrerá nunca! Somos eternos!

Allahu akbar!
Mas o sporting é imenso...

Paiva disse...

Godinho mentiu quando disse que a auditoria sempre fez parte das suas promessas, pois antes das eleições disse que não fazia nenhuma auditoria e depois das eleições já veio dizer que a faz e está a cumprir o prometido: MENTIRA!!!
Godinho mentirá se alguns dos jogadores anunciados na campanha eleitoral para o bem o mal não vierem para o clube.
Mentirá se Domingos não for o treinador e já mentiu na história do fundo de 15 milhões que afinal não existe.

É este o Sporting que querem?! Um clube que continua na mentira, na calunia, na fraude e na continua promiscuidade com a banca e prestação de vassalagem á corrupção nortenha?!

ESTE SPORTING É UMA FRAUDE!!!

Petter disse...

BIN LADEN estou contigo! Deviamos começar já a preparar o verdadeiro Sporting. Este Clube de Campo dos Croquettes está completamente falido e deu cabo do nosso clube. Contam com o meu apoio para fundar o verdadeiro Sporting.

Petter

SportingSempre disse...

desculpem, não quero ofender ninguém, mas andam por aqui porcos lampiões..

Rogerio:"Sporting nunca mais", o que tas aqui a fazer ainda? BAZA DE UMA VEZ PO TODAS.

LdE: banho maria é isso mesmo, em vez de demorar 3 meses a reconstituir o fundo em uma semana tá feito. EMBORA MAIS IMPORTANTE É REFERIR QUE ESSE FUNDO COMO TAVA CONSTITUIDO PELO INCOMPETENTE DO JEB É HORRIVEL...% DOS PASSES DE 7SENIORES E 8 JUNIORES NUNCA PODE SER 15 MILHÕES, é muito pouco e prejudicial ao Sporting...Como Lopes disse na campanha, tem de ser reavaliado em alta ou não serve de nada.

PFA disse...

Curioso seria você ter destacado, por exemplo, a auditoria que andava a reclamar...
Já percebi que agora todas as noticias negativas contam e as outras são olimpicamente ignoradas. E o séquito de adeptos da teoria do caos e de novas eleições diz esfola com uma desfaçatez própria de um adepto de outros clubes...
Claro que outra explicação seria a de JEB não ter aberto a boca (mais uma vez) e de ter colocado em causa a viabilidade do Fundo. Mas isso LdE nem destaca porque na realidade o que lhe interessa é a destruição de um clube que aparenta ser o seu mas que, na realidade, não é.
O que lhe deviam perguntar estes seguidores era se você tinha contribuido com o seu voto para que alguma lista ganhasse.
Se calhar você é um dos responsáveis (por omissão) por BdC não ter ganho.
Desconfio bem que lhe interessa apenas escrever sobre o Sporting mas não quer sequer contribuir para o clube. Nem sequer com o seu apoio.
Continuem com este caminho.
São vocês que querem destruir o Sporting. Custe o que custar.
O trabalho está a ser feito com seriedade como aliás a comunicação social tem destacado.
Ah já sei, é tudo orquestrado.
Mas não lhe parece que temos de dominar a comunicação social ou também não lhe interessa mais fazer o que andou a apregoar?
Tenha vergonha e faça um favor a todos os que são sportinguistas. Vá escrever sobre o défice. O do país ou o seu.
Esqueça o Sporting. Se não gosta deste arranje outro clube.
Quem é que o obriga???

PFA

Peter disse...

Era e sou apoiante de BC! Gostei do seu discurso, gostei do seu prjecto! e principalmente gostei d cm ele foi o patinho feio da campanha eleitoral com toda a gente a apertar com ele! E qd assim é bom sinal...Pq uma pessoa para ser falada é pq é temida! E conseguiram falar mt sobre ele! Claro que dos outros n era preciso falar mt! Gl tinha aquela peripecia em 2003...duque uma peripecia bem mais recent! E o baltazar que tinha tanto amor pelo sporting que nem se dignou a compareçer na contagem d votos! E so amor realment! Admiro pq e q ninguem nunca lhe diss claramente uma coisa que tava aos olhos de todos...que ele realmente so se candidatou pa ver s sacava de la o dele! Ah pera ai mas o BC e que é interesseiro...Ao que pareçe agr o nosso mlhor central(carriço) vai ser vendido...boa...quem é o detentor do passe? PEDRO BALTAZAR! Ups porra la estou eu com as minhas teorias da conspiraçao...estas reunioes das quartas feiras dao msm resultado! E eu tenhu de ver o meu medidor de sportinguismo antes que alguem me acuse de ser lampiao ou Fdp ou assim! Bem depois deste pekeno desabafo vams la ao que interessa!
Nada se sabe sobre a suposta inpugnaçao falada pelo meu candidato favorito! Fora facciosismos (s kalhar n s escreve assim mas antes burro que lampiao) nao sera nada positiva para a credibilidade do nosso clube aos olhos dos outros e provavelmente arruinara a prox epoca! Isto é certo! Mas se houverem razoes comprovadas para ela aconteçer devemos tirar o chapeu a BC(TODOS sem excepçao), pelo serviço prestado ao sporting! Pq todos nos mereçemos a verdade, e as vzs mais vale a pena dar um passo atras, para poder dar dois em frent! Agora se istu da impugnaçao for apenas "soundbites" como o grand Bc dizia, e s no final ele tiver apenas as mesmas suspeiçoes que todos agr tems, e quem nem o papa s viesse ca as conseguia dixipar, entao nesse caso posso dixer que o meu candidato fica entre o leao e a parede! E por mt mais k m kuste ate eu seu apoiante o vou criticar! E a unica coisa que pode fazer e pedir desculpas a todos os sportinguistas, arrumar a viola no saco e candidatar se as eleiçoes do odivelas ou coisa que o valha!(com todo o respeito).
Por isso daqui deixo um apelo a todos aqueles que como eu no minimo ainda poem em causa tudo o que se passou no sabado! tmb eu andava lixado e com vontade de fazer manifestaçoes e tudo mais...mas para que? Para sermos acusados de sermos do benfica ou do porto? de termos mau perder? ou de que somos causadores de instabilidade numa dinastia de 15 anos que ja esta instavel desde o dia em k vi um homem xamado fernando lampiao santos a liderar as hostes em campo com o seu sniper/pistoleiro elPEIDO silva? Nao...vams pagar para ver! Da minha parte vou m calar com crticas, e esperar que esta historia do domingos e dos 8 jogadores toda se resolva pelo melhor, e principalment esperar q esta historia do fundo de 15 milhoes que esta supostament caducado n seja verdade(pq ai n sei s n desato a xorar...eu e quem votou nele), e esperar sinceramente que com a chefia deste novo presidente eu possa daki a um ano estar a preparar me para, tal como agr os trpeiros, me vangloriar como campeao nas trombas dos lampioes em pleno ninho inacabado da aguia! E a beber uma ganda mini e a eskeçer k istu tudo se passou, pq e nistu k nos temos de focalizar! E deixar mos de nos acusar uns aos outros e ofendermos nos e a quem discorda das nossa opinioes! Acreditem que ninguem mais do que eu kria Bc como presidente, e se deus kizer um dia ele ainda ha d ser! Mas agr n o é, e s fikar provado que n o foi por aldrabiçe nas votaçoes ou afins, e apesar d tdas as polemicas com o num d votos por socio e tudo mais vams esperar para ver o que esta equipa fara, e no final tirare mos as nossas conclusoes, e quem tiver razao tem, e quem n a tinha que de o braço a torçer em como estava errado! So uma coisa importa...invadir mos novamente o markes cm o fizemos ja algum tempo, pintar mos o pais de verde e branco e gritarmos as palavra Sporting Campeao! Espero que concordem cmg!

LEÃO DA ESTRELA disse...

Paulo Farinha Alves:
Não lhe admito lições de Sportinguismo, nem de amor ao Sporting. Porque, isso, o senhor não sabe o que é. Quanto à auditoria, é só rir. Se o seu presidente Godinho queria uma auditoria, não precisava de chamar os candidatos derrotados. Isso é folclore de agência de comunicação. Se o seu presidente queria uma auditoria a sério, uma auditoria, e não uma brincadeira, só tinha a fazer uma coisa: definir um caderno de encargos e lançar um concurso público. Isso sim, seria uma auditoria. Uma auditoria não é um inquérito da treta, como este que vai ser feito, com a participação do "totó" do Abrantes Mendes (a expressão é do próprio) e do dono de Carriço, o sr. Baltazar (extensão eleitoral do engº Godinho)...
Sabe uma coisa: com o seu presidentre nunca haverá uma auditoria ao universo Sporting porque o seu presidente sabe que não a pode fazer, sob pena de ter a necessidade de, eventualmente, ter de apresentar a demissão quando os resultados fossem revelados...
Se não é isso, então que faça como eu digo: que lance um concurso público aberto a todas as empresas especializadas em auditorias financeiras. O dr. Cunha Vaz, que está farto de fazer campanhas políticas (embora não o assuma, como diz o seu rival Luís Paixão Martins) sabe do que é que eu estou a falar...

Anónimo disse...

Afinal quem e o Vale e Azevedo de 3era categoria ??? Abram os olhos voces os votantes deste g lopes ainda vamos a tempo de mudar e e a nossa obrigaçao enquanto sportinguistas de mudar imediatamente antes que a futura geraçao nos pergunte a nos pais , avos , bisavos o que era o Sporting Clube de Portugal

presidente minoritário disse...

Espero que esta corja não demore muito tempo a cair. Para bem do Sporting, ou do que resta dele.

Saudações Leoninas

Camilo disse...

Só anónimos/as...
Sinal de COBARDIA!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...