domingo, 1 de maio de 2011

O Sporting e a arbitragem, segundo Carlos Freitas

"Independentemente do excesso verbal que João Pereira [expulso no Sporting-Portimonense] protagonizou, convido todos os observadores, delegados da Liga e presidentes das várias instituições a desmentir o que vou dizer: semanalmente, os jogos são passíveis de ser vistos na televisão. E também semanalmente vimos aquilo que os árbitros assistentes são invectivados por jogadores de outros emblemas e cuja admoestação não é, nem de perto nem de longe, aquela de que João Pereira foi alvo hoje. Daí ser fácil de concluir a disparidade de critérios na qual estamos envolvidos e contra a qual vamos lutar com todas as forças que temos."

"João Pereira utilizou uma palavra que não é bonita e que nem vou reproduzir. Também é visto nas câmaras e não vou negar nem o jogador nega. Está em causa é o julgamento. Não é igual ao que jogadores de outros emblemas sofrem. Não vou utilizar o termo perseguição, pedimos é paridade para que possamos lutar com armas iguais."

"O Sporting não pode ser o parente pobre dos grandes portugueses em termos de arbitragens nem em termos de julgamentos das mesmas. [Na próxima temporada] não vai continuar assim, seguramente. Vai haver um Sporting mais forte, mais interventivo, mais participativo e mais contestatário quando tiver que o ser e que irá expor em primeira instância as debilidades dos jogos em que participarmos."

Carlos Freitas, director do futebol do Sporting, "A Bola", 01-05-2011


15 comentários:

Anónimo disse...

e o Saleiro também deveria ter sido expulso, certo ?

King Lion disse...

Houve um jogador que encostou a cabeça ao Xistra e pelos vistos só levou amarelo.Esse jogador é o eu "Hámo o Benfica",esse jogador foi o Coentrão.

Esse é um dos muitos exemplos em que os critérios dos árbitros são diferentes conforme as camisolas.

É claro que nunca nenhum jogador dos retardados vermelhos ou dos tripas chamou filha disto e filha daquilo aos árbitros e continuou em jogo....!Nunca.

GuardaAbel disse...

Para não ser mais um a "não-chamar-o-nome-às-coisas", bastava o freitas ter dito (lembrado os mais distraídos ou os muitos que padecem de "memória curta selectiva") que este mesmo àrbitro, no jogo desta época entre o braga e o fcp na pedreira, levou 3 peitadas do beluschi e mostrou-lhe (talvez mesmo assim contrariado) o amarelo. Para este àrbitro um certo excesso de linguagem bem própria do futebol são piores do que levar peitadas dum jogador... E assim se fabricam campeões em portugal...

Jota disse...

Sempre CALIMEROS... Mesmo sem razão!

Anónimo disse...

Não nos vamos enganar a nós próprios como tantas vezes acontece: o 2º amarelo ao André Santos deriva de uma situação prevista nas leis do jogo e é correctamente exibido e a expulsão do João Pereira é igualmente correcta pelo destempero verbal de um jogador que é useiro e vezeiro nisso. Mais, a seguir, a entrada violenta e sem o mínimo de justificação do Saleiro merecia também o vermelho directo que foi transformado em amarelo. O árbitro é para nós persona non grata mas por outras decisões em outros jogos, não o deverá ser pelas decisões de ontem. Os bons profissionais não fazem como fizeram ontem o João Pereira e o Saleiro e se não afirmarmos isso claramente estamos a caucionar comportamentos que vão continuar a acontecer e expulsões que vão continuar a prejudicar o Sporting. Se eu fosse dirigente desportivo do Sporting não seria contemporizador com atitudes como aquelas e o resto é conversa.

Hugo disse...

Um dos últimos anónimos, ninguém nega que a atitude do João Pereira é condenável. O que se condena é que este árbitro (e outros) só se armem em valentões com o Sporting. Com Porto e Benfica (os já referidos casos de Coentrão vs Xistra e Beluschi vs este mesmo Duarte Gomes), metem o rabinho entre as pernas e deixam passar tudo em claro.

40 postas pescada disse...

vocês estão cheios de razão sobre a justeza da expulsão de Pereira, mas fica uma pergunta: ele disse alguma mentira?

40 postas pescada disse...

uma nota sobre a actual classificação.
o primeiro critério para o desempate de equipas com os mesmos ponto é "o número de pontos nos jogos disputados entre as equipas empatadas".
neste momento os Sporting tem 3 pontos e se fizer os mesmos pontos que o Braga até ao fim do campeonato então Sporting será 3º classificado. ié, ganhando ao Setubal e empatando em Braga, mesmo que Braga ganhe em Coimbra, Sporting será terceiro.
e se o primeiro critério de desempate é o numero de pontos entre as duas equipas, não se percebe porque alguns jornais neste momento colocam o Braga em 3º.

Anónimo disse...

Infelizmente, já se percebeu há muito tempo, que o futebol português é assim: quem não chora não mama. Tivemos exemplos recentes com o SLB e com o FCP, por isso acho bem que não se calem! Mais, deviam ter uma equipa de comunicação social para fornecer a todos os comentadores televisivos e radiofónicos que representam o SCP, todos os lances polémicos em que o SCP foi prejudicado e os outros beneficiados. Porque é isso que o FCP faz, é aproveitar a Comunicação Social para pressionar árbitros e linxá-los na praça pública. Como ninguém quer perder a mama, têm mais cuidado antes de assinar um penalti.

Quanto às expulsões são todas justas, nem o Carlos Freitas disse o contrário. Chamou a atenção, e bem, para o que se vê noutros jogos, sem que nada aconteça!.

Anónimo disse...

O que escrevi acima sobre as expulsões do André e do João Pereira não invalida que considere que este é um árbitro parcial que usa dois pesos e duas medidas, conforme as camisolas que os jogadores envergam. Basta ver o recente caso da peitada do Belluschi...É mais um mediocre protegido da cúpula arbitral e sabe-se lá mais de quem, mas isso não dá o direito ao João Pereira de insultar o árbitro por mais razões que possa ter. Evidentemente que não é por não ter motivos para isso, é porque as leis do jogo protegem o árbitro nas suas decisões, sejam elas quais forem e penalizam quem insulta, por mais justificados que sejam os impropérios e no fim de contas o prejudicado é sempre o clube. Às vezes também me apetece dizer umas coisas muito chatas sobre a mãe e a mulher do meu chefe e aguento, só digo entre dentes...lol lol lol

AL disse...

É por demais evidente.
O "sistema" continua a funcionar e bem.

Diferente disse...

o sPORTING É UM CLUBE DIFERENTE,
AGORA PERDE COM TODA GENTE|||||||||||

keith moon disse...

O Sporting não pode demitir-se pelo silêncio depois das declarações do Pedreiro de Braga.
Acresce que as mesmas foram proferidas depois de perpetradas pressões gravíssimas sobre a equipa de arbitragem...Por " coação" o Boavista foi despromovido!!!
Ao ataque Sporting!!!

40PostasPescada disse...

24 horas sem actualizar comentários não dá luta...

o fotógrafo estava lá disse...

LdE, e uma posta sobre as fotos debaixo da porta?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...