sábado, 24 de setembro de 2011

Agora sim, o Sporting está de volta!...


O novo Sporting, que Domingos Paciência só encontrou depois de o clube ter vendido Hélder Postiga e Yannick Djaló, deu neste sábado uma demonstração cabal do seu crescimento. A vitória por 3-0 sobre o Setúbal foi muito pequena para traduzir uma exibição quase perfeita, um domínio avassalador, do primeiro ao último minuto do encontro, e muitas oportunidades de golo.
Para além da excelente exibição do Sporting estivemos perante um magnífico jogo de futebol, com golos, emoção e procura constante da baliza. Mais vezes o Sporting, enquanto o Vitória de Setúbal só tentou quando pôde. Ainda assim, a equipa sadina também rematou, aproveitando o adiantamento da defesa leonina e alguma intranquilidade de Rui Patrício na reposição da bola em jogo. DE qualquer modo, Patrício assinou duas ou três excelentes defesas e, muito importante, não sofreu golos.
Para além de um futebol vivo e com forte sentido colectivo, da vontade de ganhar demonstrada desde o apito inicial de Cosme Machado e do generoso e excelente público de Alvalade, o que mais gostei no Sporting foi um notório trabalho de balneário que fez transparecer para o público uma equipa de jogadores unidos e movidos por uma corrente positiva. Isso viu-se pelo semblante alegre dos jogadores, pela cumplicidade revelada em campo e pela forma como festejaram os golos ou reagiram às contrariedades.
A forma decidida como o Sporting procurou a vitória demonstra que, havendo vontade de ganhar, é muito mais fácil chegar ao golo e construir vitórias robustas muito cedo. É evidente que os manhosos das televisões procuram sempre explicar o sucesso do Sporting com falhas adversárias. E até ocupam o tempo a pensar que o adversário, mesmo a perder por 3-0 ao intervalo, ainda pode recuperar na segunda parte. Mas isso não conta para nada se a equipa procurar o golo com intensidade competitiva e um jogo de qualidade.
A vitória caída dos céus nortenhos, em Paços de Ferreira, revelou-se muito importante para a recuperação sensacional que o Sporting está a empreender em poucas jornadas, em função dos pontos perdidos por FC Porto e Benfica. E eis o Sporting, de novo, na luta pelo título, de igual para igual, e com motivação para impor o seu jogo em qualquer campo.
Neste momento, importa continuar a recuperação psicológica de Rui Patrício. Porque já demonstrou que tem excelentes qualidades entre os postes. Fora deles precisa de aprender a não inventar tanto. Se não consegue chutar em condições, que não chute. Mas isso é trabalho para Vital, o treinador dos guarda-redes.
Já a defesa ganhou outra robustez e outra capacidade ofensiva com a entrada de Ínsua. Prevalece alguma indefinição na dupla de centrais, residindo aí as dúvidas que terão de ser desfeitas nos próximos tempos.
O triângulo do meio-campo formado por Rinaudo, Schaars e Elias está a crescer de jogo para jogo. Carrilho é excelente no lado direito. Capel não pode sair da ala esquerda, pois não faz nada de ofensivo do lado contrário.
E Wolkswinkel, que marcou dois grandes golos, à ponta-de-lança, é o novo Liedson. Não tenham dúvidas. Agora sim, o Sporting está de volta!... FOTOS: Rafael Marchante (Reuters)

9 comentários:

Pedro Davidson disse...

Ricky Van Wolfswinkel parece ser um verdadeiro lobo (wolf) em pele de cordeiro. De ar franzino, frágil e pouco agressivo vai aparecendo na cara do golo como poucos o sabem fazer. Temos homem!

Força Sporting!
Todos a Alvalade no quinta-feira!

KYLE disse...

está dificil sair a msg,

Wolf na seleçao laranjina pra valorizar!!

só espero tempo de descanso suficiente com os 3 dias antes de guimaraes!

gonzalohiguain disse...

"O novo Sporting, que Domingos Paciência só encontrou depois de o clube ter vendido Hélder Postiga e Yannick Djaló..."

É verdade. Mas uma meia verdade. A outra meia verdade é esta: depois de o clube ter comprado Elias e Insua. Sobretudo o brasileiro, o jogador mais completo e com mais classe a pisar Alvalade desde há muito. E sim, não foi barato. Os muito bons custam dinheiro.

Filipe disse...

Lamentavelmente não vi a 1ª parte. O que vi na 2ª parte foi um incrível desperdício nos primeiros minutos, depois alguma displicência para não dizer gozo por parte de alguns jogadores e, finalmente, a confirmação de que temos um novo Postiga, chamado Bojinov! E os olés são desnecessários. São falta de respeito pelo adversário e desconcentram os nossos. Mas foi uma bela vitória!

Fernando Vale disse...

A paixão clubística torna-nos esquizofrénicos, é bem verdade! Quem diria à três semanas que tudo estaria como está... De qualquer forma e agora a sorrir, não devemos esquecer que "as contas fazem-se no fim", para o melhor ou para o pior!

Louis Lx disse...

De 28/08 a 29/09 pelos vistos na sua optica (LPR) tudo mudou, o que era branco agora é preto, ate o Postiga e o Yannick (tadinho) eram bons, agora são o Ricky e o Carrilho, os lesionados já não interessam, os dinheiros tb nao,e a assessora de comunicação tb não. Que bom é ganhar, somos todos Sportinguistas. Quando se perde é que são apenas alguns os Sportinguistas, os que começam por não assobiar jogadores e dar tempo aos treinadores... os outros pagam as quotas.

NVP disse...

Agora o wolks já não é tosco... o elias afinal é bom e necessário ... ja ninguem lamenta o valdes (coitadinho ao pe do capel, jeffren ou carrilho...), etc etc bom ver o sporting a ganhar e a calar os "treinadores" do costume que por dentro atrapalham a equipa e todos agora a aplaudir... Força SCP

ZeBi disse...

Chegar lá acima é fácil...!!!

Manter-nos por lá é que dár muito trabalho...!!!

Mas com a mostra de sábado... EU ACREDITO...!!!, aliás... EU COUNTINÚO A ACREDITAR...!!! SEMPRE...!!! (Algum dia o vento vai mudar... Na pérola do Atântico já começou a soprar um vento diferente... quem diria!!!)

E sim... esses pasquins de m**** que continuam a promover """antologias""" + ou -básicas e a deixar de valorizar coisas importantes ou verdadeiramente válidas... É que o """RIGOR""" jornalístico não é para quem quer...!!!

p.s. Já ninguém se lembra (ou quer lembrar) que este SPORTING poderia e deveria estar na frente com - no mínimo - 4 pontos de avanço... E com esta atitude e de candeia acesa... gostaria de ver quem nos pararia... Mas isto são sonhos... pois imagino o que já deve andar a ser congeminado nos calaboços da corja gestora deste pobre futebol para a visita a Guimarães...!!! (é o local e a equipa ideal para fazer prevalecer a vontade dessa filha da p***** """heróica"""... que vai, ainda, mandando nisto tudo!!!)

ZeBi disse...

"Bruno Paixão apita Guimarães - Sporting"

Como detesto ter razão...!!! Já está o caldinho em banho maria...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...