domingo, 7 de agosto de 2011

Haverá Paciência?


A nova direcção do Sporting Clube de Portugal reuniu em Alvalade matéria-prima em qualidade e quantidade para permitir a Domingos Paciência construir uma boa equipa, mas seria insensato esperar que essa equipa esteja pronta para dar "show" já no dia 13. Uma vitória, mais ou menos sofrida, mais ou menos "sortuda", seria muito bem vinda numa altura em que várias dúvidas ainda devem persistir na mente do "mister".
Jogar em 4-1-3-2 (desdobrando-se em 4-2-4 ofensivo) com apenas dois médios-centros (Stijn Schaars e Fábian Rinaudo) para assim poder jogar com 4 unidades declaradamente ofensivas (Diego Capel, Jeffrén Suárez, Hélder Postiga e Ricky von Wolfswinkel), sistema esse que tem evidenciado défice de "fantasia" no miolo e também (expectavelmente) falta de rotinas de jogo no último terço do terreno, ou alterar o esquema para um 4-3-3 com Matias Fernandez à esquerda de Schaars e com Capel e Jeffren a flanquear von Wolfswinkel ou alternativamente Diego Rubio?
Na mente do treinador deverá estar a ideia de jogar em ambos os sistemas ao longo da época, pois pouco sentido faria ter ido buscar Luís Aguiar e manter Matias no plantel para depois jogar sem um "10" ou para os "enfiar" nos corredores laterais. Uma coisa é certa, seja em 4-1-3-2 ou em 4-3-3 o Sporting irá felizmente flanquear muito o seu jogo esta época.
A jogar só com um "9" a escolha teria que recair em von Wolfswinkel ou Diego Rubio, pois Postiga não tem essas características. O holandês custou muito dinheiro, só tem 22 anos, e tem "pinta" de "homem de área" e precisa que os extremos sejam "amigos", mas até agora está a ter uma adaptação difícil, enquanto Diego Rubio tem excedido as expectativas e não me surpreenderia se fosse titular no eixo ofensivo de um 4-3-3, a verdade é que se esquecermos a sua data de nascimento, não podem haver quaisquer dúvidas de que o jovem chileno é o melhor avançado-centro no plantel.
Na defesa persistem as dúvidas. Esta equipa joga com menos espaço entre os sectores do que a do ano passado, mas joga com uma defesa mais subida do que qualquer outra equipa do Sporting pós-José Peseiro, embora a actual equipa (ainda) não desenvolva um caudal ofensivo ao nível da equipa de 2004/05. Falta-lhe um trinco mais posicional como Custódio, e tal como em 2004/05 faltam defesas-centrais rápidos, capazes de jogar com 40 metros nas suas costas. Por mim, a escolha recairia em Alberto Rodríguez e Anderson Polga, que com a sua mescla de bom jogo aéreo e de veterania são o que o Sporting precisa no dia 13, de ganhar, de iniciar uma sequência de vitórias que dê espaço à equipa para crescer.
Este plantel tem potencial, tem mais valor a médio-longo prazo do que o plantel do Benfica (por exemplo), mas por agora é um plantel e não uma equipa, precisa de tempo, precisará de 10-15 jogos para encontrar a sua identidade e assim poder começar a ganhar regularmente. A questão que resta é quantos pontos e jogos irá esta equipa perder durante esse "período de aprendizagem"? Tempo, paciência e tudo o resto era o que não faltava a Domingos no Braga, mas por mais promissor que o "mister" ou o plantel possam ser, é incontornável que se não começa a ganhar no imediato, não haverá 15 jogos de espaço de manobra.
Bom treinador, bom plantel, potencial para um 11 titular razoavelmente forte, excelente dinâmica social a empurrar a equipa, mas as vitórias têm que aparecer já no dia 13 ou a depressão e a "irracionalidade" instalar-se-ão nas bancadas. E e partir daí veremos se o "Edifício do Futebol" treme ou não.

André Carreira de Figueiredo

9 comentários:

Gnitrops disse...

Sem poder contar ainda com Matias ou Luís Aguiar, parece-me que o Domingos irá optar por jogar com 2 avançados, provavelmente Postiga e Rubio.

SL

Saviola disse...

Penso que o Domingos vai fazer um excelente trabalho. Mas para já ainda tem de montar uma equipa capaz de lutar pelo primeiro lugar.

http://zdesportiva.blogspot.com/

MaximinoMartins disse...

Parece-me que agora quem tem que fazer o seu papel bem feito, serão os adeptos...

Ou querem uma equipa para no futuro próximo nos dar muitas alegrias e troféus...

Ou querem ser demasiado apressados e falhos de paciencia...e começam a pressionar a equipa assobiando-a e não a apoiando...
E ajudarão paulatinamente ao seu afundanço...!!

Agora é que eu quero ver se realmente o slogan de...

O Sporting é o nosso grande amor, vem mesmo do cérebro e do coração...ou afinal não passa de um despejar de palavras sem sentido, de quem não é mesmo sportinguista de verdade...!!


Vamos lá mostrar do que são capazes os adeptos...e talvez assim consigamos chegar onde desejamos...às vitórias...!!

Albano disse...

Eu vou ser paciente.
Mas sê-lo-ia mais se o Postiga e o Djaló ficassem a ver os jogos do banco. Ou da bancada...

Nuno Pinto disse...

Jogadores penso eu que temos muitos e com qualidade. Falta realmente a equipa e um guarda redes a medida! Nao percebo como passamos mais uma epoca sem colmatar uma das grandes lacunas das ultimas epocas...Saudacoes leoninas

Albano disse...

Sem um guarda-redes à medida?!
O Rui Patrício não presta?

Opiniões...

MaximinoMartins disse...

Creio que dizer mal do Rui Patrício é neste momento um exercício de má língua e nada mais...

O Rui para além de tudo o mais, é senhor de uma forte personalidade, só assim se compreende que tendo sofrido ao longo de uma época "uma perseguição" inqualificável da parte de alguns indivíduos presentes em Alvalade (ainda gostava de saber o que vão fazer a Alvalade pessoas que já demonstraram à saciedade...que podem ser tudo, mas adeptos do Sporting é que não são...)que passaram a época toda a assobiá-lo...

É pena, mas para alguns só os outros é que são bons, deveriam "servi-lhes" numa bandeja...um Roberto qualquer, que era para se sentirem felizes...!!

Albano disse...

Subscrevo, Maximino!
E até digo que o Rui, neste momento, é o guarda-redes que mais garantias oferece na defesa na baliza das "Quinas".

Joaquim Varela disse...

Espero que o Rui Pastoricio continue no Sporting por muitos e bons anos. E que continuem a achar que "ainda vai crescer". E que é o melhor GR português (o que só demosntra a falta de qualidade geral...)

Deveriam servir um Roberto qualquer? Qual é a diferença? Não vejo nenhuma, para além de um ser espanhol e o outro português.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...