domingo, 18 de maio de 2008

Sem sombra de pecado

O Sporting fechou com chave de ouro a temporada 2007-2008 ao derrotar na final da Taça de Portugal, por um claro e justo 2-0, o FC Porto – campeão nacional recentemente castigado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional com a perda de seis pontos por motivos de corrupção desportiva ocorridos em 2003-2004. O Sporting contou com um herói improvável chamado Rodrigo Tiuí, que marcou os dois golos, um deles de excelente execução técnica (ver posição acrobática do jogador na imagem acima), nos últimos minutos do prolongamento, após um empate a zero que se registava ao cabo dos 90 minutos.
Ao juntar a conquista da Taça de Portugal ao segundo lugar na I Liga, que deu o apuramento directo para a Liga dos Campeões, o treinador Paulo Bento e a administração leonina respiraram de alívio, pois viram uma temporada irregular e marcada por problemas internos transformada numa temporada desportivamente bem melhor do que a anterior.
Em 2007-2008, o Sporting conquistou ao FC Porto a Supertaça Portuguesa e a Taça de Portugal, sobreviveu na Europa para além da primeira fase da Liga dos Campeões, o que aconteceu pela primeira vez, e manteve um lugar na próxima edição da principal liga europeia, apesar da irregularidade patenteada na liga nacional. O que, no entanto, não apaga o desencanto dos sportinguistas pela excessiva distância pontual em relação ao campeão nacional (14 pontos depois de subtraídos os seis do castigo sofrido pelo FC Porto), pelos maus resultados e pela vulgarização da equipa fora de Alvalade, pelo futebol de má qualidade ou nada espectacular em grande parte dos jogos e pela má figura da equipa na estreante Taça da Liga, onde chegou à final aos trambolhões e perdeu para o Vitória de Setúbal.
Nesta final da Taça de Portugal, Paulo Bento confirmou que deve ser o treinador português que melhor conhece o FC Porto e um dos poucos que sabem como emperrar a máquina portista. Três vitórias em quatro jogos dizem tudo. Por outro lado, tivemos no Estádio Nacional um Sporting competente, que poderia ter resolvido as coisas na primeira parte, e um FC Porto intranquilo, talvez marcado pela vergonha da corrupção, que já chegou aos ouvidos da UEFA, e já algo desligado do trabalho e da intensidade competitiva de outros momentos da época, depois de um título nacional conquistado muito antes do fim da I Liga. O afastamento de Bosingwa, contratado pelo Chelsea – embora possa ser visto como uma decisão técnica destinada a fortalecer o grupo, dando a ideia de que o FC Porto só precisa de quem está com a cabeça a cem por cento no clube… –, acabou por ser mais um dado da descompressão portista de final de época.
Mas estes factos em nada desvalorizam a vitória do Sporting, conquistada sem sombra de pecado, pois foi a equipa que, desde muito cedo, tudo fez por ganhar a Taça de Portugal, conseguindo na primeira parte quatro boas ocasiões de golo, contra apenas uma do FC Porto. E a equipa leonina só não chegou mais cedo à vitória porque a equipa de arbitragem, chefiada por Olegário Benquerença, decidiu mal. Lembro um golo mal anulado a Romagnoli, ainda na primeira parte, culminando uma jogada bem desenhada. Romagnoli estava em posição legal e, mesmo que houvesse dúvidas, a equipa atacante não deve deveria ser penalizada...
Ainda sobre o árbitro, e no plano disciplinar, lembro um cartão vermelho que ficou por mostrar a Ricardo Quaresma, que, no desenvolvimento de uma finta em que rodou o corpo sobre si próprio, agrediu João Moutinho de modo dissimulado, mas violento. Um lance feio que o árbitro deixou passar. À segunda falta violenta, desta vez de João Paulo sobre o mesmo Moutinho, Benquerença lá puxou do cartão vermelho... Mas deixara passar, na primeira parte, um derrube de Grimi sobre Quaresma, que deveria ter sido admoestado com um cartão amarelo.
Na segunda metade, as equipas foram mais cautelosas, ajudando a manter o resultado em branco até aos 90 minutos. Embora o FC Porto tivesse melhorado o seu rendimento, o Sporting soube aguentar em situações de maior aperto. No prolongamento, onde o Sporting se revelou mais fresco, apareceu o surpreendente Rodrigo Tiuí a assinar os dois golos e a justificar, finalmente, a sua contratação, em Janeiro último, por 650 mil euros. Imediatamente antes do primeiro golo leonino, Anderson Polga derrubou Lizandro na zona defensiva leonina. Foi evidente a falta do jogador leonino, que o árbitro não assinalou, mas aconteceu fora da área. FOTOS: Getty Images e Reuters

59 comentários:

Anónimo disse...

Só espero que seja um grande jogo,UMA GRANDE FESTA,e que ganhe o melhor,
e que o melhor seja o : SPORTING!!!

Anónimo disse...

Não me desloquei ao Jamor por várias razões,mas já me foram mostrados alguns parasitas que gravitam em Alvalade.Só aparecem para as cameras e para os shows off.É uma tristeza ver estes senhores de plica deixarem-se entrevistar e botarem palavras de ocasião.Uns até se colocam perto das cameras,tipo Emplastro,para serem vistos e ouvidos.

Dina disse...

Golo limpo anulado...é o Apito a funcionar em grande!
A arbitragem de Olegário a deixar muito a desejar nesta 1ª parte...mas vamos ganhar para os calar.

Bruno disse...

Golo limpo anulado ao Romagnoli, agressões de Quaresma e Bruno Alves impunes. Está bonito está. Se houver justiça, só pode haver um vencedor.

Anónimo disse...

TI! TI! TIUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!

Dina disse...

Tal como eu disse...ganhámos mas a arbitragem foi...uma desgraça.
Quem é que se lembrou de nomear este senhor para a final???

Miguel Brito Gonçalves disse...

Este Paulo Bento é lixado. Não pôs o Vuk por teimosia e apostou no Tiuí. E aí está ganhou a taça e o grupo. Teve estrelinha e ganhou um balão de oxigénio para mais uns tempos. FORÇA SPORTING.

Anónimo disse...

O ti jejualdo foi poeta. Inventou um desfesa esquerdo novo. Olha ofereçam-lhe uma escova de dentes...

Ganhamos porque fomos melhores dentro a pobreza que foi o jogo. Reforços precisam-se!

Anónimo disse...

Aos TALIBANS, que se dizem grandes sportinguistas e que aqui "batem" diariamente na Direcção do clube, no treinador e nos jogadores, os meus pêsames. Parabéns ao Paulo Bento (este ano só ganhou 3 vezes aos Andrades) e a Soares Franco. SPORTING SEMPRE, nas horas más e nas boas ...

Unknown disse...

Parabéns SCP!
Obrigado Paulo Bento, por te teres mantido firme à frente do SCP quando choviam as críticas sobre ti!
Rodrigo Tiui deu uma bofetada de luva branca a todos aqueles que disseram mal dele ainda nem tinha saído do avião.
Uma não, três bofetadas: duas hoje e uma no jogo da semana passada contra o Boavista.

Anónimo disse...

Passada a festa, o LdE deve, se tiver honra para o fazer, retratar-se perante as criticas feitas a este treinador e, particularmente, ao jogador que marcou os 2 golos na final.
O autor deste blog teve a rara oportunidade de, em Janeiro, dizer algo sobre o Sporting: o que fez? Nas breves palavras a que tinha direito, criticou a direcção (como sempre) e em particular o Tiuí....

Retrate-se, pf

Anónimo disse...

Sai uma lagosta para o Benquerença.

Anónimo disse...

Mas retratar-se porque? Taliban? O' rapaziada, ter sentido critico e' pecado? Bem haja o Leao da Estrela por querer mais que esta estagnacao no Sporting, e por questionar um sem numero de coisas acerca do nosso clube! Ser Sportinguista para voces e ser carneirao e seguidista? E ter de comer tudo o que poe no prato, porque e as riscas verdes e brancas? Haja paciencia...
Parabens ao Leao da Estrela e sobretudo para bens ao nosso Sporting, por esta Taca!

Abraco a todos.

leão verde disse...

Sai uma caixa de Kompensan e um balde de gelo para o anónimo.
Aguente e não chora.

Anónimo disse...

Golo mal anulado ao Sporting, resultado correcto 1-0. É bom que se diga que os comentadores da SIC são uma MERDA! Golo clarissimo. Quanto ao resto nem vale a pena falar pois não teria existido e o jogo teria acabado nos 90 minutos.

4 jogos com o FCP nesta época, 3 vitórias justas e o roubo das antas.

Spoooooorting!!!!!

Anónimo disse...

Vão à merda.Olegário,O APITO VERDE.

Anónimo disse...

O sentido crítico é de elogiar quando é construtivo. Numa democracia é assim, agora dizer mal de quase tudo sem dar alternativas, sem dar soluções, isso é que não. Se o presidente é mau, ou o treinador é mau ou as aquisições são más, digam as alternativas. Ou então vão às Assembleias, candidatem-se. Assim é que era. Claro que também gostava que o nosso Sporting estivesse melhor financeiramente e com um plantel melhor. Se souberem qual é o milagre, avancem ...

Soylent Green disse...

O aluno fez o TRI contra o professor Colgate.
Em Agosto fico à espera do TETRA contra os corruptos da treta.

Anónimo disse...

Pois,pois os corruptos são os do norte e os gajos da massa são os do sul.Quem paga é quem tem o poder.

Anónimo disse...

Porra! Até parece que são a melhor equipa portuguesa...

Ganharam o campeonato ou quê?

Deve ser o quê...


(parabéns)

Anónimo disse...

Tiuí
Paulo Bento

Dois nomes que hoje estão atravessados na garganta de muita gente... e onde se incluem aqueles que se dizem do Sporting mas que têm feito a vida negra ao Clube.




40 postas pescada

Soylent Green disse...

É por isso que a cidade do Porto tinha a maior densidade de Lamborghinis por Km2 no Mundo aqui à uns anos atrás.
É so pobrezinhos.

Anónimo disse...

O Sporting venceu o Porto por 2 a 0, na prorrogação (0 a 0 no tempo normal), e conquistou o bi da Taça de Portugal neste domingo. Os gols da conquista dos Leões foram marcados pelo brasileiro Rodrigo Tiuí, ambos na etapa complementar do tempo extra. O clássico foi disputado no estádio Nacional, em Lisboa.



Além de Tiuí, Anderson Polga, Gladstone e Derlei também participaram do jogo.



Foi o 19º título da Taça de Portugal do Sporting, que também conquistou a Supercopa no início da temporada (outra vitória sobre o Porto).



O Sporting dominou a primeira etapa e só não abriu o placar por causa das defesas do goleiro Nuno, melhor jogador portista nos primeiros 45 minutos. Pelo lado da equipe de Lisboa, destaque para o argentino Romagnoli e para o russo Izmailov, principais organizadores do time.



O segundo tempo foi mais equilibrado do que o primeiro. O porto, melhor organizado, passou a ser mais perigoso quando tinha a bola nos pés. Mas aos 32, o lateral-direito João Paulo deu uma violenta entrada em João Moutinho e acabou expulso.

O lance prejudicou o Dragão, que se fechou na sua defesa, torcendo pela chegada da prorrogação. O Sporting, com um a mais, foi para cima, despertando a sua torcida. A galera dos Leões transformou a atmosfera no estádio Nacional, em Lisboa, e deu um show à parte.

Apesar da pressão, o Sporting não conseguiu furar a retranca portista, e a partida acabou indo para a prorrogação.



A situação foi a mesma no tempo extra. O Porto se plantou na retaguarda, saindo vez o outro no contra-ataque. E o Sporting pressionou. Só foi encontrar um espaço aos cinco minutos do segundo tempo. João Moutinho lançou para Rodrigo Tiuí, ex-Fluminense. O brasileiro dominou e, de virada, chutou para abrir o placar. A bola ainda desviou no zagueiro Pedro Emanuel, matando o goleiro Nuno.



O gol obrigou o Porto a sair para o ataque desesperadamente. Na tentativa de empatar e levar para os pênaltis, deu espaços na sua defesa. Em um deles, aos 12, Romagnoli lançou para Yannick, que chutou cruzado. A bola sobe e Tiuí, de bicicleta, fecha o caixão portista com um bonito gol.

GLOBOESPORTE.COM

Anónimo disse...

O Sporting foi levado ao colo nesta Taça de Portugal, primeiro com o Estrela da Amadora, depois com o Benfica e hoje com o Porto

Daí as declarações de Paulo Bento no final e o título do post do autor deste blogue

Os sportinguitas sabem bem que foram levados ao colo nesta taça

Se fosse o Benfica era o fim do mundo, como é o Sporting.....

Anónimo disse...

é verdade que o Olegário é roto? é panilas?

Anónimo disse...

Ganhamos porque merecemos, casos ha pos 2 lados...o futebol é mesmo assim, mas nao ganharmos este jogo era uma injustiça, fomos superiores quase o jogo todo...quanto a criticar, critico quando acho que devo criticar, ser apatico nunca é bom, bom é existir pressao para eles saberem que tem que se esforçar porque tao milhares avaliar...

Po ano era mandar ronny(emprestar), farnerud, Celsinho (emprestar), purovic, stooiko embora...e ir mos buscar "jogadores feitos", ja com experiencia...

SPORTING SEMPRE..e esta nao foi a tri taça porque em 2006 houve roubo no dragao...

Dina disse...

O Sporting foi levado ao colo nesta Taça de Portugal, primeiro com o Estrela da Amadora, depois com o Benfica e hoje com o Porto
5-3...é ser levado ao colo???
A dor de cotovelo custa...se custa!!

EloyCampino [Zx80] disse...

LEÃO SPORTING EM ALTAS

Filipe Reis disse...

Grande bofetada de luva branca que o Paulo Bento mais uma vez deu na pseudo-oposição sportingusita da qual este blog é um dos seus mais activos porta-vozes.

Passaram a época a fazer o jogo do contra e agora metem o rabinho entre as pernas é engolem em seco.

2a Taça de Portugal consecutiva (há décadas que o SCP não fazia isto)

3a Presença consecutiva na Champions League (inédito na história do clube)

Conquista da 6a Super Taça

Finalista da Taça da Liga (chegámos à final aos trambolhões?? Então e os outros? Por onde é que ficaram??)


Custa, mas é a verdade dos factos.

SPORTING SEMPRE!

Soylent Green disse...

Eu ouvi um passarinho...
que se chamava Tiuí...
deu uma trepa no Porto...
parecia um tsunamiiii (para ler em alentejano)

Parecia um tsunamiii..
e deu uma trepa no Porto..
eu ouvi o passarinho...
que se chamava Tiuí...

Anónimo disse...

"Grande bofetada de luva branca que o Paulo Bento mais uma vez deu na pseudo-oposição sportingusita da qual este blog é um dos seus mais activos porta-vozes."... Mas vcs vivem em que mundo??? Agora não se pode dizer nada ... temos de levar contudo sem refilar???

A taça foi ganha contra o Porto e não contra a pseudo-oposição... Burros... São do sporting desde que ganhou o ultimo campeonato e vem para aqui feitos carneiros...

Eu sou favoravel as pressoes todas que esta equipa teve durante esta epoca... Se não fosse assim duvido que tivessemos chegado a aqui... Deixem estar estas meninas sem pressão e depois digam-me no que dá.

Os socios devem sempre pedir e exigir à direcção, tecnicos, jogadores... Só assim se conseguem atingir altos niveis de rendimento.

Anónimo disse...

Bofetada do Rodrigo Tiuí??? Vamos ver... Lembram-se do Carlos Bueno? Também teve o seu jogo de glória, marcando quatro golos ao Nacional. E depois???...

Parabéns, Sporting!

JPG disse...

Só eu sei...

Anónimo disse...

Imperdível! (Passe a imodéstia)

http://enclavado.blogspot.com/

Anónimo disse...

ainda falam em pecado !!

É Miguel Veloso quem derruba, ostensivamente, Lisandro dentro da área, pelo que existia motivo para a marcação de uma grande penalidade.
lance do golo antecedido de falta de polga
etc etc

chorões

Anónimo disse...

Senhor Leão da Estrela:

O senhor, e muitos dos que por aqui andam, não merecem esta Taça, nem estar na nossa festa, na festa dos que, acima de tudo, não tendo capelinhas, só tem um interesse - O SPORTING ....

PB

Anónimo disse...

Este PB será o Paulo Bento a escrever com tranquilidade?Ontem,se bem que o Sporting tenha sido um justo vencedor,mesmo com alguma ajudinha do Olegário,Paulo Bento não esteve totalmente bem,retardando substituições,ultrajando Vukcevic,que foi ao longo da época um dos melhores jogadores da equipa.Com a sorte que tem tido ao longo da sua carreira,lá conseguiu ganhar mais um título.Cabe-me a mim dar-lhe os meus sinceros parabéns,sem subterfúgios.

Anónimo disse...

bom em primeiro lugar: parabéns ao club de odivelas e devo realçar, também, que levaram poucas lancheiras para o jamor ( seguiram o meu conselho) e a zona ficou bastante asseada.também devo dizer que o grupo de tecnicos do club de odivelas fez o que eu dizia: todos atrás e um lá frente que se farte de correr e muito bem; a taça ficou em lisboa e nao sai de lisboa.
portanto, hoje, festa rija e amanhã falamos das deficiencias tacticas e tecnicas do vosso clube; os benfiquistas estamos para ajudar. parabéns mais uma vez.

Anónimo disse...

"O senhor, e muitos dos que por aqui andam, não merecem esta Taça, nem estar na nossa festa, na festa dos que, acima de tudo, não tendo capelinhas, só tem um interesse - O SPORTING ...."
Melhor que isto é mesmo dizer que só aqueles que votaram nesta direcção é que podem festejar os titulos conquistados... Isto de facto é pensar Sporting.

O que vale é que quem pensa assim vai dar voto em branco à direcção para passar a Academia e o estádio para a SAD. Assim quando precisarem de vender não precisam de ir a A.Geral. Ups isto é mentira
a Academia e o estadio é para gerar mais dinheiro para o futebol profissional do Sporting. BURROS ACORDEM.

Mentalidade pequena destes pseudo-socios ou adeptos...

Anónimo disse...

Para os iluminados que acham que não houve razões para criticar Paulo Bento e alguns jogadores durante a época, só pergunto: onde andou a equipa que ontem esteve no Jamor, durante toda a época, com excepção de dois ou três jogos? Acham que o Sporting de ontem foi igual ao outro que andou a levar 4 do último e outras coisas assim?... Se em vez de virem para aqui com idiotices a criticar quem criticou (e muito bem!) o que esteve mal, em vez de fazer força para que o Sporting de ontem seja o de todos os jogos, é que faziam bem.

António Lopes da Costa disse...

Esta vitória é especial porque foi o Sporting que acabou por dar a sentença final ao Porto do apito dourado. E a sentença foi mais do que justa. Finalmente, falou-se de justiça no futebol.
Mas eu gostava de lembrar aqui uma questão. O Derlei foi suspenso por 3 jogos pela reacção que teve após a expulsão em Leiria e todos vimos como reagiram Bruno Alves, Lisandro e João Paulo após a expulsão, justíssima, deste. Houve ainda tempo para a agressão de Quaresma e para um murro de Fucile sempre ao mesmo...João Moutinho.
Ao contrário da cinzenta final do ano passado, o Sporting alcançou com todo o mérito esta Taça de Portugal, porque foi superior. Quem tenta dizer que foi bom mau jogo e que o Sporting não teve mérito, mostra a sua raiva. De um lado, temos a raiva da derrota e de uma vulgarização da equipa do Porto. Do outro lado, temos a raiva de não se ter conseguido estar nesta final. O 5-3 ainda deixa algumas marcas em várias pessoas.
Lisboa voltou a ouvir as buzinas, a ver os cachecois e a ver a conquista de um troféu merecido.
Um Sporting reforçado e jogando sempre com esta motivação pode vir a conseguir mais, não tendo de se contentar, sempre, com segundos objectivos.
É uma festa estar no Jamor, no meio desta família tão especial e vencer um troféu com o valor que este, pelos adversários que ultrapassámos, tem, necessariamente, de ter.

António Lopes da Costa disse...

Permitam-me que diga que, também por mérito de Paulo Bento, o Sporting conquistou esta Taça com uma maior tranquilidade do que aquela que seria previsível antes do jogo.
Mérito de Paulo Bento, por ter apostado em Derlei e, contra certamente a vontade e expectativa de todos nós, arriscou com Tiui, que nos deu a vitória.
Parabéns também ao Benfica que, pelo que sei, também venceu...contra uma qualquer equipa em Cabo Verde!

Anónimo disse...

Só peço ao Leão da Estrela para continuar a bater no Paulo Bento talvez ele até seja campeão para o ano e vença a taça pelo 3º ano!!!!!
Já agora aconselho todos a fazer como eu... quando estão chateados com o Paulo Bento , tenham sempre por perto uma foto do Peseiro e digam "FDAS ao menos não temos o Péseiro"!!!!!!!!!!!!

Visconde disse...

O Sporting venceu de forma inteiramente justa a sua 15ª Taça de Portugal. Podem alegar o que quiserem, o nosso triunfo vai ser ainda mais saboroso.
O Sporting foi superior e teve em Tiui o heroi improvavel, ele que vestiu a pele do Levezinho e aviou os dragões.
Esta conquista permite terminar a época da melhor forma, sendo importante não esquecer o que de mau se passou este ano.
Venha a próxima época e mais sucessos verde e brancos.
Viv'ó SPORTING

Saudações Leoninas

Renata A. disse...

A noite foi verde e branca. Num jogo dominado pelo conjunto dos leões, quem resolveu foi mesmo Tiuí. O brasileiro suprimiu a ausência de Liedson ao apontar os dois golos que marcaram a vitória frente ao Porto e deram ao Sporting a sua 15º Taça de Portugal. Enfim, foi um final feliz para uma época que nem sempre o foi.

Saudações leoninas

lagartinha disse...

Que me desculpe o autor deste blogue, mas para o Teixeira e outros invejosos, aqui vai:
O que ganhou o Sporting esta época?
- A Taça das Taças
- Foi até às meias finais da Uefa
- 2º lugar na Taça da Liga
- Esteve na Liga dos Campeões
- 2ºLugar da Liga
- Taça de Portugal
E na próxima época, vai estar onde?
- Na Taça das Taças
- Na Taça da Liga
-Na Liga Bwin
-Na Taça Uefa
-Na Liga dos campeões
-Na Taça de Portugal...
Até não estamos assim tão mal,pois não?

Anónimo disse...

Quando o Leão da Estrela exigiu, por várias vezes ao longo da época, a demissão de Paulo Bento estava a exercer, com toda legitimidade, o seu direito de escrever o que pensa. Não duvido da boa-fé com que o fez. Mas agora que a época terminou e se pode fazer o respectivo balanço, esperava que reconhecesse que a Direcção do SPORTING fez muitíssimo bem em resistir à tentação de desmembrar a equipa, correndo a meio da época com um treinador que, em três anos optimizou exemplarmente os recursos de que dispunha. Devo dizer que, por mim, reconheceria sem qualquer problema que a chicotada psicológica teria representado um erro colossal e uma injustiça. O Leão da Estrela não o fez e está, uma vez mais, no seu pleníssimo direito. Mas que lhe ficava muito bem fazê-lo lá isso ficava...

Anónimo disse...

Amigo anonimo, veja se se decide. Ou bem que o clube e de Odivelas, ou bem que a taca ficou em Lisboa. Corrija la essa geografia, que Odivelas e Loures, sim? ;)

Anónimo disse...

Há aqui uns adeptos na onda do "ganhámos a taça, já somos os melhores do mundo". Nada mais enganador, se formos nessa onda temos muitos dissabores pela frente. E não é uma andorinha que faz a Primavera, esta época teve desafios para esquecer, uns atrás dos outros, foram demasiados erros para um clube da grandeza do nosso. Salvaram-se os jogos internacionais, a tareia dos 5-3 e os jogos contra o Porto. Pelo meio, as teimosias incompreensíveis do treinador e muitos jogos miseráveis contra os mais pequenos. Ontem, sim, todos estiveram bem e merecem o nosso aplauso, mas há que não esquecer os erros passados e corrigi-los para termos mais jogos como o de ontem. Ser um verdadeiro sportinguista não é ser acrítico e conformar-se com os erros, como parece ser o que pensam alguns que aqui falam em engolir palavras ditas e coisas assim. Sporting uber alles!!!

Peyroteo disse...

Termina assim a época em Portugal, com o Sporting a conquistar 2 dos 4 títulos nacionais, a ser derrotado nos penalties na final de outro e a perder o mais importante (campeonato) por larga margem, pois esteve mal na maior parte dos jogos fora.
Na Europa foi a equipa que foi mais longe e a que mais contribuiu para o Ranking Nacional, com 19,616 pontos.
Por tudo isto e porque fomos assolados por lesões de jogadores importantes, a época foi razoável, tendo o gostinho especial, de em 4 jogos contra o adversário de hoje, termos ganho 3 vezes e perdido 1, com o tal lance inventado que se marcou pela primeira, única e última vez na história do futebol.

Anónimo disse...

Colo para a Champions

Colo para a Taça de Portugal

Olegário Benquerença,Jorge Sousa e Duarte Gomes o trio maravilha do Sporting na Taça de Portugal

Lucílio Batista e Bruno Paixão fizeram o resto no campeonto para a Champions

Esforço, Dedicação e Arbitragem eis o Sporting de Paulo Bento

Soylent Green disse...

Oh anónimo. Põe um pouco de pomada que isso passa!
Este jogo com um árbitro normal tinha acabado aos 90 minutos.

Peyroteo disse...

A azia de Augusto Inácio

A final da Taça de Portugal foi este ano transmitida pela SIC, sendo o habitual homem dos 7 instrumentos (José Augusto Marques) o locutor, Nuno Luz o repórter de campo e como comentador, o treinador Augusto Inácio.
Se Ricardo Sá Pinto foi até ao final da adolescência adepto do FCP, clube da sua cidade, não é segredo para ninguém que se converteu totalmente ao Sportinguismo, sendo hoje um grande, um enorme Leão. Doente pelo seu Sporting.
Comprendo pois que o inverso se tenha passado com Inácio, mas já não entendo que depois de ter sido campeão no Sporting, seja tão ingrato, pois se é verdade que nos proporcionou um campeonato (muito importante por sinal), não é menos verdade que o Sporting também lhe deu oportunidade para tal, pois como treinador não era ninguém e após abandonar o Sporting, nunca mais foi ninguém, andando aos biscates em programas de TV.
Por isso repudiu os seus comentários parciais durante o jogo e a sua “voz de choro” quando se apercebeu que o Sporting ia vencer.
Inácio: devias ter vergonha! Lembra-te do teu Pai, um grande Homem, que foi enterrado com a bandeira do Sporting no caixão.
Ou será que o Sporting te ficou a dever alguma coisa?

http://bola-na-trave.blogspot.com/

Anónimo disse...

E o caso Vukcevic não merece um comentário? O empresário deve estar a fazer-lhe a cabeça mas o que é que eles pedem exactamente que justifique este comportamento? Não sei quem tem mais razão mas tem de ter uma explicação..

Anónimo disse...

tal como prometi, passada a festa e dados os parabéns, agora vamos falar das carencias do club de odivelas. Ganharam? sim, senhor, mas, ganharam a uma esqueipa desfalcada, ganharam praticamente às reservas do porto a jogar com uma homem menos. ora, que quero dizer?... que o sporting n tem equeipa para grandes voos e o PAULO BENTO soube salvar a situação metendo todos atrás e um lá frente tal como indiquei nestas páginas. que deverá fazer o sporting para o ano para não fazer o ridiculo cheio de sorte que fez este ano? 1º começar a pensar que a bola é para jogar e que não é uma pedra ao ar.2º dar mais autoridade ao Paulo Bento para poder fazer o que aprendeu no benfica quando lá jogou. 3º ter noção que um 4º lugar é um exito. 4º se o chalana não ficar no benfica, contratem o mister por 3 anos para assessorar o Paulo Bento. 5ºpeçam emprestado o Petit ao Benfica.6ºfaçam uma parceria com o belenenses para jogar no mesmo campo e poder aguentar mais uns anos na 1ªdivisão. bom, é só, penso que estou ajudar o sporting desde o fundo do coração. sorte... e lembrem-se: ODIVELAS TAMBÉM É LISBOA!!!! força!!!( muito bem nao levaram lancheiras para o jamor, parabéns.)

Anónimo disse...

ó anonimo vai é para o Seixal resar para o Bosta jogar mais um ano e para o Cebola não se ir embora!!!!Barbas a director desportivo!!!!!!

Anónimo disse...

Foi uma verdadeira lição para o "prof. Jesualdo" e também um abreolhos para ver se não perde o hábito de lavar os dentes, porque a humildade já a perdeu à muito.

www.juvemoita.com

Peyroteo disse...

Análise ás equipas 2007/2008

(+) Setúbal (1 Título)
Foi a melhor surpresa deste campeonato, pois com o mais baixo orçamento e entrando para não descer, andou sempre nos lugares da frente e garantiu a Europa.
Esteve bem na Taça e excelente na nova Taça da Liga, que conquistou aos penalties ao Sporting. Foi a equipa mais interessada nesta competição.
Na parte final, com a Europa garantida e com o treinador já sem a cabeça no clube, desceu de rendimento, caso contrário poderia fazer bem o 4º lugar e não o 6º.
Ponto Alto: Venceu a 1ª Taça da Liga.
Ponto Baixo: o desligar na parte final.

(+) Guimarães
Vindo da 2ª divisão, o Guimarães fez uma excelente época ao obter o 3º lugar batendo um dos grandes, apesar de claramente apostar tudo no campeonato.
Praticou um futebol bonito, mas no entanto teve algumas lacunas, como o facto de entrar na última jornada com um saldo nulo entre golos marcados e sofridos, o que mostra que o ataque não era por ai além. Seria um pouco estranho o 2º classificado do campeonato e candidato à LC ter um Ball Average nulo!
Pecou também porque falhou redondamente na prova de fogo, no jogo mais importante, acabando por perder 0-5 em casa.
Apesar de tudo não me espantou a época do Guimarães, pois tem condições logísticas idênticas aos 3 grandes e é claramente a 4ª equipa em massa adepta.
Ponto Alto: Manteve-se sempre no topo do campeonato.
Ponto Baixo: goleado em casa no jogo em que não podia falhar.

(+) Marítimo
É uma equipa com dinheiro para ser habitual na Europa, mas raramente o consegue.
Este ano conseguiu o 5º lugar muito à custa do que costuma ser o seu calcanhar de Aquiles, os jogos fora, mas como desta vez conseguiu 19 pontos fora de portas (4ª equipa do campeonato), naturalmente ficou em posição Europeia.
Peca pelo seu jogo excessivamente rendilhado e abrasileirado. Cometeu um grande erro ao vender Makukula, e quiçá uma possível ida à LC, pois acredito que se não saísse poderia fazer mais 7 pontos.
Ponto Alto: Pontuação nada habitual fora de casa.
Ponto Baixo: venda de Makukula que lhe custou certamente muitos pontos.

(+ou-) Nacional, Naval, Académica e Estrela
Épocas tranquilas e portanto normais.

(+ou-) Boavista
Época tranquila a meio da tabela, o habitual desde que os Loureiros desistiram do clube após o sugar completamente. Sem dinheiro e com os “arquivos limpos” chega a sentença que os condena à descida, onde são manifestamente o bode expiatório que serve para dar o exemplo e desviar as atenções, quando seria já enevitável a ruptura do clube.
Ponto Alto: apesar de muito fraco continua a bater o pé aos 3 grandes no Bessa.
Ponto Baixo: uma equipa profundamente banal.

(+ou-) Leixões
Safou-se da descida mesmo no fim; cumprindo os seus objectivos.
Tem dimensão para ser uma equipa da 1ª divisão.
Ponto Alto: tal como o Boavista, em casa bate-se de igual para igual com os 3 grandes.
Ponto Baixo: empata muitos jogos, o que a 3 pontos por vitória lhe trará sempre grandes dificuldades.

(+ou-) Sporting (2 Títulos)
Um clube como o Sporting não pode fazer uma época positiva quando não consegue discutir o campeonato. Perdeu-o e com um grande fosso.
A explicação surge pelo curto plantel para todas as frentes, pelas muitas lesões em jogadores importantes e pelas teimosias do treinador.
Mas é indesculpável perder 7 jogos fora, sendo apenas a 8ª equipa fora!
Se bem que o orçamento só obrigasse a equipa a ficar em 3º lugar, a verdade é que acabou por fazer o 2º mas não conseguiu apresentar um futebol tão bonito como o habitual.
Com este FCP era impossível ser campeão, mas exigia-se luta e menor distância; apesar do objectivo financeiro da Champions ser atingido.
Na Taça da Liga cumpriu, mas perdeu mal a final a penalties para o Setúbal.
Na Taça foi onde esteve melhor esmagando o Benfica com um recorde de 5 golos em 25’ e levando a melhor na final sobre o violento FCP.
Na Europa esteve razoável, cumprindo na LC e UEFA, se bem que mal eliminado pelo Rangers, como foram todas as equipas que os Escoceses eliminaram. Ainda assim foi eliminado pelos finalistas da LC e UEFA.
Pontos Altos:
- Conquista da Taça depois de esmagar o Benfica na meia-final.
- Conquista da Super Taça perante o FCP.
- Superioridade perante o FCP em 4 jogos num ano.
- Melhor do que o Benfica em todas as provas.
- Mostrou capacidade para se bater de igual para igual com equipas como a Roma e principalmente o Manchester, provavelmente a mais forte do mundo.
Pontos Baixos:
- Derrotas fora, com destaque para um miserável 4-1 em Leiria (lanterna vermelha) e um 3-0 em Braga sem motivação.
- A forma como encarou a final da Taça da Liga com o Setúbal.
- A execução de penalties, onde apresenta apenas 50% de rendimento! Deve ser um recorde mundial.

(+ou-) Porto (1 Título)
Com um orçamento gigantesco e um plantel forte e completo, cedo limpou o campeonato, mas nas outras provas não esteve bem.
Acho que não tem um treinador à altura. Será equilibrado para o nosso campeonato, mas a nível Europeu não “calça”.
Ponto Alto: fosso pontual.
Ponto Baixo: Eliminação na Taça da Liga pelo Fátima e goleada em casa com o Nacional. Nos jogos mesmo a doer, falhou (Liverpool, Shalke, Sporting x3).

(+ ou -) Belenenses
Esta época foi ligeiramente abaixo da anterior, e desta vez não vão à Europa por causa de 6 pontos estúpidos de castigo pela má inscrição de um jogador que actuou 14 minutos.
Ponto Alto: conseguiram mais pontos fora do que em casa, depois de em casa terem este ano derrotado Sporting e Benfica.
Ponto Baixo: no final do campeonato Jorge Jesus já estava com a cabeça noutro lado.

(-) Braga
A maior desilusão do campeonato. Tinha claramente o 4º melhor plantel do campeonato e nos últimos anos tinha-se afirmado como a 4ª equipa do campeonato; mas andou sempre no meio da tabela.
Nas outras provas não fez nada de realce.
Ponto Alto: vitória inequívoca em casa sobre o Sporting.
Ponto Baixo: derrota em casa com o lanterna vermelha.

(-) Benfica
Para um grande e tendo o 2º orçamento, o 4º lugar é sempre mau.
Não se destacou em nada, pois não ganhou um único jogo grande esta época, nem em Portugal nem na Europa, onde foi igualmente discreto.
Mandar embora um treinador na 2ª jornada é errado, ir buscar um “Messias” também, ainda para mais porque depois roeu a corda e saiu também.
Ponto Alto: empate em Alvalade de braço dado com o amigo Paraty (atente-se aos festejos)!
Ponto Baixo: os pontos perdidos em casa. O Benfica foi a 8ª equipa em casa!

(-) Paços
Desceu de divisão no campo, mas poderá manter-se por causa do castigo ao Boavista.Continua a praticar futebol suficiente para estar na 1ª divisão, mas o modelo de Zé Mota começa a cansar e desceu porque fora de casa foi uma porcaria.Pagou cara a ida a uma eliminatória da UEFA.
Ponto Alto: continua a fazer do seu (mau) campo a sua maior arma, pois em casa é sempre uma equipa difícil.
Ponto Baixo: este ano foi a pior equipa do campeonato fora, fazendo uns miseráveis 5 pontos.

(-) Leiria
Cedo se percebeu que desceria, andando sempre em último.
O que é estranho, pois tinha plantel para ficar nos lugares cimeiros e quiçá ir à Europa, mas como acabou o acordo com o FCP, pagou caro!
Tal como o FCP é um clube presidencialista, pelo que se o “Bartolas” andar mal e assustado, não tem hipótese.
Ponto Alto: depois de condenado e já sem pressão, conseguiu resultados surpreendentes como o empate na Luz, vitória em Braga e o 4-1 ao Sporting em casa.
Ponto Baixo: época miserável, cujos pontos altos foram a excepção à regra.

http://bola-na-trave.blogspot.com/

Anónimo disse...

"ó anonimo vai é para o Seixal resar para o Bosta jogar mais um ano e para o Cebola não se ir embora!!!!Barbas a director desportivo!!!!!! " diz este querido contertulio que vá para o seixal... e de lindo gosto meu caro amigo já que o seixal é o maior centro desportivo de europa e um dos maiores do mundo...sabia? olhe e o nosso adorado Barbas... o Barbas não só tem o melhor restaurante de Portugal conjuntamente com o gambrinos; é um grande benfiquista e um grande conhecedor de futebol como todos os benfiquistas que estamos acostumados a ver o futebol do mundo. além disso, meu caro amigo, so estou a ajudar o clube de odivelas, n se enerve....( ja viu que temos, lugar por lugar, a melhor equipa portuguesa e uma das grandes de europa?..)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...