domingo, 18 de maio de 2008

O treinador das taças

Paulo Bento é o “treinador do segundo lugar”, pois deve ser o único treinador da história do Sporting a levar a equipa ao segundo lugar do campeonato nacional em três anos consecutivos. Mas é justo reconhecer que Paulo Bento também é o “treinador das taças”. Com Paulo Bento como treinador, o Sporting nunca perdeu nos jogos da Taça de Portugal, ao fim dos 90 minutos ou do prolongamento. Em 17 jogos nas últimas três épocas, a única derrota aconteceu no Estádio do Dragão, nas meias-finais de 2005-2006, no desempate por grandes penalidades, num jogo em que o Sporting foi prejudicado pela arbitragem de forma decisiva. Agora, acaba de conquistar a Taça de Portugal, pela segunda vez consecutiva, igualando um feito do antigo treinador Mário Lino, em 1973 e 1974.
Por falar em taças, também foi com Paulo Bento que o Sporting ganhou a última Supertaça. E ainda por falar em taças, foi com Paulo Bento que o Sporting foi à final da estreante Taça da Liga (mal perdida para o Vitória de Setúbal…) e que, após uma primeira fase da Liga dos Campeões, não foi afastado das provas europeias, conseguindo, pela primeira vez por essa via, o passaporte para a Taça UEFA.
Regressando à Taça de Portugal, também é bom lembrar que a invencibilidade sportinguista ao fim dos 90 minutos de jogo ou do prolongamento não é exclusiva de Paulo Bento e já tem cinco anos. Em 2004-2005, o Sporting, então treinado por José Peseiro, foi afastado pelo Benfica no Estádio da Luz no desempate por grandes penalidades, num dos dérbis mais vibrantes de sempre.
A última derrota registada pelo Sporting na Taça de Portugal em 90 minutos de jogo remonta a 17 de Dezembro de 2003, em Alvalade, frente ao “inevitável” Vitória de Setúbal, por 0-1, na quinta eliminatória. O treinador era Fernando Santos. Dos atletas convocados para esse jogo, seis continuam em Alvalade com funções diversas. Anderson Polga, Liedson e Tiago continuam como jogadores, enquanto Paulo Bento é agora treinador, Pedro Barbosa é director desportivo e Sá Pinto colabora no “marketing”.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...