quarta-feira, 9 de março de 2011

A notícia do dia. Carriço é de Baltazar

"O Sporting, no início de Dezembro do ano passado, precisou de adquirir as acções do ex-administrador Pedro Baltazar, dono da empresa Nova Expressão, para levar a cabo o projecto de viabilização financeira do clube, que passava por uma redução do capital para metade, 21 milhões de euros, seguida de um aumento para 39 milhões de euros, e complementada com a emissão de 55 milhões de VMOC (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis).
A operação não podia ser feita sem a compra, pelo Sporting, das acções de Baltazar, e o agora candidato à presidência dos leões acabou por anuir e vender a sua participação na SAD. No dia da compra pela Sporting-SAD das acções de Pedro Baltazar - 2.450.000, correspondentes a 11,667 por cento do capital da SAD - estas estavam cotadas a 68 cêntimos. No entanto, o Sporting aceitou, em operação realizada fora da Bolsa, pagar dois euros por cada uma, num total de 4.900.000 euros, uma vez que Pedro Baltazar não admitia sair do processo com perdas mais significativas ainda, uma vez que comprou as acções numa altura em que elas estavam cotadas a 2,7 euros. Mesmo assim, foi o único accionista a obter este preço por acção.
Esta venda foi objecto de comunicados do Sporting SAD à CMVM e da Nova Expressão. Mas o acordo entre a SAD leonina e Pedro Baltazar não foi apenas este. O agora candidato à presidência do Sporting ficou também com a garantia de que o contrato estava 'seguro' pelo penhor do passe de um jogador, caso os leões incumprissem o acordado (a pagar em cinco anos). No último Relatório e Contas da SAD pode ler-se, no ponto 31, sob o título «Garantias Prestadas», o seguinte:
«Decorrente do contrato de compra e venda de acções da Sporting Clube de Portugal, Futebol-SAD, celebrado pela SGPS SA e a Nova Expressão SA, a SCP Futebol-SAD prestou a constituição de penhor sobre os direitos desportivos e económicos de um jogador, para garantia do pontual cumprimento das obrigações de pagamento da Sporting SGPS no âmbito deste contrato.»
A BOLA sabe que o jogador em causa, sobre cujos direitos desportivos e económicos foi constituído um penhor a favor de Pedro Baltazar, candidato à presidência, é o actual capitão de equipa, Daniel Carriço."

FONTE: "A Bola", 09-03-2011

10 comentários:

Sérgio disse...

LdE,

Agora sim eu retiro a minha suspeição.

"Pedro Baltazar não admitia sair do processo com perdas mais significativas ainda, uma vez que comprou as acções numa altura em que elas estavam cotadas a 2,7 euros."

SL,

João disse...

pois é e qual é o mal?
o homem investiu 5M de euros!se aceitasse vender as acções a metade do preço, para a reestruturação financeira o valor nominal ficou metade, perderia 2,5M...isto não são propriamente trocos!mesmo assim ainda perdeu algum!mal está o sporting para ter de dar como garantias os passes dos jogadores!
votamos no godinho e matamos o Sporting claro como água!

MaximinoMartins disse...

Não vejo onde possa estar o problema, pelo menos assim sabemos...que esse não é da Banca...!!!

jo disse...

Estando os direitos de muitas jogadores na posse de não-sportinguistas, não se vê qual é o problema deste passe de Carriço GARANTIR a execução do contrato acordado.
Aliás, nem se percebe o que tem a Bola/Benfica a ver com um negócio do Sporting.

40PP

Pedro disse...

O problema não é (só) Baltasar ser o detentor dos direitos do Carriço, embora isso seja um sinal da bondade da fabulosa reestruturação financeira de Franco-JEB-Nobre Guedes. O problema é aquela afirmação um pouco mais abaixo de que os passes de quase todos os jogadores do plantel estão hipotecados à banca.

Como se isso não fosse suficiente, e com o plantel completamente desvalorizado após uma época desastrosa, suspeito que essas hipotecas são superiores ao valor de mercado dos jogadores.

Parece-me que o candidato que vencer as próximas eleições vai entrar no escritório de presidente e perceber que o clube pouco mais tem de seu do que as taças do Mundo Sporting e o papel timbrado. 15 anos de gestão de ponta da linha Lisboa-Cascais, resultaram nisto.

artnis disse...

LdE

meu caro, como dizia o meu avô:

"dado e arregaçado só conheço uma coisa" !!!

p.s. - se quereis salvar o vosso
'ceportém', votai no vosso Bruno de Carvalho (he!he!he! até nisto, caramba)que elo menos não é do Porto

Luis Magalhães Pereira disse...

Recorde-se que se ouviu um rumor fortíssimo que Baltazar ( à época ex-administrador) ponderava entrar com um processo contra o Sporting-SAD se o preço de venda das acções não lhe agradasse!

O engraçado nesta história é comparar esta negociata entre SADicos com um dos lemas da candidatura de Baltazar: -

"O SPORTING É UM CLUBE, NÃO É UMA EMPRESA."

Ah grande P. Baltazar!Esta é uma pequena amostra dos princípios e valore$ que se praticam diariamente neste Sporting/BES e na SAD!

O pior é que a maioria dos sócios do Sporting acreditam no Pai Natal e ainda acreditam mais se ele aparecer todo vestido de verde a prometer "Gestores de ruptura inteligente",(Mundos e)Fundos, Zicos, Santanas e craques a rodos...

José Gomes disse...

Artnis, vai dar banho ao cão. O teu nick devia ser Artanus, ficava-te melhor. Vai comentar noticias do teu clube de arruaceiros.

Constantino disse...

Talvez esta situação possa revelar o porque de o Carriço ter sido avaliado em 6 milhoes pelo tal Fundo de Investimento. É que mesmo o sporting só avalia o jogador em 4,7 milhões (partindo-se do principio que ninguém avalia um negócio de 10,00 Euros com um apartamento no Parque das Nações)

artnis disse...

José Gomes

Peço desculpa a tão 'distinto cavalheiro', e ao seu vazio bestunto, mas não dá para perceber a palermice dos 'nicks' ...

E quanto a arruaceiros, tu próprio deves ser um dos 'menino do coro' que tanto gostam de brincar com pedras

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...