quinta-feira, 23 de agosto de 2007

LEÃO DA ESTRELA, Ano I

O LEÃO DA ESTRELA começou aqui faz hoje um ano. Até hoje, passaram por este blog, que agora está aqui, um total de 116.330 leitores. Uma média diária de 318 visitantes. Que estão todos de parabéns! É por isso que vale a pena continuar. Em nome do Sporting Clube de Portugal! Recordo a declaração de princípios:
Sou do Sporting Clube de Portugal desde criança. Desde o tempo em que o futebol se jogava aos domingos à tarde e nós, que morávamos longe de Lisboa, ficávamos colados ao rádio a ouvir as emoções que nos eram transmitidas por vozes de nomes como Romeu Correia, Fernando Correia, Orlando Dias Agudo, Ribeiro Cristóvão, Alves dos Santos e outros.
Era o tempo em que os laterais avançavam pelo campo como se fossem extremos e nós testemunhávamos cada lance com os ouvidos...
Os resumos dos jogos passavam na televisão única aos domingos à noite, a horas certas e sem intermináveis "programas de publicidade" pelo meio...
"A Bola" e o "Record" eram jornais publicados a preto e branco, duas ou três vezes por semana, e chegavam ao quiosque da terra a meio da tarde para serem consumidos num ápice por magotes de leitores ávidos de informação sobre os seus í­dolos...
Os equipamentos dos jogadores eram numerados de 1 a 11.
Uma entrevista exclusiva era uma entrevista exclusiva...
O sí­mbolo do clube era a única marca visível nas camisolas dos jogadores...
Sporting, Benfica e FC Porto arrastavam grandes multidões, enchendo os campos e os estádios do País e provocando um clima de festa em cada vila ou cidade onde jogassem.
Havia um dia a meio da semana para a realização dos jogos das competições da UEFA, que validava a expressão "Quarta-feira Europeia"...
Uma equipa só usava o equipamento alternativo quando recebia um adversário cujo equipamento oficial fosse da mesma cor.
Os cromos eram vendidos como embrulhos de pastilhas elásticas...
Foi em criança que comecei a ouvir relatos de golos de jogadores talentosos como Eusébio, Chico Gordo, Jacinto João, Vítor Baptista, Nené, Fernando Gomes, Cubillas, Seninho... Mas só conseguia vibrar com o relato das portentosas defesas de Ví­tor Damas ou Botelho, com os eficazes e oportunos cortes e desarmes de Laranjeira, com a espectacular fantasia de Fraguito, e com os golos "sem apelo nem agravo" de Hector Yazalde, de Marinho, de Manoel, de Keita, de Manuel Fernandes, de Rui Jordão. Os golos do Sporting, claro. E não sei por que motivo. Ou até sei. É que uma paixão não se explica. Sente-se e vive-se. Começou na década de setenta do século passado, quando os títulos nacionais começavam a escassear no Sporting, e atravessou intacta o perí­odo mais longo da história do clube sem vencer campeonatos, que durou entre 1982 e 2000.
Atento e disponí­vel para abordar temas gerais da actualidade, este blog é, sobretudo, um espaço do futebol do Sporting para os que gostam de futebol e do clube fundado por Alfredo Holtreman, em 1906, que procura ser atractivo e interessante. Ou seja, neste blog podem encontrar o futebol, Portugal e o mundo vistos com o esforço, a dedicação, a devoção e a glória de um sportinguista.
A blogosfera é um espaço indubitavelmente democrático. Como em todos os lados onde há liberdade de expressão, a opinião é livre, sendo certo que os factos são sagrados. E, como tal, os factos podem ser merecedores de aplauso ou assobio, tendo, no entanto, o Sporting como denominador comum. Afinal, a força e o crédito de qualquer opinião também se medem pela sua sinceridade intelectual.
Com base nestes pressupostos, o LEÃO DA ESTRELA, enquanto fonte de informação, de opinião e de debate, está sempre do lado do Sporting Clube de Portugal, embora numa atitude independente, mas não neutral, face às diversas correntes de opinião que sempre coexistem nas instituições que se regem por princí­pios democráticos.
O blog chama-se LEÃO DA ESTRELA. Por nenhum motivo especial. Não tem nada a ver com o filme de Arthur Duarte, embora fosse inspirado nele, nem significa que o autor seja da Estrela. É apenas um jogo de palavras, entre o "Leão", que é o animal de estimação de qualquer sportinguista, e a "Estrela" de que as equipas de futebol do Sporting precisam para conseguirem alcançar os seus objectivos.
O sucesso deste blog passa também pela participação dos leitores, desde logo através da leitura dos conteúdos que aqui são lançados, mas também com as suas notí­cias, curiosidades ou opiniões, sobre o futebol em geral, e o futebol do Sporting em particular, que podem mandar por e-mail. Se tiverem fotos antigas de jogadores, treinadores, equipas ou dirigentes do Sporting, agradeço. Críticas e sugestões também serão bem recebidas. Obrigado! E viva o Sporting!...
L E Ã O _ D A _ E S T R E L A, 2006

22 comentários:

FRANCO disse...

PARABENS PELO 1ºANO LEÃOESTRELADO,
UM BLOGUE DECLARADAMENTE VERDE,MAS INTELIGENTE,FRONTAL E MORDAZ...
ASSIM É QUE SE FAZ!!!!

Anónimo disse...

PARABENS!!!
Que seja o primeiro de muitos aniversários sempre a debater o grande SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, com paixão, clarividencia e muitas vitórias no nosso clube.
Desde que o conheço é o primeiro endereço que uso quando entro na net.
Todos juntos pelo SPORTING nunca seremos demais.

Visconde disse...

Parabéns e continuação do bom trabalho.
Saudações

Anónimo disse...

Muitos parabéns. Encorajo-o a prosseguir na mesma linha editorial, pois este já é, para mim, um dos 3 melhores blogs dedicados ao nosso grande Sporting. Saudações leoninas.

Peyroteo disse...

MUITOS PARABÉNS LEÃO!
Continua o bom trabalho.

Saudações Leoninas!
SPORTING ATÉ MORRER!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Parabéns Leão, continuação do excelente e histórico trabalho.

Saudações Leoninas

ps:Denuncia PGR - Apito encarnado em

http://resistencia06.blogspot.com/

Anónimo disse...

PARABÉNS!

Tambem moro na Estrela (e sou Leão de signo) e, embora não concorde com alguns textos (poucos), considero a divergência uma coisa muito saudável.

Anónimo disse...

Muitos parabens pelo exelente trabalho,o teu blog é sem duvida do melhor que ja tenho visto,para alem de ser uma referencia diaria tambem para o meu blog ou seja acaba por ser uma expiracao e uma fonte de ideias ........ muitos parabens sinceros e obrigado por de vez em quando dar uma contribuicao no meu blog tambem.

torcidaodivelaseloures.blogspot.com

Dina disse...

Parabéns e que seja o primeiro de muitos!

At Ento/ViverParambos disse...

De PARAMBOS a ALDEIA MAIS VERDE/SPORTINGUISTA de PORTUGAL, PARABÉNS e LONGA VIDA AO LEÂO DA ESTRELA, Nós merecemos este espaço verde.
Saudações leoninas.
At Ento

JMFeijão disse...

em meu nome e em nome do meu Blog, Apito Camuflado, votos de muitos anos de Leão da Estrela. Dizer bem ou dizer mal, mas... dizer!!! isso é o que mais conta.
Saudações Leoninas

Sportingman disse...

Muitos parabens, as estatísticas do blog dizem tudo acerca da sua grandiosidade!

Continuação de um excelente trabalho! ;)

Virgílio disse...

Ora aqui está uma boa noticia! Um ano de pleno sucesso, e merecido!

Parabéns, Leão! E que continues a fazer-nos companhia por muitos e bons anos...pessoais e claro, desportivos!

Saudaçõers Leoninas!

Bancada Sul disse...

Muitos parabéns Leão da Estrela, e continua o excelente trabalho. Um abraço da Bancada Sul.

Unknown disse...

Um beijinho de parabéns de uma leitora leoa atenta e fiel. O LEÃO DA ESTRELA é um grande espaço do Sporting na Internet!

Anónimo disse...

Parabéns!
Este blog ajuda a espalhar sportinguismo...

Padeiro de Serviço disse...

Muitos parabéns caro Leão da Estrela. Continue como nos tem habituado que continuará bem! E já agora viva o Sporting!

Pedro Barbosa disse...

Os meus parabéns a uma referência leonina na blogosfera que me habituei a seguir e certamente, continuará a ser um dos meus espaços de estimação.

Forte abraço.

Anónimo disse...

Grande Leão da Estrela!!! Parabéns! 1906.blogs.sapo.pt

ABA disse...

Não tenho vindo com a regularidade que gostaria, embora as newsletters ajudem a manter o contacto.

Um forte abraço de Parabéns!!!!

Obrigado pelo link... ;)

Saudações Leoninas!!

Anónimo disse...

Muitos parabéns! Continuem!

1 abraço leonino

http://sangueleonino.blogspot.com

Anónimo disse...

Parabéns e continuação do bom trabalho desenvolvido até aqui.

São os votos dos amigos de sempre da
Ofensiva 1906

http://ofensiva1906.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...