sexta-feira, 31 de agosto de 2007

O azar de David Caiado

Há futebolistas que não têm sorte nenhuma. O antigo júnior do Sporting David Caiado, que está a fazer a sua segunda temporada como sénior no Estoril Praia, lesionou-se com gravidade durante um treino: ao rodar com o peso do corpo sobre a perna esquerda, rasgou os ligamentos da articulação tibiotársica. Foi operado e agora está em recuperação. Dias antes, na primeira jornada da II Liga, jogara a segunda parte em Barcelos, com o Gil Vicente (derrota por 3-0). Agora não voltará tão cedo aos relvados. Esta grave lesão aconteceu precisamente na semana em que o jogador, que é internacional sub-20, entrevistado pelo jornal SPORTING, mostrava optimismo em relação à nova temporada, queixando-se de não ter tido oportunidade de se afirmar como titular do Estoril no ano anterior, precisamente por causa das lesões. Perdeu, por isso, a oportunidade de regressar a Alvalade no último defeso.
Convém lembrar que David Caiado já vestiu a camisola principal do Sporting, em Janeiro de 2006, em Braga, tendo sido um dos que remaram contra a maré, ingloriamente, porque a equipa leonina acabou por perder por 3-2. Mas os minutos de Caiado nessa partida ficaram na retina dos mais atentos. Porém, o jogador, que então ainda era júnior, jamais vestiria a camisola principal do seu clube, sendo emprestado ao Estoril, onde permanece até hoje. Ele que fora essencial na conquista do bicampeonato nacional de juniores em 2005 e 2006, ao lado de Bruno Pereirinha.
Quem conhece bem o jogo de David Caiado, como podemos ler na Centúria Leonina, diz que se trata de um extremo inteligente, que sabe gerir a posse de bola, que sabe quando atacar o espaço, o jogador ou rodar a bola para o desequilíbrio colectivo. Tem a vantagem de ser ambidestro, embora jogue mais na esquerda, à procura das suas rápidas penetrações na diagonal - uma característica do tempo dos juniores. Além disso, dizem que cumpre bem as missões defensivas, que é aguerrido na conquista da posse de bola e que sabe recuar colectivamente, posicionando-se bem na hora de recuperar a bola.
Por agora, David Caiado e o sucesso estão de costas voltadas. É uma maré de azar que já entrou no segundo ano de vigência, mais a mais num período sensível da afirmação de Caiado como futebolista profissional. Segundo notícia vinda a público, o atleta vai fazer a sua recuperação no departamento clínico do Sporting. Isto demonstra que o clube está preocupado com o seu jogador, o que é bom sinal. Mas não sabemos se David Caiado está a ter todo o apoio que precisa, nomeadamente ao nível psicológico. E a psicologia é decisiva num casos destes. Para que o atleta recupere com toda a serenidade e possa regressar em força e confiante no seu grande talento.

2 comentários:

Visigordo disse...

Resumindo, o que reclamas é o apoio psicológico?
O David está a ser acompanhado, e muito bem acompanhado.
É do Sporting, e vai vestir aquela camisola.

Anónimo disse...

Off topic:

parece q já ha acordo com a Câmara em relação aos terrenos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...