domingo, 11 de maio de 2008

O Sporting do segundo lugar

O Sporting venceu o Boavista à justa (2-1) e confirmou o segundo lugar e o acesso à Liga dos Campeões 2008-2009. O Vitória de Guimarães celebrou um histórico terceiro lugar, que dá direito a participar numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Já o Benfica, sem nada para celebrar no quarto lugar – uma das piores classificações da história do clube no campeonato português – emocionou-se com a retirada de Rui Costa, que é talvez a última referência lusa nos clubes considerados “grandes”, desde a entrada do futebol na era da globalização. Com o título de campeão nacional há muito entregue ao FC Porto, era isto que faltava decidir nos lugares da frente da I Liga Portuguesa. Sem grande emoção, como, de resto, toda a prova.
O Sporting venceu e conseguiu alcançar o chamado “segundo objectivo”, que, na próxima época, não vai existir, uma vez que essa posição classificativa deixará de dar acesso directo aos milhões de euros da Liga dos Campeões. O segundo lugar é positivo, tendo em conta as atribulações da temporada e o mau futebol patenteado na maioria dos jogos, mas não dá aos sportinguistas grandes motivos para festejar. Mais a mais quando a equipa perdeu o comboio da conquista do título a meio da prova e ficou a 20 pontos do FC Porto, diferença agora diminuída em seis pontos na secretaria, em função do castigo da Liga dos Clubes ao clube de Pinto da Costa na sequência do processo “Apito Dourado”. Não foi o FC Porto que esteve muito mais forte do que qualquer campeão português. Foi o Sporting que esteve bem abaixo do que seria de esperar. Até Paulo Bento tem consciência disso, ao não ter ficado "nem eufórico, nem insatisfeito" com a classificação alcançada. Resta, porém, a consolação contabilística de esta temporada ter custado aos cofres do Sporting bem menos do que o que custou aos cofres do rival Benfica. E ainda muito menos do que custou ao FC Porto.
No último jogo desta Liga, o Sporting fez o retrato de uma época. Começou por ter de correr atrás do prejuízo por ter consentido mais um golo incrível nos minutos iniciais. Mostrou empenho para dar a volta ao resultado, o que conseguiu aos 22’, através de Rodrigo Tiuí, que se estreou a marcar, e, depois disso, banalizou o Boavista, mas não conseguiu “matar” o jogo. Depois de muito controlo das operações, mas também de algum sofrimento desnecessário, porque o Boavista foi melhor no segundo tempo, lá veio o apito final do árbitro Soares Dias. Grande parte do público cantava "Sporting até morrer". Mas há um ano, com o Sporting a lutar pelo título até aos últimos minutos da prova, era um estádio inteiro. O Sporting continua na Liga dos Campeões e deixa o Benfica para trás pelo terceiro ano consecutivo. Pelo menos, é isso que fica para a história. FOTOS: Steven Governo (Associated Press)

29 comentários:

Anónimo disse...

SPOOORTING!

JPG disse...

Só eu sei...

Anónimo disse...

Se a justiça fosse total desciam 3 clubes e nós seriamos os Campeões.

Viva o Sporting

Anónimo disse...

Mais um golo de penalty,para dar um empurrão,talcomo contra o Marítimo.Depois os outros é que têm apitos.

Anónimo disse...

Se houvesse justiça tinhas alguns dirigentes verdes na cadeia.

Anónimo disse...

toda essa idiotisse por causa do 4º lugar?





40 postas pescada

Anónimo disse...

Vocês sabiam que para os imparciais jornalistas portugueses parece que o melhor jogador do mundo é um maestro que conseguiu ganhar dois ou três campeonatos em Itália, nunca foi eleito, nem andou lá perto, para melhor jogador do mundo nem da Europa, foi campeão europeu como suplente, e que considera como o seu melhor momento no futebol, ter ganho um Campeonato do Mundo de Juniores?

Mete nojo tanta subserviência e publicidade…

Anónimo disse...

Esqueci-me de um pormaior:

Quando o Deco o sentou na selecção nacional, como grande vedeta individual que sempre imaginou ser, anunciou a sua saída da selecção na véspera de uma final de um campeonato da Europa.

Está bem para o Orelhas.

Peyroteo disse...

O produto de Marketing "Rui Costa" lá arrumou as botas, na 2ª festa da época: a 1ª tinha sido a comemoração aos beijos e abraços por um empate conquistado em Alvalade de "mão dada" com o amigo Paraty.

Rui Costa, jovem e ainda suplente, ganhou 1 taça e 1 campeonato pelo Benfica.
Rumou a Itália para uma equipa de 2º plano a Fiorentina, onde não era a estrela contrariamente ao que aqui em Portugal se quis fazer querer; pois a Estrela foi sempre Batistuta.
Rui Costa foi apenas um bom jogador, destacando-se pela sua qualidade de passe.
Já na fase descendente ruma ao AC Milan, esse sim um gigante!
Teve sempre um papel secundário, passando a vida a aquecer o banco. Com a chegada de Káka então só servia para lhe aquecer o banco ou entrar naquela substituição típica nos descontos para ganhar tempo.

Ao mesmo tempo, a nível de selecções viveu sempre na sombra de Luís Figo e antes até na de João Vieira Pinto ou mesmo Paulo Sousa!

A verdade é que só quando JVP deixou o SLB, rumando ao Sporting (Para ser feliz) é que a "nação" benfiquista começou a arrotar constantemente por Rui Costa, isto, Rui Costa aquilo!

Após muitas promessas, regressa finalmente ao seu benfica só quando o enxotaram de Milão, quando já não tinha força para ir chamar os jogadores que estavam a aquecer! Á boa maneira Italiana, fizeram-lhe as cínicas homenagens e agradecimentos, livrando-se de mais um elevado ordenado.

Aparece então no Benfica para fazer uma perninha durante 2 épocas, já com a garantia que passaria a dirigente.
Ainda assim foi dos melhores. Não em 2006/2007 (Havia Simão), mas sim este ano, onde conseguiu ser o melhor em campo (nas primeiras partes).

Foram duas épocas recheadas de "sucessos"!
Em 2006/2007 conseguem um 3º lugar que os havia de levar à LC.
Títulos ZÉRO (0).
Em 2007/2008 ZÉRO (0) outra vez!
Acabando o campeonato de gatas com um 4º lugar, depois de esbanjarem Milhões, ficando mesmo atrás de uma equipa que veio da 2ª divisão.
Semanas depois de terem apanhado 5 (Cinco) em Alvalade e de virem felizes por não terem sido goleados no Dragão (foram só 2-0).

Rui Costa foi um bom praticante de futebol como muitos outros, mas que expremido, expremido acaba por levar para casa muito poucos títulos e isso sim, uma boa imprensa (que sempre teve).

Uns ganham títulos, outros ganham os títulos dos jornais; e desses o Rui tem uma boa colecção.

Peyroteo disse...

O ano passado eu tinha avisado, era em 2006/2007 que o Sporting tinha tudo para ser campeão.
Este ano venderam-se os melhores e comprou-se quase sempre mal.
Este ano fomos para todas as frentes com uma equipa curta como PB quis.
Não podiamos ambicionar a mais.
Podiamos era não sofrer tantos e tantos golos estúpidos (que mais ninguém sofre). Sempre que qualquer equipinha vai pela 1ª vez à nossa área, marca!!!
Podiamos não ter perdido tantos jogos fora (7) incrível! Fomos apenas a 8ª equipa fora este ano!

Apesar de sofrermos em muitos jogos, acabamos por ser a melhor equipa em casa deste campeonato. Não perdemos nemhum jogo!
Apenas consentimos 3 empates, e mesmo esses foram especiais:
- com o Setúbal: Paulo Bento não estudou o Setúbal (uma das equipas mais fortes da Liga) e decidiu fazer o 1º jogo da época com a MALDITA rotatividade, quando não tinhamos "banco", resultado: 2 pontos para o lixo.
- com o Leiria. O pior jogo da época, pois depois de Naturalmente estarmos a ganhar a esta equipa fraca, entramos num adormecimento incrível, a passo em soberba; que um lance frutuíto, que também é um FRANGO inqualificável. Que o Leiria marca porque foi lá à frente mas sem acreditar em nada... acabou por marcar e roubar mais 2 pontos.
- O 3º é último empate "NÃO CONTA", pois se até era compreensível porque era contra o Benfica, não foi o Benfica que empatou em Alvalade, foi o amigo PARATY com uma arbitragem completamente inqualificável!
Penalties, golo de um falso canto, agressões, cartões vermelhos por dar, etc, etc...
(Cardozo não viu VERMELHO em Alvalade, viu por menos, 3 dias depois na Europa e apanhou 3 jogos.)
Para a história aquele golpe de Karaté que passou impune de Katsouranis a Moutinho!

Dina disse...

Será que nunca mais temos um treinador que lute pelo 1º lugar?
Agora fico à espera que Paulo Bento dê várias justificações aos sócios e adeptos. Acho que merecemos.

Anónimo disse...

Como assim 2º lugar???
Da última vez que vi, fomos campeões!!
Ou será que estamos num país a brincar? É que só num país a brincar é que a equipa encontrada culpada de corrupção não perde o titulo e desce de divisão.

Unknown disse...

Uma referência para o grande golo que Tiui marcou ontem, que garantiu o 2º lugar.
Um golo, aliás, que surgiu na sequência de uma jogada que ele próprio iniciou, abrindo na esquerda para Vukcevic, que centrou para Izmailov amortecer com o peito para o remate de primeira de Tiui.
Note-se que se tratou de uma jogada toda ela construida pelos reforços deste ano do SCP: Vuk, Izmailov e Tiui.
Tiui merece esta referência porque foi mal recebido pelos adeptos do SCP.
Sem o conhecerem, disseram mal dele ainda não tinha aterrado no aeroporto.
É certo que não fez grandes jogos em Alvalade, mas convém nao esquecer que se tratava de um jogador que estava parado e que não fez a pré-época.
Demorou a adaptar-se, pois é um jogador jovem que saia pela primeira vez do Brasil, mas demonstrou sempre, na minha opinião, muito empenho e vontade de ser útil.
Além disso, aqui e ali, ia mostrando alguns pormenores de que não era tão tosco como o queriam fazer parecer.
Ontem no golo que marcou - um golo de difícl execução técnica - revelou que não é um jogador para encostar e que poderá vir a revelar-se uma agradável surpresa no futuro.

Anónimo disse...

bem, bem , bem... vou explicar umas coisinhas por vejo que o simpatizantes do clube de odivelas andam a leste... em primeiro lugar: parabéns ao club de odivelas por ter ficado em 2º lugar ainda, como todos nós sabemos, foi pela sorte, ajudas, etc e tal e também pelo azar e injustiças que padeceu o benfica. ( o futebol é um jogo e o jogo também é sorte.)
agora vamos ao grande rui costa ( nao lhe chamo maestro porque como 10, no benfica e no futebol português, só existiu um maestro: o Santana.) dizem que o rui costa é um produto...sim senhor.. é um produto da escola benfiquista que deu os melhores jogadores de sempre; a saber: simões, rui costa,paulo sousa, humberto coelho, etc. etc. etc e tal, bem continuemos: o rui costa foi campião com o milão, com a florentina, com o benfica e é fundamentalmente um campião da beleza, do futebol como arte. o rui costa ( depois do grande bi-campião Paulo Sousa) o melhor jogador daquela geração; nem joão pintos, nem vitor baias, nem figo ( melhor que o figo são o quaresma e o criastiano ronaldo) além disso, o rui costa jogava com o coração, voltou ao benfica por um bejeca e umas bifanas( coisa que nao fez o figo...)além disso, o grande rui, é adorado na italia, é adorado no mundo inteiro ( uma japonsesita até veio, como os olhos vidrados, despedir-se dele; do figo duvido que venham de algum lado; nem sequer da pampilhosa)além disso: o rui costa,era o melhor pé da sua geração; além disso o rui costa era um benfiquista que levou o benfica onde as almas grandes o levam( porque o benfica também é o melhor equipa do mundo; somos 7 milhoes e 1 milhão no estrangeiro)no coração. disfrutem do segundo lugar e aproveitem porque com a equipa que temos para o ano, arrasamos; uefa, campionato nacional, taça e taça da liga. somos benfiquistas, somos portugal!

joao pedro disse...

como sportinguista que sente o seu clube, causa-me nojo todos estes comentarios a denegrir a imagem do grande jogador e profissional que foi o rui costa. e causa-me nojo porque no fundo sei que nao passa de inveja, por no nosso clube ha anos e anos nao passar um jogador (desde carlos manuel) que sinta a nossa camisola como ele sente a dele.
o que nos queriamos era ver reacçoes e acçoes nos jogadores que passaram no nosso clube, como o figo (que celebrou efusivamente quando o inter marcou contra nos e que nunca sequer ponderou acabar no sporting, tendo inclusive dito que o sporting nao era suficientemente grande para poder pagar o que ele ganhava por mês) ou o cristiano ronaldo (quando marcou em alvalade e se levantou de rompante para celebrar mas depois se lembrou de que se calhar nao devia e fez aquele gesto com as mãos ou quando marcou contra nos em manchester e fez aquele encolher de ombros e de labios ridiculo, de quem se acha um deus) chegarem perto da do rui costa quando marcou no estadio da luz. mas isso ja nao temos. infelizmente. e é por essa razoes, pelo facto de ele amar tanto o clube dele, por ser um profissional "á antiga", fiel aos emblemas que carrega (tendo ate prejudicado a sua carreira por esse motivo), como nos ja tivemos alguns, que nao consigo deixar de ficar triste por ele se despedir. e nao é a rivalidade com o benfica que me vai por umas palas nos olhos e deixar de ver isso.
cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

Pergunto eu...

Os benfiquistas não têm blog's para se despedirem do "maestro" da fanfarra? (sim porque orquestra não têm...)
que eu saiba o post não é sobre o Rui Costa, pois não?
Falando do que interessa aqui, que é o grande Sporting, que aproveitem o facto de estarem na liga dos campeões para reforçar a equipa com jogadores de qualidade porque esta história do 2º objectivo já chateia.
Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Ao anonimo dos comentários sobre a florentina ( deve ser boa rapariga lá no teu bairro) e campiiiiiião e campionato ...... só podias mesmo ser do clube do Rui Bosta e do Orelhas!!!!!!!!!!

Gonçalo disse...

Esta é uma vitória de todos os sportinguistas que, como eu, nunca deixaram de acreditar na conquista do segundo lugar do campeonato. Para aqueles que duvidaram ou davam já como certo este lugar para outros clubes a meio do campeonato, peço-vos para apoiarem sempre o Sporting e nunca condenarem à partida um trabalho que estava a ser feito.
Como disse sempre, o balanço faz-se no final da época e apesar de ainda faltar um jogo para o mesmo, neste momento posso dizer que apesar dos erros cometidos, o Sporting ganhou a Supertaça, garante de novo o segundo lugar e os milhões da Champions, foi à primeira edição da final da Taça da Liga onde perdeu nas penalidades, chegou aos quartos de final da Taça Uefa onde foi eliminado por um dos finalistas e poderá ainda ganhar a Taça de Portugal pela segunda vez consecutiva, dado ser finalista.
Como diz Paulo Bento, não estou eufórico, mas também não estou insatisfeito, os erros cometidos têm de ser revistos e analisados mas a época não correu tão mal como a tinham pintado, mostrando mérito para colmatar as lacunas de planeamento da época!
Saudações Leoninas!

Anónimo disse...

Oh João Pedro, não viu o Figo a festejar o golo do SCP na final da taça Uefa? não viu o Cristiano na Luz de dedo do meio em riste saudando-vos? já se esqueceu que o Figo foi só eleito o melhor jogador do mundo ? e o Rui ? Já se esqueceu da forma como o seu presidente festejava efusivamente as vitórias do FCP contra o teu clube ? Já se esqueceu como o seu presidente conseguiu por o DEco a jogar no Porto.
De facto o Rui Costa fez o favor ontem de lhes prestar um bom serviço, serviu para esquecer por momentos um honroso 4º lugar da melhor equipa benfiquista dos últimos 10 anos !!!
Já que fala em adoração, é curioso que cada vez que vou ao estrangeiro e digo que sou português só me falam no Porto, no Figo e no Ronaldo. Como se diz Rui Costa noutra língua?

Anónimo disse...

Acho incrivel que hajam associados do meu Sporting a chamar o Figo ao barulho quando se fala no Rui Costa.
O Figo não é, nem nunca foi, sportinguista. Graças a Deus digo eu.
É um tipo a quem só interessa o dinheiro e que ama tanto o Sporting como eu amo um pneu furado no meu carro quando já estou atrasado.
O Rui Costa é um benfiquista a sério, sente o seu clube, sacrificou-se por ele (foi jogar 7 anos em Florença onde só ganhou uma taça de itália qd podia ter ido para o barça jogar com Stoichkov e Romário - fê-lo pois a Fiorentina dava mais €€ ao clube da Buraca do que o Barça). Eu acho que é uma estupidez e um atentado ao bom gosto, apreciar o clube do frango, mas a verdade é que ele é um símbolo do Benfica como o Figo nunca foi, nem nunca será no Sporting.
Caros sportinguistas, apercebam-se disso rapidamente por favor.
O Figo nunca fez nada semelhante pelo Sporting. Assinou por dois clubes, gritou e pulou nos golos do Real Madrid e do Inter quando jogou cá contra nós, etc... O nosso símbolo, a haver algum, chama-se Ricardo Sá Pinto.

Dito isto, ainda bem que conseguimos o melhor possível. Falta a taça.

Anónimo disse...

Quando falei aqui de Rui Costa não foi para depreciar o homem ou jogador, para mim um razoável jogador no contexto europeu. Foi somente para criticar a verdadeira palhaçada que de há meses a esta parte os media vêem fazendo sobre o findar da sua carreira de futebolista. A necessidade de venderem Benfica e a sua mentirosa autopropaganda é vergonhosa

Anónimo disse...

O caro anónimo acha que o Figo não é Sportinguista, mas numa recente entrevista à revista Pública afirmou que o clube do coração é O Sporting e mais nenhum,já
Ricardo Sá Pinto (na altura jogador da Real Sociedad) que o sr considera o simbolo do Sporting não teve pejo numa entrevista que deu ao Jornal Record em afirmar que o clube do seu coração era o...Futebol Clube do Porto.

Anónimo disse...

"O caro anónimo acha que o Figo não é Sportinguista, mas numa recente entrevista à revista Pública afirmou que o clube do coração é O Sporting e mais nenhum,já
Ricardo Sá Pinto (na altura jogador da Real Sociedad) que o sr considera o simbolo do Sporting não teve pejo numa entrevista que deu ao Jornal Record em afirmar que o clube do seu coração era o...Futebol Clube do Porto."

Caro amigo,
Uma coisa é dizer, outra é fazer.
O Figo diz que é do sporting e o que ele fez para demonstrar o contrário já eu enunciei anteriormente. Essaa espécie de ser humano, também se afirmou "catalão" do coração quando estava no Barça. Foi capitão de equipa e o primeiro estrangeiro DE SEMPRE a discursar no Dia da Catalunha em mais de 400 anos(!), onde jurou lealdade aos valores da autonomia catalã e ao FCBarcelona. Passado uma semana surgem os rumores que vai para o RealMadrid e ele diz "nunca na vida". Dobram-lhe o ordenado e lá vai ele todo contente, como homem SEM PALAVRA E SEM CARÀCTER QUE É.

O Sá Pinto já confessou que quando era novo, ia às antas ver o FCP e era esse o seu clube. Porém, quando aos 21 vestiu o verde-branco pela primeira vez virou um sportinguista como qualquer um de nós. E isso notava-se pela sua entrega, pela sua garra, pela afinidade com os adeptos e pela forma como beijava o símbolo ao peito.
Ser do Sporting é ir para a Real Sociedad obrigado e jogar com uma camisola interior com o símbolo do Sporting, é escolher um nº na camisola para homenagear os adeptos do seu clube. Isto são coisas que atestam o sportinguismo do Sá Pinto.
Sobre o Rui Costa... aqui está um homem que escolheu o clube mais repulsivo e viscoso do mundo (na minha opinião). Jogou um amigável contra o clube do seu coração, marcou um golo e chorou. NUM AMIGÁVEL! O Figo celebrou golos em Alvalade que afastavam, ou comprometiam, a progressão do SCP nas competições europeias.

Isto para dizer o seguinte: o que o Figo diz vale ZERO! E sempre valerá ZERO!
Como atesta o que eu acabei de dizer, como atesta também ter assinado por dois clubes simultaneamente, etc.

Ou seja... ele se me vier dizer que o Sol nasce no Oriente eu até desconfio... pois quem me diz é uma pessoa (?) chamada Luis Figo.

Saudações e por favor escolham bem as nossas referências. Elas já não são muitas, não se enganem sob pena do Sporting, como o conhecemos, deixar de existir.

Anónimo disse...

Pela primeira vez em 46 anos ficamos 3 anos consecutivos acima do terceiro lugar.

Pela primeira vez em 21 anos não perdemos qualquer jogo em casa.

Claramente, com este super-plantel, o PB não tem "tarimba" para um clube com a história do Sporting.

Renata A. disse...

Num jogo em que muita coisa estava em causa o Sporting cumpriu e assegurou a entrada directa na Champions.
Depois da tentativa fracassada de atingir o primeiro lugar, o segundo era o melhor que podiamos conquistar. Mas vamos ver se para o próxima época conquistamos o primeiro e passamos das palavra aos actos porque não dá para ser sempre a "equipa do segundo lugar"

Saudações leoninas

Anónimo disse...

peço desculpa, sou humilde: mas, o clube de odivelas alguma vez foi grande?.. festejam um segundo lugarrrrrrrr como se fosse..ganhar a taça da pichinxa... credo... vamos la ver: ainda n perceberam que o benfica tem mais reconhecimento publico, perdendo todos os jogos que o sporting ganhando tudo?... além disso, ganhando ou perdendo taças( temos tantas que atéja estamos enjoados) quem pratica o melhor futebol de portugal? quem? o benfica, o benfica... então.... prontos, deixemos a coisa assim.
mais uma vez, força pra taça: todos atrás e um lá afrente q corra muito ( que o bento se aconselhe com o chalana, força, estamos para ajudar odivelas....)

A Minha Selecção disse...

No dia em que Scolari revela os seus 23 eleitos para o Euro 2008, vem descobrir quem os portugueses escolheriam se fossem o seleccionador.

Vê os resultados em http://aminhaseleccao.blogspot.com/.

joao pedro disse...

ao segundo anonimo que falou depois de mim: nao sejas burro, identifiquei-me claramente como sportinguista, por isso vai ler novamente o que escrevi porque fui bastante claro, se nao percebeste tens um problema, nao vou estar aqui a repetir-me, so te digo que aquilo que tu argumentaste nao tem nada a ver com aquilo que eu disse!!
ao terceiro anonimo que que falou depois de mim, concordo em absoluto com tudo o que disseste. cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Esta caixa não está edificante.

Estamos satisfeitos com o 2º lugar? Não. E ainda bem. Mas fica-se com o prémio de consolação de não se estar a contribuir para hipotecar a próxima época, valha-nos isso.

Quanto ao Benfica e aos seus indefectíveis, não é de admirar a festa do 4º lugar. Tem tudo a ver com mediatização, e eles são muitos. Não vale a pena tentar racionalizar o que é irracional, e a gestão do referido clube foi boa.
Apenas lhes interessa propagandear o qb para enganar algumas poucas dezenas de milhar de espectadores, do rol de potenciais influenciáveis (vulgo adeptos), e têm casa cheia. É inteligente.
E não faz mal sequer, nenhum dos fulanos dotado de QI border-line que marcou presença na "festa" esquizóide particular de despedida de um herói fabricado vai ficar chateado, nem se vai questionar sobre o porquê do ritual.
Os outros, neuronalmente mais avantajados, ficaram em casa.

É o mesmo que falar com um angolano e tentar convencê-lo que o país dele é do 3º mundo. Não conseguirão, ele logo virá argumentar com a riqueza de certos aproveitadores do espólio que deveria ser do povo, falando deles com orgulho, servindo-se deles como bandeira, não lhe interessando nada que os males dele próprio advenham daquele tipo de Filosofia de fazer política.

É a vida.
Mas com as festas dos que me ficam atrás posso eu bem, que as haja por muitos e bons anos... :)

Coração de Leão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...