quinta-feira, 7 de abril de 2011

Godinho Lopes e as auditorias

Godinho Lopes anunciou que vai avançar a prometida auditoria às contas do universo empresarial do Sporting Clube de Portugal. Para que não houvesse dúvidas da sua boa-fé, seria lógico que tivesse definido um caderno de encargos e decidido lançar um concurso público internacional para definir qual a empresa que irá realizar a auditoria. Nada disso, pois talvez fosse demasiado transparente.
Godinho começou por chamar os candidatos que perderam as eleições para combinarem a metodologia. Como Bruno de Carvalho foi, na verdade, o candidato mais votado em 26 de Março, só lá foram Dias Ferreira, Pedro Baltazar e Sérgio Abrantes Mendes.
Estes, juntamente com Godinho Lopes, irão definir um prazo, o âmbito da auditoria e as empresas que podem concorrer. Fácil será concluir que estaremos perante uma espécie de auditoria. A não ser que, entretanto, venha a público o resultado de uma auditoria interna, essa feita nos tempos de Filipe Soares Franco, que envolveu os processos de construção do novo estádio e da academia, e que ficou na gaveta.
Quem quiser saber mais que pergunte pelos seus resultados ao ex-presidente. Seria talvez uma forma expedita de poupar tempo e dinheiro. Mas é improvável que isso aconteça. Quem sabe da existência dessa auditoria dos tempos de Soares Franco diz que o problema seria deixar que a informação sobre ela fosse do conhecimento público. Sobretudo agora que o Sporting tem um novo presidente...

18 comentários:

Telmo disse...

A deloitte vai ser a eleita para fazer a auditoria externa "afinada"...vai uma aposta?

hjssp disse...

Nem era preciso fazer auditoria. Perguntava-se aos candidatos: "então, as contas estão todas bem, não estão?" O SAM barafustava, mas os outros três diziam que estava tudo no melhor dos mundos possíveis e era tudo aprovado. Poupava-se imenso dinheiro para poder depois pagar o salário ao Rui Vitória ou ao Manuel Machado.

Leopinião disse...

Prezado Leão da Estrela,

As eleições acabaram e já era tempo deste blogue "virar o disco" sobre o Presidente do Sporting.

Sérgio Abrantes Mendes, que é uma pessoa insuspeita, já veio afirmar que não há motivo para as eleições serem impugnadas, bem como Pedro Baltazar, Dias Ferreira e todos os delegados presentes no acto eleitoral.

Godinho Lopes tem sido uma boa surpresa tentando (de forma séria) unir o Clube e os Sócios e cumprindo com o que prometeu - a realização de uma auditoria externa e independente.
Cada um dos ex candidatos escolhe um elemento da sua confiança e com a competência técnica que consideram adequada para a realização da auditoría. Godinho Lopes não colocou entraves e objecções, pelo que, este post é apenas veneno, mau perder e frustração.

E é pena que assim seja.

Godinho Lopes já injectou do seu bolso 2,5 Milhões de Euros para fazer face a pagamentos urgentes e imediatos. Ser Presidente não é para quem quer...é sobretudo para quem pode.

Para terminar, pergunto se o ex Candidato Bruno de Carvalho já efectuou o pagamento do aluguer do espaço no Alvaláxia que serviu para a sua sede de Candidatura.
Já o pagou...ou ainda não?

Saudações Leoninas

SportingSempre disse...

LdE, lider das brunettes, cada vez mais ridiculo e isolado. censura LdE!!!lol, já só me dás vontade de rir

jo disse...

não foi BC que disse - após uma reunião com todos os candidatos para analizar contas e o momento do Clube - que estava tudo bem com as contas?

MaximinoMartins disse...

2,5 do seu bolso...??

Não será fruta a mais...??

João disse...

Será que ele vendeu algum paquete?

Luis Magalhães Pereira disse...

É o mesmo Leopinião que escreveu isto em 2011 no Fonte Segura?:

(sobre Godinho Lopes)

Não é Presidente do Sporting quem quer. Só quem pode e quem consegue.

-------------------------------------
(sobre Brás da Silva)

Este é o candidato "lançado" por Agostinho Abade? Com o apoio de Ferreira da Silva, Meneses Rodrigues, Paulo Abreu, Mário Casquilho, Dias Ferreira e de todo o staus quo instalado?

NÃO, OBRIGADO!

BASTA!!!


(sobre as candidaturas da Oposição durante estes 15 anos)

As candidaturas derrotadas dispunham de poucos meios e de muito amadorismo e carolice, mas eram bem intencionadas e tinham mais respeito pela génese e pelos pergaminhos do Clube.



Se é de facto o mesmo Leopinião então não tem qualquer credibilidade ou legitimidade ao estar agora a defender o candidato da Continuidade ( ou do Continuismo, lembras-te?)Godinho Lopes. Até agora o Presidente da fraude eleitoral não cumpriu nenhuma das promessas que fez na campanha!

Relativamente à AUDITORIA pago para ver se será feita em condições indiscutíveis de isenção, independência e de forma externa ( forçosamente por uma entidade estrangeira)!

Realizada por qualquer uma das auditoras que dominam o mercado nacional: Deloitte, BDO, KPMG, PRICEWATERHOUSE, ERNST & YOUNG, etc NÃO TEM QUALQUER VALIDADE!

Como diz o provérbio: "Ninguém é bom juiz em causa própria".

Como é que se pode pretender realizar com total isenção uma Auditoria externa e independente às contas de todas as empresas do Grupo Sporting quando se tem expressamente o apoio directo e confesso de todos os ex-Presidentes do projecto Roquette, em especial o coveiro que inventou o projecto Roquette, José Roquette, himself???????

E que credibilidade pode ter Godinho Lopes, um homem que em campanha eleitoral declarou isto:

QUEM É QUE TRABALHA A SÉRIO NESTE PAÍS E NÃO É ARGUIDO?

Para terminar: que provas é que o Leopinião tem para lançar o boato que Bruno de Carvalho não pagou o aluguer do espaço no Alvaláxia?

Acaso isso tem alguma relevância para o post em questão?

Acaso o Sporting é o senhorio do espaço em questão?

Continua a campanha negra das calúnias, mentiras, difamações e ataques à vida pessoal do único candidato de verdadeira ruptura e que cumpriu todas as promessas que fez em campanha?

Há quem ainda faça "recadinhos" no melhor estilo Recadeiro do Record?

Enfim há pessoas que também são "boas surpresas" como é o caso do Leopinião! Hoje em dia o Leopinião partilha tranquilamente "o mesmo camarote" de notáveis outrora odiados como: Paulo Cristóvão, Rui Oliveira e Costa, António Pontes, Eduardo Júlio, Monteiro de Castro, Mª de Lourdes Borges de Castro, Vitor Melicias, Menezes Rodrigues, Ribeiro Telles, Pedro C. Ferreira, ursinho, branca de neve, jameson, Rita Figueira, Rui Meireles, Rogério de Brito, Castro Guedes, JP Varandas, Rogério Alves, Paulo Abreu e todos os distintissimos ex-Presidentes desta página gloriosa da história leonina que foi, é e continua a ser o projecto Roquette!

Parabéns Leopinião!

Luis Magalhães Pereira disse...

Ah esqueci-me de outra Auditora "riscada": ARTHUR ANDERSEN.

O Agostinho Abade também está muito preocupado com a Auditoria. Diz que não é preciso e que o passivo gigantesco do clube circunscreve-se unicamente ao património desportivo edificado ( ESTÁDIO E ACADEMIA) e à SAD! Cerca de 300 e tal milhões de euros só de passivo acumulado nessas 2 áreas? Só acredita quem quiser...

O "taliban" de serviço das eleições, Carlos Barbosa está de volta: entre outros mimos sempre muito elegantes a Bruno de Carvalho referiu hoje à RR na bola branca que em relação à Auditoria "... é fundamental para que não haja qualquer suspeição, para que o universo Sportinguista se sossegue em relação a essa questão e que.... para se saber se houve ou não houve irregularidades no passado mas É ÓBVIO QUE NÃO HOUVE IRREGULARIDADES NENHUMAS..."

Portanto já temos um Vice Presidente que em questão de segundos também perdeu toda a credibilidade ( se é que tinha alguma...) ao entrar em flagrante contradição sobre este tema fulcral que é a Auditoria referindo que não houve quaisquer irregularidades no passado!

Devia-se estar a referir concerteza ao mesmo tipo de irregularidades das eleições...

É evidente que com "gente infectada" como Godinho Lopes, Carlos Barbosa, Castro Guedes, Rogério Alves, etc realizar uma Auditoria é "uma espécie de masturbação in vitro"!

Guto disse...

Luis faz tu a Auditoria, certamente que farias uma auditoria muito melhor, nem precisas ir ver as contas, basta falares com uns amiguitos teus e outros que andam na blogosfera, pois voces já sabem tudo.

LEÃO DA ESTRELA disse...

Guto:
Diz-me uma coisa: quando for para contratar jogadores, o teu presidente Godinho também vai chamar o Pedro Baltazar, o Dias Ferreira e o "totó" (a designação é do próprio) do Sérgio Abrantes Mendes para definirem em conjunto o "âmbito" das contratações?... Tenham juízo.

Luis Magalhães Pereira disse...

Guto,

Epá com um gajo que usa um avatar da ETA eu nem vou discutir, muito menos comentar!

Com tanta força revolucionária só digo que se calhar estás na barricada errada...

Saudações Leoninas

Guto disse...

Lde, não sei o que uma coisa tem a ver com outra, mas se calhar chama-te a ti e ao Bruno de Carvalho, pois voces sabem tudo e nunca se enganam, e os outros são todos uns "totós".

Guto disse...

Caro Luis,

A minha barricada é o Sporting, não sou a favor nem contra ninguem.
Não vou é em ondas ou modas, nem gosto que batam no meu Clube.

Luis Magalhães Pereira disse...

Caro Guto,

Tu não me deves conhecer. Quem me conhece e quem me interessa que me conheça e quem me interessa conhecer ( à partida qualquer Sportinguista esclarecido e de bem) sabe que eu NUNCA fui em ondas e em modas.

Agora há uma coisa que eu nunca confundi na minha vida de Sportinguista, sócio e adepto ( e accionista efémero da SAD): EU NUNCA CONFUNDO QUEM ESTÁ PROVISORIAMENTE NOS ÓRGÃOS DIRECTIVOS DO CLUBE COM A INSTITUIÇÃO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Essa distinção é mais fácil de fazer quando quem lá está não respeita a história, princípios e valores deste clube, como é o caso dos últimos 16 anos.

Eu defendo sempre o SCP, o problema é que, paradoxalmente, nos últimos 16 anos o SPORTING tem de se defender de quem o comanda....! E para isso basta compara o que era o clube em 1995 e o que é hoje!

Estamos esclarecidos?

Guto disse...

Caro Luis,

Conheço-te tanto a ti como tu a mim, certo? não vamos entrar por esse tipo de comentarios, estamos so a trocar umas ideias sobre o Sporting.

O que acho é que andar a dizer mal de tudo o que se faz, me parece um mau principio e ainda com o argumento do complô organizado.

Em relação ao que argumentas, deixa-me dizer que se não te recordas, tivemos 18 anos sem ganhar nada e durante esse tempo quando passou o Jorge Gonçalves pelo Sporting lembro-me bem da humilhação que passamos, nessa altura o Sporting teve quase a fechar as portas, nem dinheiro havia para a agua e luz.Portanto tens razão nada se compara de 1995 até agora.
Atenção que eu não defendo um grande numero de imcompetentes que por lá passaram, mas agora dai a dizer que foi tudo mau vai um grande passo.

SL

Luis Magalhães Pereira disse...

"Em relação ao que argumentas, deixa-me dizer que se não te recordas, tivemos 18 anos sem ganhar nada e durante esse tempo quando passou o Jorge Gonçalves pelo Sporting lembro-me bem da humilhação que passamos, nessa altura o Sporting teve quase a fechar as portas, nem dinheiro havia para a agua e luz.Portanto tens razão nada se compara de 1995 até agora.
Atenção que eu não defendo um grande numero de imcompetentes que por lá passaram, mas agora dai a dizer que foi tudo mau vai um grande passo."

Guto,

Perdoa-me a curiosidade mas que idade tens? Eu tenho 40 anos e as primeiras eleições que acompanhei foram precisamente essas em que o Gonçalves triunfou. É completamente falso e ridículo ( aliás é um dos soundbytes do costume sobre o clube) que o SCP "teve quase a fechar as portas"!

É evidente que havia muitas contas para pagar, mas as dividas eram completamente inexistentes quando comparadas com o BURACO NEGRO de hoje. Quando o Sousa Cintra chegou ao clube pagou as dividas ( e acumulou outras) e concordo que o Sporting recuperou algum do seu prestigio desportivo.

A questão não está aí! Quando eu digo que basta comparar o que era o clube em 1995 e o que é hoje, quero sublinhar que antes do Projecto Roquette o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL existia, era um dos clubes mais ricos de Portugal em património, em sócios e atletas e ainda era O 2º CLUBE DE PORTUGAL EM FUTEBOL E NO ECLETISMO!

Hoje, depois de 16 anos de Projecto Roquette e pós-Projecto é olhar para o que temos: Um clube em falência técnica, sem património ( tem um Estádio que vai ficar pago daqui a XYZ anos), com um nº de sócios pagantes vergonhoso ( abaixo do V. Guimarães), e é já de longe o 3º CLUBE DE PORTUGAL EM FUTEBOL tendo perdido muita da sua potência ecléctica.

Entretanto criou um monstro chamado SAD que devorou ( e desbaratou) a Academia, o $$$ da publicidade e transmissões TV e praticamente todas as fontes de rendimento do clube!

E dizes tu que se diz mal de tudo o que se faz???? E que se fala de complot organizado???? Naaão... é só impressão minha que se faz tudo mal e que não há ninguém a orquestrar isto tudo em beneficio de um grupo restrito de pessoas e interesses...! Deve ser só da minha imaginação...

Epá se o que aconteceu no Sporting tivesse acontecido em países como a Colômbia, Brasil, Argentina e até em Espanha ou Itália as coisas se calhar já se teriam resolvido doutra maneira! Mas este é o País dos brandos costumes e ainda bem... há coisas mais importantes do que o Sporting nas nossas vidas!

Um abraço

Guto disse...

Luis, algumas coisas que dizes são verdade.
Quando apareceu o projecto Roquette se bem me lembro não existiu grandes vozes contra, alias era visto como a salvação, o projecto em si era bem pensado, quem o desenvolveu e executou é que foi imcompetente, criou um sem numero de empresas, empregos para muitos boys, amigos etc, existiu um certo afastamento dos socios, uma visão muito tecnocratica, sem qualquer tipo de emoção.
Acredito e quero acreditar que as pessoas que foram para lá agora, tem uma visão diferente das coisas, existe uma equipa que penso que pode trazer coisas diferentes aos ultimos anos(desastrosos), emoção, orgulho e grandes espetaculos em alvalade, mas isso so vamos conseguir se remarmos todos para o mesmo lado, porque senão os nossos verdadeiros inimigos estaram lá para se aproveitar das nossas fragilidades.

SL

PS - Tenho 38 anos, lembro-me bem das unhas do Leão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...