sábado, 19 de março de 2011

Van Basten. Um treinador de cultura formadora

Bruno Carvalho vai anunciar que o holandês Marco Van Basten será treinador do Sporting na próxima temporada caso ganhe as eleições marcadas para dia 26 de Março. "Marco Van Basten é um nome coerente com tudo o quensamos para o futebol do Sporting Clube de Portugal. Mais uma vez vamos cumprir com o prometido, o que confirma a credibilidade do nosso projecto de mudança para o Sporting. A credibilidade não se anuncia, a credibilidade pratica-se", adiantou ao LEÃO DA ESTRELA uma fonte da candidatura de Bruno de Carvalho.
O holandês Mitchell van der Gaag (ex-Marítimo), que conhece, naturalmente, o futebol português, vai ser o adjunto do ex-internacional holandês. Segundo notícias recentes, Van Basten seria uma das hipóteses para o Chelsea na próxima época. Tudo indica que o anúncio de Marco Van Basten - um treinador com uma cultura formadora adquirida no Ajax - deve acontecer numa sessão de esclarecimento que terá lugar no Alvaláxia, zona comercial do Estádio da Alvalade, nesta tarde, às 16h30.
De acordo com o jornal "A Bola", na sua edição digital, Marco Van Basten "é mais uma cartada forte do candidato à presidência do Sporting que há poucos dias esteve em Moscovo para apresentar os investidores russos que se associaram à sua candidatura".
Marco van Basten, de 46 anos, destacou-se como jogador no Ajax e no Milan, bem como na selecção holandesa, pela qual foi campeão europeu em 1988.
Iniciou a carreira de treinador nas camadas jovens do Ajax e, em 2004, assumiu o comando da selecção holandesa, que dirigiu no Mundial 2006 (eliminado por Portugal nos oitavos-de-final) e no Euro 2008 (derrotado pela Rússia nos quartos-de-final).
Depois da experiência na selecção, Van Basten treinou o Ajax em 2008-2009 e demitiu-se no final da época, após falhar a qualificação para a Liga dos Campeões.
A sua carreira como jogador foi brilhante. É ainda hoje considerado um dos melhores pontas-de-lança da história. Figura maior do Ajax e Ac Milan, Van Basten venceu A Bola de Ouro em 1988, 1989 e 1992, ano em que foi igualmente distinguido com o prémio de melhor jogador do Mundo para a FIFA.

5 comentários:

Jota disse...

Van Basten não tem resultados a apresentar enquanto treinador. E não deve ser nada barato. A ser verdade esta contratação, a juntar a outras notícias recentes, o meu voto em Bruno Carvalho está cada vez mais tremido.

LEÃO DA ESTRELA disse...

À atenção dos especialistas em treinadores de futebol: mudar do Paulo Sérgio das touradas, contratado com a bênção do BES e do Millennium BCP, para Marco Van Basten será um salto qualitativo enorme no banco do Sporting. Lembrem-se disso!... E lembrem-se da capacidade de organização da candidatura de Bruno de Carvalho, sempre a cumprir o que promete, sem andar ao sabor dos ventos, como faz a continuidade de Godinho Lopes, que já teve 5 ou 6 treinadores diferentes!... Precisamos de um Sporting Clube de Portugal ganhador, respeitado em Portugal e no mundo, independente e senhor do seu destino!...

Jota disse...

O Benfica durante muito tempo também andava metido nessa política: contratar nomes de maior mérito enquanto jogadores do que treinadores. Souness, Heynckes e Koeman foram alguns desses exemplos. Viu-se no que deu, não é verdade? Duvido que Van Basten seja melhor do que eles. Preferia que pagassem o dobro ou o triplo e fossem buscar Guus Hiddink, por exemplo.

Anónimo disse...

Van Basten é infelizmente um treinador sem qualquer currículo. Aliás, o que tem é mau. Falhou na selecção holandesa e foi despedido do Ajax por não ter sido sequer apurado para a LIga dos Campeões. Um flop.

Paulo Sousa disse...

Tanta polémica em relação ao GRANDE VAN BASTEN, mas digam-me o que é que o Jesus, tinha ganho quando foi treinar o Benfica?? E o Domingos o que ja ganhou?? E o Vilas Boas o que ja ganhou como treinador?? E o Mourinho quando foi para o Porto o quetinha ganho ate então?? VAN BASTEN é uma LENDA. Como todos sabemos o sporting tem no plantel bons jogadores, mas com muita falta de confiança. Quem será melhor para motivar e meter a estima destes jogadores como Campeões?? VAN BASTEN ou Domingos?? EU NÃO TENHO DÚVIDAS!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...