sábado, 13 de agosto de 2011

A Bolsa de Valores Interna


Tiago Ilori veio jogar para o Sporting Clube de Portugal no escalão de Infantis A (Sub-13) em 2005/06, e exceptuando a época de Iniciados A em que esteve emprestado ao Grupo Desportivo Estoril Praia (na qual foi orientado sob a batuta do Mestre António Prazeres), tem estado sempre no Sporting, começando agora a sua 6ª época competitiva ao serviço dos verde-e-brancos.

O jovem central está ainda muito "cru", mas é inegável que teve uma evolução fantástica durante o seu primeiro ano de júnior em 2010/11, diria mesmo que excedeu as expectativas que eu pessoalmente tinha em relação ao atleta, mas todo este aparato e atenção mediática em seu redor não o irá ajudar a focar-se no aperfeiçoamento da sua arte, embora Ilori seja um jovem de carácter sólido e com um bom suporte familiar à sua volta.

Acima de tudo Ilori precisa de tranquilidade, e se nos próximos 10 meses evoluir tão bem como o fez no último ano, poderá tornar-se uma aposta muito interessante. Esta época a aposta desportiva a nível da equipa principal é fortíssima, ganhar e só ganhar interessa, não há espaço para apostas de risco nem para apostar excessivamente em jovens, agora não é o tempo dos ‘putos’ mas sim dos ‘cobras’.

Um jovem inserido numa equipa perdedora ou sem estabilidade pode perder tempo e ‘unidades de trabalho’ preciosas para a sua evolução, não vale a pena comprometer o futuro - que se espera brilhante - de Tiago Ilori.

Iuri Medeiros. Este jovem é um MUITO bom ‘projecto de jogador’ caso tenha cabeça. Já o conheço há mais de 6 anos, e por vezes a sua.... ‘exuberância juvenil’ infelizmente não o tem ajudado a queimar etapas no seu desenvolvimento enquanto futebolista, mas o que lhe falta em maturidade sobra-lhe em talento e garra, pois é um extremo esquerdo com uma velocidade, raça e uma vontade de vencer fora do comum.

Detesta perder e tem mau feitio quando perde um lance (quanto mais um jogo). Tanto pode vir a ser um jogador de qualidade mundial (sem qualquer exagero) como vir a perder-se e só "despertar" daqui por 10 anos quando tiver maturidade suficiente para tirar partido (tarde demais) do seu considerável talento.

O potencial para Iuri "rebentar" está lá desde que "alguém" (Domingos Paciência) o consiga "domesticar" como em tempos Lazslo Boloni fez com o "Mustang" Ricardo Quaresma, embora Iuri seja um jogador com características diferentes do "cigano", menos tecnicista mas mais aguerrido. Se tiver oportunidades os adeptos vão ficar irritados com o seu individualismo e com a sua imaturidade em campo, mas vão "amar" a raça que ele emprega em cada lance.

As faculdades mentais (e aqui falo sobretudo do processo maturacional no final da adolescência) são sempre as mais difíceis de prever sobre como poderão evoluir ou afectar a mentalidade de um jovem jogador, daí jogadores como Iuri, ao contrário de João Mário Eduardo, de Ricardo Esgaio e de Alberto Coelho "Betinho" (todos eles mais maduros e ‘serenos’) são mais complicados de antecipar como poderão vir a comportar-se apenas baseado no seu atleticismo e talento.

Uma voz amiga para com ele pode fazer a diferença, e essa voz amiga terá de vir das bancadas de Alcochete e de Alvalade, seguramente esse "respaldo" fará maravilhas, especialmente quando se fala de um jovem que está a 3000 kms da família e que não queremos que se perca em distracções supérfluas.

Tal como há exactamente 10 anos atrás, o maior receio do Mister ou dos adeptos para com Iuri será o mesmo que Boloni tinha para com o seu Mustang, o medo de pedir e consequentemente poder ouvir "não consigo, não sou capaz". Com mestria, com "paciência" (no pun intended) e com apoio, esperemos que Iuri possa nos próximos 24 meses dar o salto qualitativo e que possa ser moldado no grande jogador que ele pode vir a ser. O potencial é inegável, se ele se perder será uma tragédia para o futebol leonino.

André Carreira de Figueiredo.

1 comentário:

MaximinoMartins disse...

Esperemnos então...que apareça essa mais valia de estar na Academia Sporting...e se faça um genial jogador...

Sem pressas de sair do Sporting...!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...