sábado, 9 de julho de 2011

As equipas são como os melões

Não é bota-abaixismo nem pessimismo militante. É realismo, é preocupação genuína com o clube que amamos. Infelizmente, foram em maior número as vezes que o “realismo” do LEÃO DA ESTRELA acertou em cheio naquilo que iria acontecer ao Sporting. Ter razão antes do tempo custa muito, pois gera incompreensões, em particular naqueles que não conseguem ver para além do seu nariz ou aquilo que está fora de campo da sua visão natural.
Ora, tudo o que quero é ter motivos para festejar as vitórias do Sporting para deixar de ser enxovalhado pelos amigos quando se fala de futebol e da nossa equipa. E dói muito, por estarmos diante de um caso de enorme desperdício, termos a consciência de que o Sporting é um grande clube que, nos últimos anos, tem sido tão mal dirigido, ao ponto de ser atirado para a falência técnica.
Vem esta observação a propósito de alguns comentários politicamente orientados, suscitados por este “post” sobre a surpreendente intervenção cirúrgica de Luís Aguiar, logo após a assinatura do contrato. São os mesmos comentários dos que em tempos vinham cá defender com unhas e dentes as descisões tresloucadas de José Eduardo Bettencourt que conduziram o clube para o centro do caos.
Para estes “rapazes”, quando as críticas são fundamentadas e têm todo o sentido, não há outra leitura a fazer: quem faz uma crítica é inimigo do Sporting, não é sportinguista ou quer um lugar na “estrutura”. Não há pachorra para essa gente. São uns pobretanas da cabeça aos pés, mas em especial na cabeça!...
É também por causa desta gente e desta mentalidade que o Sporting já não ganha o título nacional desde 2002. E a última taça foi conquistada em 2008, já lá vão três anos!... Já são três anos em branco!... Felizmente, Godinho Lopes parece genuinamente apostado em mudar as coisas. Ele e alguns elementos da sua equipa, os quais têm dado provas do seu voluntarismo na luta por dias melhores em Alvalade.
Godinho Lopes ainda não contratou nenhum dos jogadores que prometeu durante a campanha eleitoral, o que significa que não falou verdade aos associados e aos meios de comunicação para conquistar os votos que o ex-presidente da Assembleia Geral considerou necessários para que ele pudesse ganhar as eleições.  
Agora, resta abrir os "melões" contratados e ver como serão por dentro. É sempre assim, seja na formação de um Governo, seja na formação de uma equipa de futebol. As equipas são como os melões. E há competências invisíveis, como numa empresa, que demoram tempo a funcionar ou que nem sequer chegam a funcionar. Outro problema é quando alguns melões têm de ser abertos por motivos forçados. Quando vamos ao mercado da fruta, se o melão não está em condições, só o trazemos para casa se estivermos distraídos.
O caso concreto de Luís Aguiar (que o FC Porto contratou em 2007, mas logo emprestou…) até pode ser um desses casos em que uma operação simples resolve um problema físico. E espero que seja esse o caso. O problema é que se trata de um jogador que não vinga por onde passa. Em 8 anos já vai no décimo clube da sua carreira. Ninguém procurou saber porquê?...

6 comentários:

Nuno disse...

Seguia atenta e religiosamente o blog LEAO DA ESTRELA diariamente. Não obstante, e desde que assumiram fervorosamente o apoio a Bruno de Carvalho, deixaram de postar com a mesma frequência, deixaram de ser objectivos, deixaram de ser imparciais. Pior, vamos em 11 contratações para a época corrente, e apenas postaram 2, com um sofrível optimismo, roçando as bordas do pessimismo. Assim sendo, e visto que estão mais interessados em criticar e continuar a acreditar no Bruno "D. Sebastião" de Carvalho, é com imenso pesar que renuncio a este blog. Deixaram de ser Sportinguistas, para passarem a ser praticamente avessos à actual direcção. Com ou sem o Presidente favorito, devemos todos remar na mesma direcão... E não postar continua e sofridamente críticas. Felicidades.

Luís Paulo Rodrigues disse...

Caro Nuno: a resposta ao seu comentário está no "post". SL

MaximinoMartins disse...

Ao Leão Nuno...

Eu "apostei" no Nuno Carvalho, mas já o afirmei várias vezes e em "vários relvados"...que agora o meu Presidente é o Godinho e estou desejoso que ele consiga levar o Sporting onde todos desejamos...!!

O Bruno Carvalho ainda é novo e se tiver que se sentar na cadeira da presidência, um dia o seu momento chegará...!!

Até lá ...vou continuar a fazer a defesa do Sporting como sou capaz...

Viva o Sporting...!!

vitor disse...

Quanto aos melões, nada como passar um domingo em Almeirim, mais ou menos por esta altura do ano e à conversa com qualquer agricultor aprende a escolher melão de uma vez por todas, como nunca acontecerá num moderno hipermercado. Aproveita e compra melão para o Verão todo. O melão também tem essa vantagem, é uma fruta que aguenta bastante, quando bem acondicionado. Até isso o agricultor explica.

Antes as mercearias de bairro também cumpriam esse papel, têm sempre alguém simpático que faz esse favor.

Já desconfiar do trabalho que o DD tem vindo a desenvolver com o treinador é mais grave.

Por essas e por outras é que não devemos projectar a falta de confiança no nosso clube.

SL

jo man disse...

LdaE por vezes tem razão nas críticas.
Outro problema é a capacidade que cada um tem para se auto-criticar, dando a mão à palmatória. De facto seria um bocadinho difícil que, mesmo antes de a época começar, LdaE viesse aqui dar o BENEFÍCIO DA DUVIDA a uma equipa directiva que até ao momento não tem desiludido e que está a fazer tudo para voltar a trazer os sportinguistas para o lado do CLUBE.

ps: seria muito estranho no mundo do futebol que um candidato eleitoral conseguisse trazer todas os nomes que se falaram numa campanha eleitoral. LdaE em vez de esperar para ver prefere dizer que o presidente mentiu; é uma forma de vida.

MaximinoMartins disse...

Concerteza que o LE ao referir-se aos melões, deverá querer dizer o que popularmente se usa...: só depois de abertos os melões, se saberá se são ou não bons...
Em relação aos jogadores, está mesmo a ver que só depois de começarem a jogar...
Mas há uma outra maneira de poder dar uma opinião acerca dos melões e espero que o LE não queira que se adapte essa aos jogadores leoninos...
Para aferir se um melão está maduro, usava o povo a técnica de "apalpar o cú ao melão", agora nos locais de venda os ditos levam tantos apertões que já nem se pode confiar nessa técnica...
De qualquer maneira a aplicar a mesma aos jogadores...só se for aos adversários...sobretudo os galinhas, para quem existe uma técnica muito aproximada de ver...se têm ovo...!!

Vamos lá mas é vestir novamente a Esperança de Verde...e prepararmo-nos para voltar às já esquecidas alegrias...!!

Eu estou a gostar da maneira como a Direcção tem atacado o mercado e estou muito esperançado em que este seja um ano muito diferente para melhor...
E olhem que eu já por cá ando há muitas décadas...!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...