domingo, 31 de julho de 2011

O que eu vi ontem do Sporting

Duas notas prévias: considero que o Presidente, Godinho Lopes, tem feito um bom trabalho desde que assumiu a direcção. Digo isto para evitar já dizerem que «lá vêm dizer mal».
Segunda nota: ficou bem claro que os sportinguistas estão unidos em torno desta equipa e com muita esperança nesta época. Mais de 48 mil adeptos presentes é muito positivo.
Mas nesta fase da época, em que todos desejamos o melhor para a equipa, o que se passou ontem é motivo de crítica e de correcção atempada para se evitarem futuros dissabores.
Há pouco tempo, fui almoçar com um amigo jornalista desportivo que tem responsabilidades editoriais. E ele antevia o seguinte e eu concordei: o Braga é o Braga e o Sporting precisa de jogar com a linha defensiva mais avançada.
Sendo assim, precisa de centrais rápidos, pois os adversários vão jogar no contra-ataque explorando as costas da defesa, e os defesas do Sporting não são muito rápidos. E acrescentava: o Polga é o melhor defesa deste sporting e não sei se isso é bom sinal. O meu amigo acertou na "mouche".
Ontem percebeu-se porque o americano nunca jogou no Milão e Carriço é um central banalíssimo. E os laterais são razoáveis.
Depois, o meio-campo foi estrangulado e notou-se falta de criatividade. Chamo a atenção que uma coisa é jogar em 4-4-2 losango, outra em 4-1-3-2. E como se viu, em losango o Izmailov é um grande jogador pois tem mais bola, ontem foi mais ala e ele não é um ala, ficando, logo, muito tempo fora do jogo. Quando entrou André Martins a equipa ganhou criatividade, algo que não teve durante 45 minutos, o que nos leva a pensar que o sistema tem de ser repensado para se integrar Matias Fernandez. Provavelmente um 4-2-3-1, com Schaars mais ao lado de Rinaudo e Matias à sua frente.
No ataque, gosto do Rubio, Postiga, como sempre, dos mais assobiados e chamo a atenção que o avançado de nome difícil que custou 5,4 milhões de euros já começou no banco.
Deixo notas de expectativa elevada para Capel, pormenores muito interessantes do Carrillo e André Martins e relembro que o central mais rápido do Sporting se chama Ilori e não jogou. E tenho muita pena que o joão Gonçalves não fique pois é um bom lateral e um produto da nossa cantera que na comparação não perde muito para o João Pereira. E vi o Valência no final do jogo ainda a trabalhar no campo para exercícios de descompressão.
Vamos a tempo, vamos continuar a confiar, mas com uma defesa daquelas vai ser muito difícil. Por isso em vez de se procurarem mais jogadores para o ataque, devia-se repensar o que está pior.
 
Rui Calafate

17 comentários:

Nuno Trindade disse...

Concordo plenamente. É difícil compreender como é que o Carriço, um central fraco, consegue ser titular do Sporting. As asneiras dos últimos anos repetiram-se ontem. Capitão de equipa? Não pode ser! Em minha opinião, o Carriço nunca poderá ser central. Perde todas as bolas de cabeça e quase todas as bolas divididas...

Mário Rui Oliveira disse...

Rui,

Sim o Polga é o melhor central do Sporting ! É o mais experiente, o que tem melhor sentido posicional e não entendo como o Carriço pode ter sido titular.

Aliás nem entendo a critica ao Onyewu. Chegou à 2 semanas, está a aprender a jogar com a equipa. Não pode estar nas suas melhores condições e naturalmente com 1,95 e o seu peso precisa de estar em forma para acelerar os seus processos. E se olharmos para Luisão por exemplo ele tb n é rápido. Precisa é de quem compense esses momentos em que a pressão nas costas existe. E Carriço não o faz nunca !

Catarina Vieira disse...

Comentário muito interessante mas não deixa de ser importante referir que o Valencia marcou dois vindos de lançamentos de linha lateral e que o Onyemu passou ao lado deste jogo dificultando muito a acção do Carriço na zona central.
Aliás se fosse eu o Onyemu provavelmente tinha traçado o seu destino neste jogo (banco).

MaximinoMartins disse...

Começo por reconhecer que o LE modificou e bem (em meu entender...), a sua maneira de criticar (constructivamente...)...
Tem razão julgo que em tudo o que diz...

Eu também estive lá e fiquei preocupado, mas consciente também de que ontem jogaram 12 jogadores (e alguns fizeram-no pela 1ª vez juntos...) contratados este neste defeso e por isso se compreende em parte a desconexão que se nota na equipa...

Mas há ainda muito trabalho pela frente e tem mesmo que se trabalhar rápido...

Mas mais do que ficar chocado com o desempenho da equipa, "chocou-me" a maneira como a "orquestra dos assobiadores" já está "tão afinada", ainda mesmo antes de começarem os jogos a doer...

Queriam mostrar o seu descontentamento...?

Acaso pensam que eu e outros estavamos contentes com o que se estava a passar no rectangulo de jogo...?
Não, claro que não estavamos, mas em maioria... os adeptos sporrtinguistas "conseguiram" ver isso mesmo...: ainda não é possível ter uma equipa como a categoria que grande parte dos jogadores e do próprio treinador, nos fazem sonhar...

Uma equipa não nasce apenas do jeito e da vontade dos seus jogadores...

É preciso adquirir a forma...conhecer métodos...descobrir e potenciar virtudes e descobrir e tentar encobrir defeitos...há um trabalho ciclópico pela frente...

Há sim, muita cosa para fazer...mas os assobios não ajudarão em nada a melhorar as performances...

Vamos ter calma e vamos lá demonstrar que o Sporting...

É mesmo o nossos grande amor...!!

TJ disse...

O que aconteceu ontem fez-me lembrar o 5-0 do Barcelona ao Real, onde o meio campo não conseguiu pressionar devidamente e apareceram setas por todos os lados da defesa que não conseguiu lidar com isso.
E o real jogou com centrais que são rápidos e aconteceu o mesmo e ninguém põe em causa a qualidade dos mesmos.
Foi um jogo frente a uma equipa forte a quem correu tudo bem e a nós tudo mal. Foi acima de tudo uma má exibição do colectivo e não tanto de um ou outro jogador individualmente.

Bruno disse...

Tem um blog sobre o Sporting e quer divulga-lo? Então fale connosco

O Portal Sporting encontra-se neste momento a aceitar todos os blogs leoninos que queiram ver os seus posts colocadas no nosso site tendo tambem a respectiva ligaçao ao seu blog.
Através de um sistema automatico, qualquer post criado pelo respectivo autor ficará visivel no Portal Sporting, criando assim um mais numero de visitas aos seus artigos vistos que somos um site com possui milhares de visitas diárias.
Os interessados deverão entrar em contacto connosco através do e-mail/msn: geral@portalsporting de forma a concluirmos este processo de recrutamento.

jc disse...

A apresentação aos sócios correu muito bem. Isso deve-se ao facto de o Valência ter sido um adversário de qualidade muito elevada e com um elevado ritmo de jogo contrariamente ao que se passou com a Juventus que jogou a um ritmo entre o lento e o parado. Se Domingos fizer as leituras coreectas o Sporting pode no futuro recordar-se com alegria desta amarga apresentação. Em primeiro lugar faz alguma confusão que após tanto tempo de pré época e tendo em atenção o que se passou anteriormente Domingos insista em Carrilho. Culpado dos dois primeiros golos - rídiculos ambos - mostrou mais uma vez que não é defesa central para uma equipa como o Sporting. No entanto a imprensa despostiva opta por crucificar o americano que em qualquer dos lances teve uma participação mais do que secundária. Carriço tem uma boa imprensa que gosta muito de o ver a comandar a defesa do Sporting. Mas na defesa há um outro problema: as subidas à doida dos laterais com grandes clareiras nas costas. Ontem isso foi mais do que evidente sobretudo no lado direito. O Sporting tem jogadores mais do que suficientes para fazer uma boa defesa e para ter uma boa dupla de centrais. Sem Carriço e certamente com Rodrigues, Pola ou o americano. No meiocampo parece dificil imaginar um onze base sem aquele que é um dos melhores jogadores do Sporting: André Santos. Melhor, a vários títulos, do que os melhores reforços: Scharrs e Rinaudo. Dificil também admitir que André Martins não possa ter uma oportunidade ele que alia elevada capacidade técnica, mobilidade, iniciativa, a uma boa visão de jogo e capacidade no último passe. É pequeno como muitos outros grandes jogadores ao longo dos tempos. Na frente há muita matéria prima de qualidade e no caso do holandês, titular de caras "na minha" equipa, Domingos saberá que ele conclui melhor com os pés do que com a cabeça e que na sua última equipa havia um extremo muito activo que combinava muito bem com ele. Capel e Carriço podem ser os camaradas para o tal Wolf... em que eu aposto. Com paciência e trabalho desfazendo cedo os equívocos que perduram ano após ano o Sporting pode voltar a rugir. Ao longo do campeonato poucos valências visitarão Alvalade. Uma equipa que deu a iniciativa do jogo e que atacou de forma letal aproveitando de forma avara as baldas de Carriço e dos seus pares.

Viriato de Viseu disse...

O Benfica solta a àguia no seu TEMPLO.

Porque é que vocês não fazem o mesmo ao LEAO???
Soltem-no caramba...sejam valentes!!!!!!!

Zé Manel disse...

O sporting demonstra ainda algumas fraqueza a nivel defensivo mas que poderá melhorar com um ou dois reforços

http://camisolasdefutebol-soccerjerseys.blogspot.com/

Visitem e comprem por apenas 25€ a camisola do scp e outras

MaximinoMartins disse...

Ó Viriato de Bijeu...deixa lá que auando formos ao teu galinheiro...
vamos soltar o leão a sério...
Vamos a ver o que vais dizer quando as penas cpomeçarem a voar pelos ares ...

Quero ver a tua valentia...

NVP disse...

Daqui a 5 dias já são os maiores outra vez... apostamos?

Com jogadores-chave de fora e outros importantes acabados de chegar que treinaram-se meia dúzia de vezes ....

Vamos com calma, Roma e Pavia não se construiram num dia...

fernando sousa disse...

O Sporting desiludiu. È realmente preciso dar tempo ao tempo. Mas não se pode demorar muito ou então teremos mais um ano completamente comprometido. Não é na competição que se devem fazer ensaios. Senão acontece como no passado: perdemos.E a competição a sério está ai dentro de umas semanas.
No jogo de apresentação Domingos apresentou 7 jogadores da equipe velha e somente 4 jogadores novos. È manifestamente pouco para quem adquiriu 14 reforços. Temos mesmo que quebrar com o passado e a começar na defesa. No ano passado aconteceram cenas incriveis porque o sector defensivo não tinha capacidade e competencia para as resolver. Neste jogo aconteceu o mesmo. Como é possivel que a defesa se deixe apanhar em contra-pé, desconcentrada, sem rapidez de recuperação e força no corte? O que fizeram Carriço, Evaldo ou João Pereira pra melhorar erros do passado? Vi muito pouco. Depois o ataque foi confrangedor. Mais uma vez vimos Postiga a inventar e sem tirar qualquer proveito disso mesmo. Muito fraquinho. Não se percebe como a aposta não vai diretinha para o Rickie que nos custou 5 milhões. Não queremos que ao rapaz sejam postos rotulos de "caicedo" ou "pongole", daqui por uns tempos.E o meio campo tem de ser mais forte e disciplinador do jogo. Precisa-se de patrão. Será o outro holandês?
Vamos esperar calmamente mas pede-se a Domingos para no treino desfazer duvidas testando inclusivamente lances de maior grau de dificuldade e pondo a resolve-los (ou não) jogadores da colheita velha e os novos reforços . A escolha ate pode ser dificil mas quanto a mim não merece duvidas.

fernando sousa disse...

O Sporting desiludiu. È realmente preciso dar tempo ao tempo. Mas não se pode demorar muito ou então teremos mais um ano completamente comprometido. Não é na competição que se devem fazer ensaios. Senão acontece como no passado: perdemos.E a competição a sério está ai dentro de umas semanas.
No jogo de apresentação Domingos apresentou 7 jogadores da equipe velha e somente 4 jogadores novos. È manifestamente pouco para quem adquiriu 14 reforços. Temos mesmo que quebrar com o passado e a começar na defesa. No ano passado aconteceram cenas incriveis porque o sector defensivo não tinha capacidade e competencia para as resolver. Neste jogo aconteceu o mesmo. Como é possivel que a defesa se deixe apanhar em contra-pé, desconcentrada, sem rapidez de recuperação e força no corte? O que fizeram Carriço, Evaldo ou João Pereira pra melhorar erros do passado? Vi muito pouco. Depois o ataque foi confrangedor. Mais uma vez vimos Postiga a inventar e sem tirar qualquer proveito disso mesmo. Muito fraquinho. Não se percebe como a aposta não vai diretinha para o Rickie que nos custou 5 milhões. Não queremos que ao rapaz sejam postos rotulos de "caicedo" ou "pongole", daqui por uns tempos.E o meio campo tem de ser mais forte e disciplinador do jogo. Precisa-se de patrão. Será o outro holandês?
Vamos esperar calmamente mas pede-se a Domingos para no treino desfazer duvidas testando inclusivamente lances de maior grau de dificuldade e pondo a resolve-los (ou não) jogadores da colheita velha e os novos reforços . A escolha ate pode ser dificil mas quanto a mim não merece duvidas.

xirico disse...

Mas porra,não prometeram o Garay,Alex Silva,Jô,etc,etc.Afinal quem veio?

NVP disse...

O Pinilla que era idolatrado em Alvalade e que marcou em 2 jogos deve deixar saudades... ou o Vuk ou o Stoi que por causa deles assobiavam o P Bento... esses belos tempos talvez sejam melhores do que agora com jogadores de selecção e com futuro desportivo e potencial de ganho financeiro para o clube... opiniões a quente parece-me... acho que a história do nosso clube merece termos alguma contenção e saber esperar pelos jogos a sério... Força Sporting!

NVP disse...

Fernando Sousa, com o Caicedo não demos o tempo necessário. Mandamos para Espanha pois os "músicos" do assobio de Alvalade trataram de "fazer a folha" ao rapaz. Para sua informação na última temporada o Caicedo que tinha sido melhor avançado do campeonato suiço com apenas 20 anos e contratado pelo Man City, marcou 13 golos na Liga Espanhola em 27 jogos, pelo modesto Levante!!! Pela Selecção do Equador marcou 2 golos ao Brasil na última Copa América! Fico-me por aqui, fazendo lembrar a muitos que agora choram o Varela o coro de assobios que o presenteavam em Alvalade... Querem o quê?? Um clube campeão faz-se tb com adeptos campeões que analisam com serenidade, com auto-critica construtiva mas que apoiam nas horas difíceis e apenas festejam vitória quando se ganha!

fernando sousa disse...

Caro sr NVP:

Quando falo que é necessario que o Domingos comece desde cedo a fazer escolhas é precisamente para dar tempo de integração e competição aos jogadores recem comprados, a menos que estes não tenham sido boa escolha por parte da equipe tecnica (alguns comportaram custos significativos). Dei o exemplo de dois jogadores de ataque que no passado recente não foram conseguidos na equipe.

A critica é positiva e serve de alerta. Penso que quando escrevemos devemos contribuir (com aquilo que pensamos) para uma melhor troca de ideias e não para cairmos em radicalismos que não levam a lado nenhum.

Sl

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...