terça-feira, 22 de março de 2011

"O Jogo": Bruno de Carvalho ganha eleições

"O Jogo" utiliza sondagem
para fazer manipulação grosseira

Uma sondagem publicada hoje no diário desportivo "O Jogo", propriedade de Joaquim Oliveira, um conhecido defensor da continuidade no Sporting Clube de Portugal, dá claramente a vitória a Bruno de Carvalho nas eleições do próximo sábado, apesar dos esforços gráficos e numéricos para que os leitores fiquem com a ideia de que estamos perante um empate técnico.
A sondagem, realizada pela Eurosondagem, empresa de Rui Oliveiora e Costa, outro sportinguista da continuidade, é clara, mas "O Jogo" faz um esforço por lançar a confusão nos eleitores sportinguistas, anunciando que Godinho Lopes e Bruno de Carvalho estão "empatados". Lendo tudo ficamos a saber que é mentira.
Bruno de Carvalho surge com uma votação que pode atingir 41,1 por cento dos votos, enquanto Godinho Lopes poderia chegar aos 38,6 por cento. Porém, a manipulação grosseira do jornal de Joaquim Oliveira aparece não só na primeira página (repare-se que Godinho Liopes aparece do lado esquerdo da página, normalmente reservado aos que estão em primeiro lugar, uma vez que a nossa leitura acontece da esquerda para a direita), mas também nas páginas centrais. Aí a manipulação do jornal do sócio e accionista do Sporting Joaquim Oliveira atinge requintes de malvadez. Num friso com as fotografias dos cinco candidatos, Godinho Lopes, mais uma vez, aparece no lado direito, sendo, por isso, o primeiro em termos visuais, enquanto que Bruno de Carvalho é embrulhado no meio dos cinco candidatos. Uma vergonha, merecedora de uma queixa na Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC).
Se manipularam assim em termos imagéticos, imagine-se como é que o sportinguista Rui Oliveira e Costa manipulou os números da sondagem. Rui Oliveira e Costa é indigno de ser sócio do Sporting Clube de Portugal e de fazer sondagens em que tem interesses directos!...

14 comentários:

Joshua disse...

Embora com algumas reticencias desejo que Bruno de Carvalho vença as eleições, embora tenha ficado desiludido ontem com o debate, acho que a postura arrogante que teve não o ajudou, e podia ter dado um passo decisivo para vencer as eleições. Só pelo facto de os nossos adversários estarem à "rasca" é bom sinal.
Quando digo adversários são os que estão dentro e fora do clube.
Gostaria que, quem soubesse me respondesse à seguinte pergunta; Foi Soares Franco que ficou com o 3º piso do edificio Visconde de Alvalade para aí sediar a sua empresa de construção civil? E por que preço? Foram preços de mercado ou preços de "amigo"?
Já agora respondam-me também, Bruno de Carvalho vai mandar fazer uma auditoria externa às contas do clube? Não ouvi nem li que o fosse fazer, que é grave. Alguém tem que ser responsabilizado por este autentico desastre que foi a gestão do SCP nestes ultimos 10/15 anos.

Ivckovic disse...

Então o ponto quente das imagens não é olado direito? Porque é que a publicidade é nas impares? E simeh um empate técnico. Uma pista... Some lá as votações máximas possíveis a ver quanto é que dá... Mas pronto êh o mesmo rigor do investidor ligado a brisa, dos (não de) campeões de 82 apoiarem o seu candidato, de processos em que os réus foram absolvidos serem motivos de PostScript mais aí Jesus que os outros só fazem campanhas negras, tanto rigoroso como dizer que Pedro Baltazar é dono do Carriço, etc etc etc. O futre é benfiquista mas o Inácio é sportinguista dos sete costados. Vamos lá ver se o Porto não se lembra de homenagear outra vez os de Viena se não lá temos que levar com um vice a usar o cachecol do Porto e a faltar ao trabalho. E sim estou a dizer que é pouco profissional um treinador deixar a sua equipa entregue aos adjuntos para ir celebrar conquistas de outro clube. Mas não se enerve com as sondagens, pela metodologia não trem rigor cientifico nenhum. Mas isso já é outra conversa

Anónimo disse...

LdE,
Um esclarecimento. Informe-se sobre o que é a margem de erro. Diz-se que uma sondagem está empatada quando a vantagem (ou desvantagem) é potencialmente anulada pela margem de erro. Neste caso a questão é agravada pela quantidade de indecisos.
O intervalo superior das duas candidaturas (e o inferior) é anulado pela margem de erro. Empatados está, por isso, certo.
Confesse que gostava que lá estivesse escrito: vantagem esmagadora.
Mas não está.
Temos pena.

PFA

11:51 disse...

Sabes o que são margens de erro?
Depois desse churrilho de teorias de conspiração faltou-te falares disso, que as margens de erro são coisas feitas á medida do Godinho.
Mete nojo este post

LEÃO DA ESTRELA disse...

Evidentemente sei o que são margens de erro. Mas também sei outras coisas:
A questão é que é praticamente impossível fazer uma ponderação de resultados minimamente credível numa eleição deste tipo (num clube de futebol não há freguesias-tipo, e, neste caso, os eleitores têm um número diferente de votos, consoante o número de anos de associados).
A verdade é que Bruno de Carvalho vai à frente. Em todas as sondagens. E "O Jogo", poderia titular: Bruno de Carvalho à frente... Estaria a ser sério.
O que diz "O Jogo": Godinho e Bruno de Carvalho estão empatados. O que representa uma grande muleta para Godinho Lopes, depois de mais um debate que lhe correu mal.
De qualquer modo, o post não se concentra nos números mas na manipulação dos elementos imagéticos (só visíveis na edição em papel), que também produzem uma leitura, por vezes mais forte que o próprio texto...

Luis Magalhães Pereira disse...

Isto escrevi eu ontem a propósito da sondagem d' A Bolha: Mas, ao que parece, e em termos de sondagens, BdC é incontestavelmente favorito à vitória. Eles estão em pânico...

"Está para breve uma sondagem da contra-informação/lavagem cerebral da Eurosondagem controlada pela "ratazana de esgoto" Oliveira e Costa! Nessa pesquisa os resultados serão amplamente favoráveis ao candidato Roquettista (agora oficialmente apoiado pelo Coveiro Roquette himself) G. Lopes.

Mas algo parece indesmentível apesar de todo o apoio financeiro disponibilizado pelo BES/Ricciardi, campanha de meses da Cunha Vaz e demais propaganda, etc... Eles estão à rasca!

Pela 1ª vez em 16 anos parece ser possível correr com esta Corja duma vez por todas!

Força Bruno de Carvalho!"

MJ Avila disse...

Joshua - de facto o Soares Franco e o novo dono do predio Visconde de Alvalade. Esse mesmo predio que deveria de ter sido integrado no estado e nao naquela esquina onde bloqueia visibilidade do LOGO do Sporting. Aquele "bloco" de cimento nunca deveria de ter sido construido e ainda por cima nao foi o arquitecto do estadio que elaborou o projecto do Visconde.

Anónimo disse...

Debate no site d`O JOGO e Diário de Notícias.

Godinho Lopes enterra-se que é uma coisa louca...

Exitem dois blocos: Godinho Lopes e Pedro Baltazar e outro com Dias Ferreira, Bruno de Carvalho e Sérgio Abrantes Mendes.

João disse...

A eleição está ainda muito longe de estar decidida! Pedro Baltazar tem surpreendido toda a gente, ao fazer uma excelente campanha e ao garantir excelentes nomes para a sua equipa.
Eu voto na Lista B!

Correio Leonino disse...

E o Carlos Barbosa dos automóveis, já insultou mais alguém hoje? O que tem a dizer sobre o fosso do Godinho?

Anónimo disse...

DIAS FERREIRA A PRESIDENTE, JÀ NÃO HÁ DúVIDAS!!!

Anónimo disse...

Bruno de Carvalho não explica o fundo em todas as suas vertentes, como se reparou hoje na questão: "como está formulada a cláusula do contrato, que permite pôr termo ao fundo?". Gosto muito do treinador que tem, e de algumas ideias. Mas não me parece a pessoa certa para uma gestão rigorosa.

Pedro Baltazar é o pior de todos. Acha que para se ser presidente do Sporting há que ter milhões na conta bancária. Recebe dicas dos assessores, ataca os concorrentes, e ri-se para quem o informa. Parece mesmo facínora.

Godinho Lopes dá pena. Tem uma equipa a preparar o debate que lhe diz para atacar os outros candidatos. Ele fá-lo, leva com a resposta, e mete aquela cara de pena, do género "fui obrigado a fazer isto".

Sérgio Abrantes Mendes é o que tem mais classe para ser presidente. Tem um par de ideias, mas falta-lhe um projecto amplo, uma equipa vasta e capaz. No fundo, é um lírico do Sporting, que cabia bem numa outra lista.

E para mim, e pelos debates, o menos mau de todos é o Dias Ferreira. É de longe o que sabe mais do futebol português. É o homem que dedicou anos ao Sporting, e aos núcleos. Peca porque chamou um dos maiores traidores na nossa história. No entanto, são inegáveis os conhecimentos de Futre na Europa do futebol. Começaram por Rijkaard e amanhã vêm mais trunfos. Com um bom director na área financeira, parece-me o mais credível de todos.

Anónimo disse...

http://iris.cpidt.pt/sportmotores2003/usrproj_sportmotores.go_noticia?id=31402

João Sporting disse...

As sondagens que têm aparecido são ridículas, ambas feitas à porta do estádio depois da sessão do Bruno de Carvalho com os seus apoiantes no Alvaláxia... Sei de pessoas que votaram 4 e 5 vezes...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...