terça-feira, 26 de abril de 2011

Um mês de Godinho Lopes

Vamos ser claros: Godinho Lopes nunca será um Presidente carismático, até porque não tem características pessoais para isso. Parece sempre um "second man", um vice, o que ali está para ajudar a resolver os problemas com sensatez mas não para liderar multidões.

O que é certo, é que o seu primeiro mês foi bom. O Sporting estava em cacos, pela divisão dos votos e por um candidato que pretendeu ser Presidente, irresponsavelmente, pela via judicial, quando já se sabia que isso era impossível e bastava ter bom senso para não arrastar o nome do clube na lama durante esse período, algo que os sócios sensatos nunca irão esquecer.

Godinho Lopes tentou, de imediato, agregar as diversas sensibilidades, porque ninguém é dono dos votos, como bem disse na altura Pedro Baltazar, a não ser os seus.

Na sua primeira prova de fogo, em Alvalade, quando lhe prometiam manifestações contrárias (em que ninguém reparou), tirou da cartola a homenagem sempre justa a Artur Agostinho, e apresentou Moniz Pereira, Obikwelu e Naide Gomes no relvado.

Tem havido aproximação aos sócios e aos núcleos, tem-se sentido calma, falta sentir-se esperança e isso vai depender muito do que Luís Duque e Carlos Freitas têm na manga. O rei - o treinador - e os ases - os craques.

Neste período, notei apenas um erro, que advém do facto de Godinho Lopes não ser um homem da bola, algo que terá de melhorar. Demorou muito tempo a reagir à arbitragem do Porto-Sporting e se quer começar a marcar o seu caminho - e esse caminho terá de passar por divergir claramente do Benfica e do Porto - os tempos de reacção são fundamentais.

E quais serão as principais dificuldades para o futuro de Godinho Lopes? Exactamente as que foram detectadas na campanha. 

1- Repito, melhorar muito no capítulo do futebol onde é praticamente um leigo na matéria.

2 - Distanciar-se da imagem da continuidade e evitar falar de assuntos da banca. É a banca que tem de ir ao Sporting e não o Sporting a ir à banca.

3 - Manter unida uma equipa que tem muitas personalidades respeitáveis mas com muito ego, na terminologia da campanha a tal lista do saco de gatos. Que, para já, não tem mostrado sinais de fissuras e tem vindo também a trabalhar discretamente e bem. Ponho nomes:

Luís Duque e Freitas no futebol sabem da poda e vamos ver o que fazem; Carlos Barbosa com o marketing e comunicação, reeleito há pouco no ACP, é um nome de prestígio, mas já tomou uma decisão que, a meu ver é de perfil baixo e fraco, refiro-me à directora de comunicação e já escrevi sobre isso; Paulo Pereira Cristóvão, que tem estado a meter ordem na casa e a ensinar a alguns funcionários do Sporting que o clube não é a função pública, e já no terreno pela construção do novo pavilhão. Pode custar a muita gente, mas digo de antemão que este senhor vai ser o melhor vice do Sporting; Filipe Nobre Guedes, que deverá estar bastante calado pois é neste momento o que tem maior nível de rejeição entre os sócios.

Godinho Lopes não é especialista em bola, mas sabe de cimento. É esse cimento que manterá unida a sua equipa e, fundamentalmente, os sócios do Sporting. E uma nota final: é preciso dinheiro. E Godinho Lopes já avançou com garantias pessoais na ordem dos 2,5 milhões de euros para pagar despesas do clube. Teve um bom mês, há que elogiar.

FONTE: Rui Calafate, ex-apoiante de Pedro Baltazar, no blogue It's PR Stupid, 26-04-2011

5 comentários:

Anónimo disse...

Se serás um bom presidente ou não?!vai depender dos titulos da próxima epoca. Todos os dias vêm aos jornais potencias contrataçoes do sporting, eu como adepto e crente no sporting e conhecedor de um mercado acessivel para o sporting, gostaria de ver estes jogadores no sporting:


Avançados:
Marko Arnautovic 22anos- werder bremen
jovem, poderoso fisicamente,dono de um bom remate media-loga distancia, tecnica acima da média, rapido.

Maikon Leite 22anos - Santos
talentoso, faz da velocidade e remate espontaneo as suas armas secretas


Ezequiel Garay - 24 anos - real madrid - este é um jogador menos acessivel mas que deveriamos tentar devido a debelidade da nossa defesa

Oscar wendt - final de contrato, parece ser um jogador acima de evaldo

E por fim apostaria nos regressos de :
vitor golas
Joao gonçalves
adrien
pereirinha
renato neto
Luis almeida
Nuno reis

as Saidas:
nuno coelho
polga
postiga
maniche
abel
grimi
hildbrand
tales
yannick
saleiro
caneira

vitor disse...

A minha alma está parva! Alzheimer na Estrela!? SL

hjssp disse...

Vamos lá a ver se o estado de graça se mantém quando ele anunciar o treinador (que não acredito que seja o Domingos) e os eventuais reforços (que não acredito que sejam os noticiados na imprensa; basta ver que o Alex Silva afinal já não quer vir). Entretanto, neste bom mês o Sporting ganhou um jogo, empatou outro e perdeu o terceiro (jogo e lugar). Sei que não é o presidente quem treina a equipa nem quem marca golos, mas não me parece que 4 pontos em 9 possíveis seja um grande motivo de festa. Desejo de todo o coração que ele consiga fazer um bom trabalho. Também desejo ter um Ferrari até ao fim do ano, mas não é por o desejar que o vou ter.

LEÃO DA ESTRELA disse...

Caro Leão da Estrela

É com bastante satisfação que acabo de ler um post no nosso blog com uma mensagem positiva sobre o momento do Sporting. Eventualmente como outros sportinguistas, desliguei-me um pouco das notícias sobre o clube, embora venha notando que a equipa de futebol anda menos exposta; trabalho de casa ou devido ao momento do nosso adversário da 2.ª circular? Quero crer que se trata da primeira hipótese.

É bom que nos acalmemos, mesmo os que não se revêm nas incidências e no resultado das eleições. Em especial, os adeptos de Bruno Carvalho devem aguardar serenamente o próximo ato eleitoral para o proclamar e o próprio deve repensar a sua estratégia e ir reunindo apoios, tanto na "élite do croquete" como junto dos Núcleos, pois há que rever os estatutos do clube no sentido de (re)aproximar os sócios e de o democratizar.

Parabéns Leão da Estrela,
--
Saudações Leoninas do Interior,
Fernando Vale
Vila Real

Jorge Lagarto disse...

Concordo com este post!
Apesar de ter sido um defensor do B. Carvalho e ter ficado muito pessimista com a eleição do G. Lopes, tenho que reconhecer que ele está a ter um início de mandato positivo e tem conseguido surpreender-me.

Acho que temos que lhe dar o benefício da dúvida e deixar o homem trabalhar!

Viva o SPORTING.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...