quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Insensatez comunicativa

Quando em Maio Cristiano Ronaldo quebrou o recorde “Pichichi” de Hugo Sánchez que vigorou durante 21 anos em Espanha eu enviei um E-Mail a Irene Palma a sugerir que tal feito deveria ser amplamente mencionado no site oficial do Sporting até porque estávamos a falar de um atleta formado em Alvalade, mas para alguma (não muita) surpresa minha, nada aconteceu.

Um recorde de 21 anos foi “obliterado”, foi notícia pela imprensa desportiva por toda a Europa mas no clube que o formou ninguém se lembrou de assinalar a proeza, mas por exemplo lembraram-se de parabenizar Liedson pela conquista do Brasileirão no Corinthians ou pelo seu 34º aniversário. Já recentemente foi Cristiano Ronaldo quem se lembrou de mencionar o Sporting no seu Facebook e nessa altura quem dirige a comunicação do Sporting lá se lembrou de tirar partido desta situação.

Neste momento está internado no Hospital da Luz Eusébio da Silva Ferreira, atleta que envergou a camisola do Sporting de Lourenço Marques e um dos maiores ícones de sempre do futebol Português, mas institucionalmente o Sporting nem sequer se manifestou. Mencionaram a doença de Gustavo Martins, mas optaram por fechar os olhos às dificuldades que Eusébio actualmente atravessa.

Porque será? Será a comunicação um jogo de demagogia e popularidade em que só se menciona aquilo em que acreditam que vai cair bem no goto dos adeptos? A comunicação da “Marca Sporting” devia se reger pelos princípios da ética, da nobreza de carácter, da grandeza de espírito e da solidariedade. Ao optar por ignorar Eusébio, a comunicação Sporting apenas transmite uma imagem de “pequenez”.

Texto: André Carreira de Figueiredo.
Imagem: Direitos reservados.

7 comentários:

JMM disse...

Li o post e fiquei com a ideia de que são poucos minutos que nunca mais recupero...

N M disse...

Eusébio!?!?!?!
Mas depois de dizer “Não gosto do Sporting. No meu bairro, era um clube de elite, da polícia, que não gostava das pessoas de cor, era racista” ainda haveria o Sporting falar dele?!?!?!?!
Quero lá saber do Eusébio pá!

cacilhas disse...

eu também me estaria cagando para notícias sobre alguém que me chamasse racista.

Marcos Fonseca disse...

E depois o Figo é que foi o mau...Nós não sabemos aproveitar o que temos...Nós não, os que estão à frente de uma das maiores instituições desportivas do mundo...

João Melo Alvim disse...

Exactamente pelas tristes declarações de Eusébio, mostrar que a instituição Sporting está acima de rancores e de coisas menores. Para além do mero "ficar bem", era exemplificativo de que sabemos qual o nosso passado, mas que temos os pés no presente e olhamos para o futuro.

Votos de Boas Festas para todos e que 2012 nos traga, no meio das muitas dificuldades que nos esperam, felicidades desportivas.

ACF disse...

Um abraço, JMA.

Um Santo e Feliz Natal para todos.

NVP disse...

A eterna mania do Sporting auto-flagelar-se... Alguém do Benfica queixou-se? O Eusébio importa-se com isso?? Homem, grita Sporting no Estádio contra o FC Porto que isso passa!!! O Sporting não precisa de mais intrigas vindas de dentro PÁ!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...