terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Médio Grande Elias e os fundos


A última (até agora) contratação do Sporting foi Elias, jogador que tem suscitado mixed feelings nas hostes leoninas, por um passado recente algo atribulado no Atlético de Madrid. Pela parte ignorante que me toca, acredito que venha a fazer parte do dream team com que, passe a redundância, todos sonhamos.

Mas, questão desportiva à parte, a questão financeira suscitou também várias reacções dos adeptos, a maioria no sentido negativo ou preocupado face a uma contratação excessivamente "cara" para a capacidade do clube.

O Pedro Varela, do Bancada de Leão, levantou a ponta do véu neste post, citando um blog espanhol que sugere que Elias foi "oferecido" por um fundo de investimento, ficando o Sporting com os "direitos de utilização" do jogador e o fundo com os "direitos comerciais". Na prática, tal significaria que o Sporting apenas teria de pagar os salários e, uma vez o jogador valorizado, o fundo realizaria a sua mais-valia com uma venda superior ao valor por que o comprou.

Não havendo qualquer informação oficial sobre a operação financeira, esta questão do fundo faz sentido, se atentarmos no processo de entrada de Elias no Atletico de Madrid segundo o El País, que se pode ler aqui.

Elias foi comprado por 7,5 milhões de euros, a "meias" pelo Atlético e pelo Quality Sports Investments LP, de que é consultor o empresário Jorge Mendes. Faz pois sentido que este mesmo fundo tenha proposto, através do consultor do Sporting, o mesmo Jorge Mendes, o médio brasileiro.

Navegando sempre no campo das hipóteses, é possível que o Sporting tenha, à semelhança do Atletico, repartido o investimento com o fundo ou, como diz o blog espanhol, não desembolse nada a não ser os salários do jogador. Era giro que pudessemos compreender melhor estas operações, até para ficarmos mais descansados em relação ao equilíbrio financeiro do nosso clube.

6 comentários:

Álamo disse...

Então e para onde vão os 8,850 M€ de que a SAD deu conta à CMVM?!...
Querem ver que temos aqui outro caso parecido com o do Roberto?!...
Pois, e já agora o A. Madrid será reincidente. E esta, hem ?!...
SL

jo man disse...

mas algum clube faz, hoje por hoje, negócios deste calibre em que não intervenham Fundos?
Das contratações do Sporting as primeiras (10) foram "pró futuro" e só as últimas 4-5 têm peso. Por este andamento amanhã, ultimo dia do mercado de transferências de verão, teremos um central e um ponta de lança de nome e carreira feita!

Álamo disse...

Que assim seja!...
Amén, direi eu!...
Demora muito ?!.. dirá a maioria.
É a vida!...
É a globalização!...
Por mim só quero que o nosso Sporting ganhe mais vezes. É pedir muito?!...
SL

artnis disse...

Devem ser mesmo 'milagrosos', para alguns bolsos, por certo!

O internacional brasileiro Elias (quem lhe pagará os 2milhões/ano?) é cedido ao Sporting por não ter lugar entre os extra-comunitários.

O Atlético de Madrid substitui-o por outro internacional pelo Brasil, o nosso bem conhecido Diego.

Não sei, mas não me devo enganar ao pensar, que em comum deverão ter o mesmo empresário.

João José Aquilino Pires disse...

Diogo Salomão, Postiga, Djaló, Carriço... quem aposta comigo que qualquer um destes jogadores vai ser "feliz" no clube onde jogarem (saindo do Sporting, claro)?

Recordando a Bíblia, eu diria que foi ao Sansão que cegaram, o mesmo Sansão que matava leões com as mãos... mas cá para mim, quem anda cego é mesmo o leão... deixem estes dirigentes desfazerem-se dos melhores jogadores do vosso plantel, sim... e a seguir ainda vai o Patrício!

Fernando Vale disse...

Independentemente da valia dos jogadores contratados (a maior parte das vezes contrata-se com base em resumos de vídeo), descansa-me o facto de grande parte deles serem jovens. E isto, se por um lado obriga a mais tempo de investimento desportivo, por outro lado pode permitir uma maior rentabilidade no futuro. E, meus senhores, atualmente o futebol é mais do que desporto, é negócio! E negócio são fundos, é "engenharia financeira", é um conjunto de coisas que temos de começar a habituar-nos para podermos ombrear com os nossos adversários diretos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...