domingo, 21 de agosto de 2011

Análise SWOT: Beira-Mar 0-0 Sporting



FORÇAS: Contratações de inequívoca qualidade, como Stijn Schaars, Fabián Rinaudo, Diego Rubio, Jeffrén Suárez e... Domingos Paciência.
A tentativa de reabilitação de um activo como Yannick Djaló, metendo-a a jogar na sua posição de raiz, na ala (de preferência na esquerda). Renovação de contracto e voto de confiança dado a Marat Izmailov e a aposta em Matías Fernández, dois dos melhores jogadores do plantel e da Liga Portuguesa.

FRAQUEZAS: Falta um defesa central de qualidade indiscutível e com capacidade para verticalizar o jogo através do passe longo (Anderson Polga ‘despeja’ e Daniel Carriço só sobe em progressão, o que pouco interessa quando se está empatado ou a perder e é preciso apostar em transições mais rápidas). Falta um lateral canhoto que possa dar uma capacidade de penetração superior a 55 metros.
Falta (por agora) um "9" que dê garantias para o 4-3-3. Ao fim de 6 jogos seguidos sem ganhar acima de tudo começa a faltar (entre os adeptos) paciência e... tranquilidade, agora mais do que nunca a estrutura directiva deve cerrar fileiras e evitar exteriorizar sinais de nervosismos. Poucos devem falar, e os que o fizerem devem saber "comunicar".

OPORTUNIDADES: ‘Missdirection’: Há que dar tranquilidade à equipa até à próxima quinta-feira (mal vai o Sporting quando tantas ‘fichas’ estão apostadas numa ‘simples’ vitória caseira Vs Nordsjaelland), aqui urge a necessidade de chamar a atenção da massa adepta para aspectos mais positivos da vida do clube.
Porque não marcar uma conferência de imprensa para apresentar o novo Organigrama que os adeptos anseiam por conhecer desde o passado dia 1 de Julho? Ricardo Sá Pinto nos Juniores, José Lima nos Juvenis A, Telmo Costa nos Iniciados A, Pedro Rebocho regressou do Braga para o scouting SCP, etc, etc, etc. O clube poderia aproveitar este período de menor fulgor futebolístico para apresentar oficialmente a estrutura aos adeptos. Há que focar no positivo, TUDO na vida empresarial são "relações públicas".

AMEAÇAS: O Futebol Clube do Porto com naturalidade já vai 4 pontos na frente e possui um plantel mais equilibrado e que dá mais garantias de não haverem quebras de rendimento.
Debilidades clínicas, pouco a pouco a enfermaria de Alcochete começa a assemelhar-se aos historiais clínicos de Robin van Persie, Marius Niculae e Arjen Robben.

CONCLUSÃO: A mesma que tinha no ‘Day One’ da pré-época, a percepção de que este Sporting tem um plantel com valor para lutar por um 3º lugar ‘forte’ (em oposto a um ‘3º lugar patético’ como na época anterior) no campeonato, e potencial para disputar o 2º lugar na classificação.
A minha aposta continua a ser de que esta equipa só irá começar a carburar lá para finais de Outubro, ainda por cima, tendo em conta a integração tardia de Matias Fernández e de Luís Aguiar, e a mudança(sensata) de sistema que temos vindo a verificar de modo a acomodar aquele que é potencialmente um dos melhores valores do clube, "Matígol".

André Carreira de Figueiredo
Imagem: D.R.

5 comentários:

KYLE disse...

pelo menos mais um mês para começarem a entrar nos eixos...
vejo jogadores fora de forma ( Izma, Matias, Capel, Jeffren,..)..ui q fezada no capel e jefren, q alas, meu deus, e 2 q nem deviam ser titulares ( Yannick e Postiga )..vejo um Sporting muito diferente dos ultimos 5 anos..Prefiro este 4-3-3 ao losango.
nao me recordo de ver o Sporting dominar a seu bel prazer..nao marcamos mas dominamos os encontros ( Olhanense e Beira-Mar )..Que alegria ver este Sporting jogar, durante o encontro o meu velho nao parava de dizer " Temos equipa.." .." estamos a jogar, estamos a jogar" caneco, eu olhava de lado para o meu velho e ha anos q nao via o homem a sorrir..emocionou me aquele momento!! é caso pra dizer o Sporting está de volta e quero acreditar nisto..
p.s. ehrr senhor presidente, podia vender o Postiga e juntar esse milhao aos q ainda tem pra poder comprar um avançado menos egoista!!

SportingSempre disse...

excelente texto, o LdEstrela tá a subir de qualidade.

ACF disse...

Caro SportingSempre,

Obrigado pelas palavras simpáticas, pessoalmente penso que o texto está apenas razoável, mas tentarei que o de quinta-feira seja melhor. Espero que seja educacional e ao mesmo tempo interessante.

Saudações Leoninas.

Mário Estêvão disse...

sinceramente acho que a montanha pariu um rato tanta fogança desta direçao e agora chega-se a realidade que é o campionato 2 jogos dois enpates e o porto já vai 4 pontos á frente tudo indica que vai ser mais uma epoca para esquecer, quem viu a primeira parte contra o beira-mar deve ficar muito preocupado 45 minutos sem fazer um unico remate a baliza do beira mar é este sporting que vamos ter durante toda a época?

Arnaldo Ventura disse...

Os títulos dos posts aqui no blog são muito peculiares...
Num post abaixo escreve-se de forma errada o nome de um clube de futebol! Neste caso coloca-se um título que em nada tem a ver com o texto...
"Análise SWOT: Beira-Mar 0 - 0 Sporting" fazia crer que seria uma análise swot ao jogo, mas não, afinal é uma análise swot (com vários erros na alocação nos diferentes quadrantes, diga-se) ao actual plantel e estrutura do Sporting...
São opções...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...