quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Tipping Point"


Esta noite a equipa de Juniores do Sporting defrontará o Inter de Milão num jogo da NextGen em Leiria, e antes de mais, é preciso realçar o trabalho brilhante feito pelo Marketing e Comunicação do Sporting na promoção deste evento. Não haja dúvidas, estão de parabéns, Pedro Sousa e seus pares.

Há algo que me preocupa em relação a esta semana, pois o Sporting corre o "risco" de Ricardo Sá Pinto hoje sair vitorioso (e toda a envolvência mediática que isso poderá envolver) e há igualmente a possibilidade de Domingos Paciência sair derrotado ante o Beira-Mar no domingo e o que isso poderia precipitar... É normal que se esteja descontente com Domingos mas quais as alternativas... afinal de contas ele não é um dos 10 melhores treinadores do Mundo?

Quem é melhor que ele em Portugal e que esteja disponível fora dos "3 Grandes"?

O Sporting pode-se arriscar a mandar embora Domingos e ir buscar Leonardo Jardim(Sportinguista) ou Pedro Martins, algum destes dois tem mais cotação ou credibilidade do que Domingos tinha em Maio último?

O "risco" é de que por daqui a 6 horas em caso de vitória justa, clara e inequívoca na NextGen e aliado ao seu considerável carisma, Sá Pinto se possa apresentar aos olhos do "povo leonino" como uma opção credível a Domingos. O "tipping point" poderá estar para breve se RSP continua a ganhar e se DP continua a perder ou a não convencer e o que poderá despoletar uma reacção emocional e uma vaga de fundo para se instalar Sá Pinto na cadeira de sonho em Alvalade. Seria um erro!!

Nem Domingos merece ser queimado nem Sá Pinto merece ser enviado para a "guilhotina de Alvalade" tão cedo.

Foi Domingos que criou a polémica dos bilhetes devolvidos, foi Domingos que não condenou veementemente a vandalização do estádio da Luz, foi Domingos que mandou pintar dois murais nos corredores de acesso balneários ou que mandou pintar a relva, foi Domingos que decidiu impedir o "Público" de entrar em Alvalade, foi Domingos que disse que ao fim de um ano teria que lidar com o Real Madrid e Barcelona? Domingos tem culpa de muita coisa, Domingos comunica mal e divaga em demasia nas conferências, mas não ajuda o facto de outras figuras no Sporting continuem a falar sempre que essa oportunidade lhes é dada pela comunicação social.

Quem é o Vice-Presidente para o Património no FC Porto? Alguém o vê prestar declarações na televisão ou dar entrevistas à revista VIP?

Quem é o Vice-Presidente para a Comunicação e Marketing no FC Porto? Alguém o vê a dar tantas entrevistas e onde várias vezes aborda assuntos que não domina.

Há demasiado "ruído" em redor do "Edifício Futebol" e metade dele nem sequer tem a ver com o que se passa no relvado, o "Departamento de Futebol" está a ser prejudicado pelo facto de pessoas que estão fora do Departamento de Futebol pura e simplesmente geram "ruído", esse é que é o grande problema, não é o Domingos.

Quando os jornalistas querem um comentário, uma resposta, um sound-byte, algo "publicável" eles só têm que esperar pela véspera do jogo e "picar" um Domingos já emocionalmente descontrolado que de imediato voluntaria tantas frases mediáticas e jornalisticamente comerciáveis. Não se iludam, na sua maioria é o próprio clube que alimenta estas fogueiras ao não saber simplesmente dizer "não comento", os Directores de Comunicação sabem e conseguem dizê-lo, já outras pessoas....

Ainda me recordo quando Miguel Salema Garção não atendia o telefone aos jornalistas e eles na volta ligavam a Filipe Soares Franco que obviamente respondia. O Sporting em nada mudou, apenas gasta mais dinheiro.

Sá Pinto é um excelente treinador, talvez seja mesmo o melhor treinador de passou pela formação do Sporting na última década, eu conheço pessoalmente alguns dos melhores, e o feedback que tenho de todos os envolvidos é que de facto está ali alguém que poderá ir muito longe. A somar a esse valor enquanto treinador, Ricardo Sá Pinto é um indivíduo inteligente, culturalmente evoluído, e em privado é uma pessoa muito mais afável, cordial e serena do que por vezes deu a entender no passado. Por todas estas razões, espero que Sá Pinto e Domingos ambos possam vencer, que possam ganhar tempo, mas que o Sporting mude, e mude depressa, senão serão mais dois treinadores com valor a serem destruídos e tudo apenas por que a estrutura onde estão inseridos é defeituosa em termos de comunicação(tanto interna como externa) e aqui a culpa não pode apenas ser imputada ao Dpt de COM, pois eles não mandam no Conselho Directivo....

Há demasiada gente a falar, há pessoas a falar que nada percebem de futebol nem de futebol jogado nem de futebol de bastidores, há pessoas na estrutura que nunca antes de 26 de Março estiveram no mundo do futebol, há demasiada falta de "know-how" e essa inexperiência anda a ser exposta por debaixo da "lupa" da comunicação social, gerando ondas muito altas em redor do navio que Domingos não consegue dominar desde a última semana de Novembro.

Domingo pelas 16:55 entra em campo em Alvalade a equipa do Beira-Mar, um conjunto em tudo superior ao Moreirense. Têm uma boa dupla(Yohan e Hugo) de centrais onde destacaria o jovem Yohan Tavares, também o jovem lateral esquerdo Joãozinho, e o lateral direito Pedro Moreira. Esta equipa tem uma boa defesa e é talhada à medida para frustrar uma equipa ansiosa como deverá infelizmente ser a do Sporting.

Este jogo em condições normais deveria ser "favas contadas", mas, haja humildade para o levar a sério ou então, haja paciência se as coisas correrem mal, deixem Sá Pinto em paz e se Domingos for substituído que o seja no final da temporada, e não necessariamente por RSP.

Mais do que o treinador, é preciso reduzir o "output" de comentários, entrevistas, comunicados, processos-crime, "basófias" descaradas, etc. que saem para fora da estrutura, não criem nem alimentem casos e de uma vez por todas dêem tranquilidade à equipa principal para treinar e jogar isentas de turbilhões mediáticos criadas por outras pessoas que têm que aceitar de uma vez por todas que não fazem parte do Departamento de Futebol e muitas vezes nem do Sporting fazem parte, distanciem-se.

Yohann Tavares (Beira-Mar), Salvador Agra (Olhanense até recentemente), Baba (Marítimo até recentemente), Sami (Marítimo), Daniel Candeias (Nacional), Joãozinho (Beira-Mar), Hugo Viana (SC Braga), são tantos os nomes de bons jogadores na nossa liga. Confesso que não compreendo qual a razão que leva Xandões e Sebas a virem parar ao Sporting. Ninguém se muda do Brasil ou Itália para Lisboa por menos dinheiro do que se mudam de Braga ou Aveiro para Alcochete...

Olhando objectivamente para a equipa do Marítimo em Dezembro, não me surpreende que estejam à frente do Sporting devido a estes 3 aspectos:

1 - Bom treinador em Pedro Martins.

2 - Baba, Sami, Danilo Dias, Roberto Sousa, Roberge, Ruben Ferreira (lesionado), etc., jogadores todos eles bem potenciados por um bom treinador e uma estrutura que não gera "ruído".

3 - Equipa que não gera ruído mediático e em que só duas pessoas falam com a COM SOC, o Presidente e o Treinador.

Gostei de Domingos na conferência de imprensa após o flop em Olhão. Era um homem destruído, isento de entusiasmo, abatido, deprimido, sem respostas, e talvez por causa de tudo isso, finalmente falou menos, deu respostas curtas, evitou alguns assuntos, esteve mais sereno(ou menos animado). É pena ter sido pelas razões que foram, mas foi uma refrescante mudança de atitude para melhor(ou mais fácil de gerir...) por parte de um treinador que nada provou em Alvalade e cuja mania de perseguição e cujos descontroles emocionais em público já se tornavam inaceitáveis para alguém com tão pouco crédito para os lados de Lisboa.

Que futuramente não seja alegre, deprimido, eufórico, nem triste, que entenda que ir às conferências de imprensa faz parte da "job description", e enquanto ali estiver até só tem que estar sereno e não abrir demasiado a boca. Não converse, não entre em diálogos(não é esse o propósito de uma CI...), nem em monólogos, apenas responda e sem divagações, é a coisa mais fácil do Mundo.

5 comentários:

Carlos disse...

"3 Grandes"
uma boca ao Duque ?

mmm disse...

mm
Realmente, não percebo pr que é que não há ainda comentários a este post. Os meus parabéns, ACF, tocou na mouche com acerto, perspicácia e pertinência. Podia acrescentar que os adeptos do Sporting são completamente maníaco-depressivos, vão da euforia mais total à depressão mais cavada e deveriam também passar a ser mais moderados no prazer e na dor. ganhávamos e todos e, sobretudo, ganhava o Sporting

sm17 disse...

Boas leão da estrela! Já há algum tempo que acompanho o teu blog e agora decidi também fazer um. Ainda estou no inicio mas se puderes pôr na tua lista de blogues era fixe. Continuação do bom trabalho.

http://sportingnossograndeamor.blogspot.com/

Grande abraço,
sm17

Louis Lx disse...

Pois é, mas o Sá Pinto perdeu o jogo e mais uma vez a compustura, não tem o curriculum de Domingos como treinador nem já agora o teve como jogador. Só ganha em casos... Artur Jorge, Liedson, etc... Espero é que ganhemos uns jogos para estabilizar a equipa e o próprio Domingos, que muito mais podem render, como já vimos esta epoca.

EyeOfTheTiger disse...

O problema do Sporting também é a guerra de empresas de comunicação que se instalou na altura das eleições e ainda dura.

De resto, totalmente de acordo com o seu post.

SL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...