segunda-feira, 20 de agosto de 2007

RECORTES LEONINOS João Geada

O MARKETING DO SPORTING
"Os clubes de futebol mantiveram-se desde sempre afastados das actividades de marketing até se aperceberem que existe uma relação única e especial entre o clube e o adepto e que essa relação, bem explorada desde o ponto de vista de um marketing bem feito, pode ser e é um autêntico filão de ouro.
Seguindo o exemplo de grandes clubes internacionais como o Real Madrid e o Manchester United, que por sua vez seguiram os exemplos das grandes equipas dos EUA de futebol americano, basebol e basquetebol, os clubes nacionais estão a despertar para esta realidade e, no caso que vos vou comentar, estão mesmo muito acordados.
Falo especificamente de uma pequena grande pérola de comunicação, integrada na campanha para a aquisição da Game Box (passe de época) do Sporting Clube de Portugal desenvolvida para a internet em que o utilizador é transportado, de uma forma muito divertida e bem realizada, para o balneário do clube antes do que aparenta ser um ‘grande jogo’.
Não vos vou descrever a peça mas sugiro vivamente que a visitem em www.sporting.pt/Servicos/Gamebox/Gameboxvideo.asp asseguro-vos que, qualquer que seja o vosso clube do coração vão, no mínimo, ficar com um sorriso nos lábios (bom, acredito que alguns mais ferrenhos não fiquem). Está criativa, tem humor qb, protagoniza inteligentemente o treinador do Sporting, Paulo Bento, que à custa de si mesmo, de gatos fedorentos e outras razões se tornou num personagem mediaticamente simpático e utiliza a tecnologia e a personalização para torná-la numa experiência interactiva muito interessante e surpreendente. Estou seguro que, para além da viralidade que vai provocar e do nº de visitas que vai gerar, vai seguramente cumprir os objectivos primordiais de marketing, ou seja, vender produto.
Como tenho defendido em outros artigos, este é o caminho para a boa publicidade do futuro, não considerar o consumidor como uma parte passiva da comunicação e deixá-lo envolver-se e descobrir por si mesmo as mensagens e conteúdos que se pretendem passar. E a tecnologia está aí à nossa disposição possibilitando infinitos novos caminhos para serem explorados pela criatividade.
Estão definitivamente de parabéns os responsáveis do Sporting que aprovaram a peça, a agência que a realizou e o Paulo Bento pela sua brilhante actuação. Como benfiquista até me custa dizer isto, mas em termos de publicidade, com esta, o Sporting lidera o ‘campeonato’."
João Geada, especialista em assuntos de "media", "Diário Económico", 20-08-2007

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...