quinta-feira, 17 de março de 2011

Um caminho perigoso

A propósito das promessas
de contratação de antigas glórias

Godinho Lopes já colecciona dois ou três treinadores de classe mundial que não consegue contratar por falta de dinheiro. Informa ainda que tem Carlos Freitas no estrangeiro a tratar da negociação de jogadores, não se sabendo se Luís Duque está em condições de sair do País sem licença do juiz do "caso" BPN...
Em contrapartida, já vai na quarta ou quinta glórica leonina a quem promete emprego "na estrutura do Sporting" em troca de apoio eleitoral. Anunciou o ex-guarda-redes Nélson, o antigo defesa André Cruz (como olheiro no Brasil), o antigo médio Vidigal e o antigo avançado Manuel Fernandes, ídolo de várias gerações de sportinguistas (que, curiosamente, diz que está com Godinho enquanto afirma que o Sporting "precisa de uma lufada de ar fresco"...).
O candidato da mudança propriamente dita, Bruno de Carvalho, também não fica atrás de Godinho Lopes nesta marcação homem a homem às antigas glórias leoninas. Pelo contrário. Carvalho tem Augusto Inácio, que é candidato a dirigente (sendo o único ex-jogador candidato a um lugar directivo de destaque), e tem Virgílio Lopes, Beto Severo e Yordanov.
"Há candidaturas que já copiaram o nosso modelo para o futebol. Dei a ideia de contratar André Cruz para olheiro no futebol brasileiro e foram logo à pressa contratá-lo. Pois bem, posso dizer-vos que Beto e Iordanov também trabalharão connosco. E eles darão as melhores informações sobre possíveis contratações porque querem o melhor para o Sporting", afirmou Inácio, candidato de Bruno de Carvalho a vice-presidente para o futebol.
Esta preocupação com as antigas glórias é um facto novo nestas eleições do Sporting, demonstrando que, por acção da geração de dirigentes do Projecto Roquette (cuja continuidade está corporizada na candidatura de Godinho Lopes), o clube estava de consciência pesada face aos seus antigos servidores, multiplicando agora as oportunidades que lhes dá. Isso é positivo para o futebol leonino, mas estamos, porém, perante um caminho perigoso. Não sei até que ponto estes apoios manifestados em troca de um futuro emprego obdecem a algum critério que não seja puramente eleitoralista, procurando caçar o voto do sócio sportinguista que está afastado dos meandros. Algumas destas promessas de contratações têm todo o aspecto de serem feitas sem qualquer critério técnico e financeiro. Representam, por isso, muito mais do mesmo daquilo que tem acontecido de desastroso no Sporting ao longo dos últimos anos.
O que vale é que os sportinguistas vão tendo conhecimento de certas jogadas de bastidores. No futebol como na política. Sabem, por exemplo, como é que Luís Figo apareceu, antes das últimas eleições legislativas, a dar o seu apoio ao líder do PS, José Sócrates. O que acontece no futebol é exactamente o que acontece na política. Até as agências de comunicação que trabalham as candidaturas (umas mais sofisticadas do que outras) são as mesmas. Logo, os métodos também são os mesmos. Porque ganhar um clube é como ganhar um partido ou um País. Com uma diferença: no Sporting, cada década de militância activa dá direito a mais três votos.

5 comentários:

Rubiz disse...

Vamos la ver so o que dá fazer uma pesquisa no google com os nomes godinho lopes, luis duque, e paulo pereira cristovao + JUSTICA:

GL acusado de burlar o estado em 25M:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1631187

Luis Duque acusado no caso Parque Expo + Face Oculta + BPN
http://aeiou.expresso.pt/bpn-luis-duque-proibido-de-viajar-sem-autorizacao=f614992
http://aeiou.visao.pt/paquetesexpo-julgamento-por-corrupcao-comeca-hoje-mais-de-uma-decada-apos-inicio-da-investigacao=f544294

Paulo Pereira Cristovão acusado de tortura enquanto elemento da PJ:
http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1241252&especial=Caso%20Joana&seccao=SOCIEDADE

Curiosamente, todos foram ilibados... o que os une? o facto do ministério publico "gostar" de os processar, ou então o facto de serem criminosos inteligentes que sabem sempre manipular a Justiça...

Se por acaso esta lista for a vencedora, o Sporting vai sofrer muito... Olhem nos olhos desta gente e percebam os motivos que cada um tem para se candidatar...

Não se esqueçam da rede de interesses que quer manter o Sporting mal, para assim ser possível lucrar ainda mais...

Espero ter ajudado alguém a abrir os olhos,
Saudações Leoninas,
Ruben

Brunus disse...

Em relação aos apoios que velhas glorias prestam aos candidatos para mim valem zero. Isto é, não é por Manel apoiar Godinho ou o Yorda apoiar o BdC que passarei a votar num ou noutro. Votarei em programas eleitorais e não em nomes.
Até porque se eles são mesmo sportinguistas certamente que apoiarão e estarão dispostos a trabalhar com qualquer que seja o presidente eleito, que será diga-se o presidente de todos os sportinguistas!!!
O facto de uns apoiarem umas listas e outros apoiarem outras tem apenas a ver com o timing dos convites. Ainda á dias Inácio no debate do solar do norte tinha feito referencia á necessidade de trazer velhas glorias ao clube para prospecção como por exemplo André cruz. No dia seguinte estava Godinho Lopes a anunciar André cruz na sua estrutura e porquê?! Porque se antecipou, nada mais. Tenho a certeza que o Manel seja qual for o presidente estará sempre disponível para fazer parte da estrutura, estes convites servem só para mandar areia para os olhos dos sportinguistas menos inteligentes que variam o seu voto consoante os nomes.

Narciso disse...

Só para se ver a seriedade com que se atiram nomes para o ar na tentativa de iludir o eleitorado: Van Gaal anunciou formalmente ainda há poucos dias na Alemanha que irá fazer um ano sabático para descansar, não treinando nenhum clube na próxima época. Pois em Lisboa um candidato descobriu Van Gaal para o contratar para treinador do Sporting...Temos candidatos que são tal e qual os políticos, vendedores de banha de cobra e mentirosos!...

artnis disse...

'caminho perigoso'...?!

Não 'vejo' em quê (tal como muitos sportinguistas)!

Como é que você consegue analisar e descortinar estes perigos?!

Como o podem preocupar estas
'pequenas coisas' se comparadas com o 'abuso' de alguns monos usarem botas de cor vermelha??!!!

- P.S. -

Para evitar a descida aos infernos do Sporting (quem é o 2º clube da 'organização'? quem dizem querer ultrapassar?) e que se complete a do Belenenses será necessário voltar ao'entendimento' dos clubes de Lisboa - BSB - como aconteceu em 1980 ... sem deixar de haver rivalidade (hoje só há muito anti).

Se não sabe a história pergunte aos mais velhos.

Saudações Gloriosas

PG disse...

Quando votaram PPC não sabiam já disso ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...